Brasileiro estreia uniforme em homenagem a Ayrton Senna: “É difícil explicar”
Não é a primeira vez que o automobilismo serve de inspiração para camisas de futebol; relembre

Quando Vinícius Zanocelo embarcou rumo a Portugal, certamente não imaginava que seria o rosto de uma homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. Emprestado pelo Santos, o meio-campista é o único brasileiro do elenco do Estoril, que disputa a primeira divisão portuguesa.
Em uma publicação nas redes sociais, o jogador escreveu que “cresceu ouvindo sobre o legado de Ayrton Senna” e que vestir uma camisa em memória do ídolo “é difícil até de explicar”.
Hoje, contra o Braga, pelo Campeonato Português, o Estoril estreia seu quarto uniforme. O modelo celebra os 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 21 de abril de 1985.
Foi justamente no autódromo de Estoril que o herói brasileiro ganhou a alcunha de “Mestre da Chuva”, ao vencer o Grande Prêmio do início ao fim, sob um temporal.
O manto preto da Kappa faz referência à Lotus 97T, carro que Senna pilotava na primeira das suas 41 vitórias na categoria. Já as três faixas horizontais — nas cores verde, amarela e azul — remetem ao design do tradicional capacete do piloto.
Em entrevista à rádio portuguesa TSF, António Nobre, diretor de marketing do clube, confirmou que a peça não será comercializada, para desespero dos colecionadores. “Não faz sentido lucrar com uma história tão bonita”, afirmou.
“Estou trancado na minha sala, porque, se eu sair daqui e passar pelos vestiários, serei abordado pelos 40 jogadores que estão lá embaixo, perguntando quantas camisas cada um pode ficar. Temos jogadores suspensos que estão chateados porque não vão ter esse modelo com o nome deles.”
Corinthians também já homenageou Senna

Um dos maiores pilotos da história, Ayrton Senna era declaradamente corintiano. Em 2018, o Corinthians e a Nike lançaram o terceiro uniforme com o tema “Lute até ser eterno”, em referência ao ícone brasileiro.
O manto trouxe elementos do carro preto da Lotus, equipe que projetou o piloto para o mundo. Em dourado, 41 listras horizontais representavam cada uma das vitórias de Senna na Fórmula 1. A assinatura do ídolo nacional, estampada no peito, também foi destaque da camisa — que, até hoje, é vista com frequência nas arquibancadas da Neo Química Arena.
Bragantino celebrou aniversário de escuderia

No ano passado, em comemoração aos 20 anos da Red Bull Racing, o time de Bragança Paulista se uniu à equipe de Fórmula 1 na produção de uma camisa em edição limitada. Foi a primeira vez que dois projetos independentes da fabricante de energéticos se juntaram em uma parceria.
Max Verstappen, então tricampeão com a escuderia austríaca, foi o garoto-propaganda do lançamento, que trouxe o azul-marinho dos carros para o tecido do uniforme.
Modelos da Fórmula 1 inspiram Abel Ferreira

O multicampeão treinador do Palmeiras é um fã declarado dos esportes a motor. Abel Ferreira coleciona carros antigos e costuma acompanhar o GP de São Paulo diretamente do autódromo de Interlagos.
Em parceria com a Puma, em 2023, o técnico desenvolveu uma camisa inspirada nas roupas usadas na Fórmula 1. Abel atuou como diretor criativo da peça, que tem o verde como cor predominante. Os detalhes do uniforme trazem referências ao escudo, ao ano de fundação e às cores do Palestra Itália, clube que deu origem ao Palmeiras.
A vestimenta é muito semelhante aos modelos que a fabricante esportiva do Verdão costuma fazer para as equipes de Fórmula 1. Atualmente, a empresa alemã fornece as roupas da Scuderia Ferrari.
Lenda da motovelocidade vira peça de luxo do time do coração

O eneacampeão Valentino Rossi inspirou a nova camisa nº 2 da Inter de Milão. A homenagem celebra o aniversário de 46 anos do piloto — número que o consagrou nas pistas. Os modelos exclusivos são vendidos apenas com o nome “Rossi 46” nas costas e estão disponíveis nas lojas oficiais do clube italiano, pela bagatela de R$ 1.300. Não há previsão de lançamento no Brasil.
✅Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp