Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Tudo sobre os Playoffs do Futebol Americano desta temporada

Sábado e domingo, dias 5 e 6 de Janeiro, acontecem os primeiros mata-matas que definirão os disputantes do Superbowl-53, em 3 Fevereiro

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

A taça do Superbowl
A taça do Superbowl

Depois de 256 confrontos, realizados entre os dias 6 de Setembro e 30 de Dezembro de 2018, principiam neste sábado, 5 de Janeiro de 2019, os Playoffs da National Football League, a entidade que regula o esporte da bola oval nos Estados Unidos. Dos 32 times que iniciaram a competição, 16 pela American Conference e outros 16 pela National Conference, sobreviveram 12, ou 6 de cada qual. Nos Playoffs, que se estenderão até 20 de Janeiro, a NFL determinará o campeão de cada subdivisão. Daí, em 3 de Fevereiro, no antecipadamente escolhido Mercedes-Benz Stadium de Atlanta, acontecerão o Superbowl e a definição daquele elenco que os norte-americanos, nada humildes, denominam de “The World Champions”.

Tom Brady
Tom Brady

Detém o pomposo galardão o esquadrão dos Philadelphia Eagles que, no LII Superbowl, aquele de número 52 na história, em Minneapolis, Minnesota, num domingo, 4 de Fevereiro de 2018, impactantemente superou os mais do que favoritíssimos New England Patriots por 41 X 33. O universo então imaginava uma outra exibição memorável de Tom Brady, o astro dos Patriots, no oitavo Superbowl na condução do seu time. Seria o seu sexto sucesso, um recorde enciclopédico. E seria a sua quinta conquista do laurel de Most Valuable Player, ou o MVP, o melhor da partida. Amealhou uma nova fama, contudo, um quase anônimo até aquela data, Nicholas Edward Foles.

Nick Foles
Nick Foles

Aos 29 de idade, apenas cinco de NFL, um reserva eterno a ponto de esboçar a aposentadoria, em 10 de Dezembro ele havia substituído o lesionado Carson Wentz, craque e “quarteback” dos Eagles. Do nada Foles assumiu o timão, se transformou em um furacão e conduziu os Eagles ao Superbowl. Já na metade inicial da pugna ostentava uma vantagem alentada, 22 X 12. E Foles até mesmo, em um lance insólito, de lançador virou receptor, desnorteou a defesa dos Patriots e cravou um “touchdown” sensacional. O quase anônimo brilhou como MVP. Mas, em 2018, Carson Wentz recuperou o posto de titular.

Eis a programação dos Playoffs:


O logo da American Conference
O logo da American Conference

AMERICAN CONFERENCE

5 de Janeiro


Houston Texans X Indianapolis Colts

Na temporada regular, os Texans terminaram com 11 vitórias e 5 derrotas. Jamais ganharam um Superbowl. Os Colts, na temporada regular, acumularam 10 triunfos e 6 quedas. E já arrebataram o troféu em duas oportunidades. Em 1970, quando se instalavam em Baltimore. Em 1983 se transferiram a Indianopolis e, na nova cidade, enfim levantaram a taça em 2006.


Baltimore Ravens
Baltimore Ravens

6 de Janeiro

Baltimore Ravens X Los Angeles Chargers

Os Ravens ocupam, em Baltimore, o lugar que, durante décadas, até 1983, fora dos Colts. Jovens ainda, nascidos em 1998, depressa ganharam o Superbowl de 2000 e, daí, repetiram a dose em 2012. Na temporada regular, tiveram 10 triunfos e 6 quedas. Nascidos em Los Angeles, 1960, os Chargers imediatamente se mudaram para San Diego, onde ficaram até 2017. Nenhum título no Superbowl. Na temporada regular, somaram 12 vitorias e 6 derrotas.

O logo da National Conference
O logo da National Conference

NATIONAL CONFERENCE

5 de Janeiro

Dallas Cowboys X Seattle Seahawks

Na temporada regular, os Cowboys terminaram com 10 vitórias e 6 derrotas. Dos 8 elencos que participam desta primeira fase dos Playoffs, são os que mais amealharam o título no Superbowl, cinco vezes: 1971, 1977, 1992-93 e 1995. Os Seahawks abiscoitaram o troféu de 2013. Na temporada regular, acumularam 10 triunfos e 6 quedas.

Chicago Bears
Chicago Bears

6 de Janeiro

Chicago Bears X Philadelphia Eagles

Um título de Superbowl no currículo de cada qual. Bem lá atrás os Bears, em 1985. Os hoje detentores do laurel, os Eagles, o solitário triunfo de 2017-18. Na temporada regular, bem melhores os Bears, 12 triunfos e 4 quedas. Acuados por sucessivas contusões, os Eagles se qualificaram como meros “wild cards” e a pior performance dos sobreviventes, 9 vitorias e 7 derrotas.

Nos dias 12 e 13 de Janeiro, os ganhadores dos duelos desta fase dos Playoffs se digladiarão, na AL, com os Kansas City Chiefs (12-4) e os Patriots (11-5). E, na NL, com os Los Angeles Rams (13-3) e os New Orleans Saints (13-3). Depende dos placares de agora a definição dos emparceiramentos das semifinais. As finais, tanto da AL como na NL, ocorrerão em 20 de Janeiro. Então, os contendores remanescentes merecerão duas semanas para a cura das suas feridas e para os seus últimos treinos.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.