Tudo sobre a agora revolucionada Eurocopa de 2020 para Seleções
Com um sistema inusitado de classificação, repescagem e os jogos da fase final espalhados pelo continente, já se iniciaram as suas eliminatórias
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Começaram nesta semana as intrincadas eliminatórias da próxima Eurocopa de Seleções. Entre 21 de Março de 2019 e 31 de Março de 2020, em 250 jogos distribuídos por dez chaves, cinco de cinco equipes e as outras de seis times, as 55 federações da entidade disputarão, em jogos de turno e returno, vinte das 24 vagas existentes para a competição definitiva, toda em 2020.
Completarão as 24 vagas mais quatro equipes, resultantes de uma repescagem de remanescentes da Nations League. Quê? Trata-se de uma competição paralela que a UEFA criou para mobilizar, nas “Datas Fifa”, em pelejas oficiais e não apenas de caça-níqueis, as suas afiliadas, as suas torcidas e, claro, os seus patrocinadores. Além do correspondente a R$ 320 mi em prêmios, a NL, realizável dois anos antes da Eurocopa, propicia a acumulação de mais pontos no ranking do Velho Continente e possibilita que as seleções menos cotadas inclusive mereçam novas chances de classificação.
Muito interessante a idéia da NL. Com base num ranking elaborado logo após as eliminatórias da Europa à Copa Rússia/2018, a UEFA separou as 55 afiliadas em quatro divisões. Na A, obviamente a das melhores, ficaram doze seleções. Na B, mais doze. Na C, outras quinze. Na D, as derradeiras dezesseis. Em cada grupo dessas divisões se estabeleceram sub-chaves, com pelejas de ida e volta, de 6 de Setembro até 20 de Novembro de 2018. Os quatro ganhadores das sub-chaves da A então se defrontarão, em Portugal, entre 5 e 9 de Junho de 2019, para se escolher o campeão. Detalhe: na NL, quatro seleções são rebaixadas da divisão A à D. Outras quatro, promovidas da D à A.
Num resumo simplista, enquanto a Eurocopa se apóia num conceito horizontal, a Nations League se escora num esquema vertical. E cada competição se conecta à sua co-irmã. A entidade se fundamentou no ranking da NL para organizar os potes do sorteio das dez chaves desta Eurocopa. Encerradas as eliminatórias, descontadas as vinte já qualificadas, acontecerá então a repescagem. Em cada divisão da NL, com mata-matas específicos entre as suas melhores quatro restantes. Confuso? Bem, nem tanto.
Exemplifico. Entre 5 e 9 de Junho, Holanda e Inglaterra, Suíça e Portugal, vencedores das sub-chaves da Divisão A, disputarão o título geral da Nations. Todos os prélios no Estádio do Dragão da cidade do Porto. No caso de um desses quatro, nas eliminatórias da Eurocopa, em seu grupo respectivo, não ficar com qualquer das duas vagas disponíveis, ainda poderá lutar, na repescagem, contra as três melhores, da sua mesma Divisão, que também não tenham chegado à classificação. Haverá uma repescagem em cada divisão. Com chances preciosas, digamos, para as seleções menores, como as de Chipre na C, de Malta na D , ou da Macedônia na G.
E haverá, agora, nesta edição da Eurocopa, aquela de número 16, uma outra alteração. De história inaugurada, na França, em 1960, o Campeonato sempre ocorreu em uma única sede, com três exceções: Bélgica/Holanda em 2000, Áustria/Suíça em 2008, Polônia/Ucrânia em 2012. Pois a UEFA resolveu honrar todo o continente. De 12 a 24 de Junho, as 20 seleções das eliminatórias e as quatro saídas da repescagem se distribuirão, por sorteio, em seis chaves de quatro, através de doze cidades de doze países diferentes.
A – Roma (Itália) e Baku (Azerbaidjão)
B – São Petersburgo (Rússia) e Copenhague (Dinamarca)
C – Amsterdam (Holanda) e Bucareste (Romênia)
D – Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia)
E – Bilbao (Espanha) e Dublin (Irlanda)
F – Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria)
Daí, entre 27 e 30 de Junho, as oitavas-de-final viajarão por Copenhague, Amsterdam, Bucareste, Londres, Glasgow, Bilbao, Dublin e Budapeste, Em 3 e 4 de Julho, as quartas estarão em Roma, Baku, São Petersburgo e Munique. Enfim, nos dias 7, 8 e 12 haverá as semis e a briga pelo título em Londres.
Crucial: Portugal, detentor do troféu, arrebatado em 2016 na França, não mereceu o privilégio convencional da sua classificação automática. Nem existe qualquer garantia de que as representações dos países hospedeiros dos seis grupos suplantem todas as armadilhas das eliminatórias.
Eis como o sorteio da UEFA estruturou as dez chaves das eliminatórias. Os números entre parênteses correspondem às posições das nações no ranking resultante da NA. E o “X”, graças ao seu posicionamento na respectiva divisão, significa, no mínimo, a certeza de já um posto na repescagem.
GRUPO A
Inglaterra (4X)
República Tcheca (20)
Bulgária (29)
Montenegro (35)
Kosovo (42X)
Jogos do dia 22 de Março
Bulgária 1 X 1 Montenegro
Inglaterra 5 X 0 República Tcheca
GRUPO B
Portugal (2X)
Ucrânia (14X)
Sérvia (27X)
Lituânia (39)
Luxemburgo (44)
Jogos do dia 22 de Março
Portugal 0 X 0 Ucrânia
Luxemburgo 2 X 1 Lituânia
GRUPO C
Holanda (3X)
Alemanha (11)
Irlanda do Norte (23)
Estônia (37)
Belarus (43X)
Jogos do dia 21 de Março
Holanda 4 X 0 Belarus
Irlanda do Norte 2 X 0 Estônia
GRUPO D
Suíça (1X)
Dinamarca (15X)
República da Irlanda (24)
Geórgia (40X)
Gibraltar (49)
Jogos do dia 23 de Março
Geórgia 0 X 2 Suíça
Gibraltar 0 X 1 República da Irlanda
GRUPO E
Croácia (9)
Gales (19)
Eslováquia (21)
Hungria (31)
Azerbaidjão (46)
Jogos do dia 21 de Março
Croácia 2 X 1 Azerbaidjão
Eslováquia 2 X 0 Hungria
GRUPO F
Espanha (7)
Suécia (16X)
Noruega (26X)
Romênia (32)
Far Oer (50)
Malta (54)
Jogos do dia 23 de Março
Espanha 2 X 1 Noruega
Suécia 2 X 1 Romênia
Malta 2 X 1 Far Oer
GRUPO G
Polônia (10)
Áustria (18)
Israel (30)
Eslovênia (36)
Macedônia (41X)
Letônia (51)
Jogos do dia 21 de Março
Áustria 0 X 1 Polônia
Israel 1 X 1 Eslovênia
Macedônia 3 X 1 Letônia
GRUPO H
França (6)
Islândia (12)
Turquia (22)
Albânia (34)
Moldávia (48)
Andorra (53)
Jogos do dia 22 de Março
Moldávia 1 X 4 França
Andorra 0 X 2 Islândia
Albânia 0 X 2 Turquia
GRUPO I
Bélgica (5)
Rússia (17)
Escócia (25X)
Chipre (36)
Cazaquistão (47)
San Marino (55)
Jogos do dia 21
Bélgica 3 X 1 Rússia
Cazaquistão 3 X 0 Escócia
Chipre 5 X 0 San Marino
GRUPO J
Itália (8)
Bósnia-Herzegovina (13)
Finlândia (29X)
Grécia (33)
Armênia (45)
Liechtenstein (52)
Jogos do dia 23 de Março
Itália 2 X 0 Finlândia
Bósnia-Herzegovina 2 X 1 Armênia
Liechtenstein 0 X 2 Grécia
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.