Silvio Lancellotti Por enquanto, é o Milan o líder do Campeonato Italiano de 2021/2022

Por enquanto, é o Milan o líder do Campeonato Italiano de 2021/2022

Graças à sua vitória sobre a Sampdoria, 1 X 0, o "Diavolo" passou à frente da Inter e do Napoli. A sua rivalérrima "Biscione", porém, ainda tem uma partida atrasada a realizar. E será como mandante.

No Milan, abraços ao arqueiro Maignan, o criador do lance do tento da vitória

No Milan, abraços ao arqueiro Maignan, o criador do lance do tento da vitória

@ACMilan

Na perseguição do seu primeiro “Scudetto” desde 2011, neste domingo, dia 13 de Fevereiro, o Milan ao menos teve a oportunidade de saborear o gostinho de liderar o “Nazionale” da Velha Bota. Já havia acontecido, antes, neste Campeonato Italiano de 2021/2022. Na rodada 16, em 4 de Dezembro, o “Diavolo” da Lombardia venceu a Salernitana por 2 X 0 e desfrutou o fato de o Napoli, no topo da tabela, soçobrar em casa, diante da Atalanta, por 2 X 3. Durou bem pouco a festa dos “rossoneri”, porém. Logo na jornada seguinte, em Ùdine, o Milan ficou no 1 X 1 contra a Udinese. A sua rivalérrima Internazionale arrasou o Cagliari, 4 X 0, assumiu o comando do torneio e não mais cedeu a primazia de reinar na classificação.

Na Inter, a alegria pela igualdade com o Napoli no Maradona

Na Inter, a alegria pela igualdade com o Napoli no Maradona

@Serie A Calcio

Agora, na abertura da “giornata” #25, em duelo na Terra da Pizza, Inter e Napoli se igualaram, 1 X 1. Enquanto a “Biscione”, a serpente mitológica que simboliza a equipe “nerazzurra”, parava nos 54 pontos, o Burro estacionava nos 53. Verdade que a Inter precisa recuperar um cotejo atrasado, em visita ao Bologna, suspenso porque, no time mandante, havia atletas positivados para a Covid-19. De todo modo, com 52 pontos, o Milan hospedou a precária Sampdoria de Gênova (meros 23 e nos limites da zona de rebaixamento à Série B) exclusivamente empenhado em subir aos 55 e em envergar o número um na classificação. E ainda ocorreu outro prélio crucial nesta “domenica” da Bota: em Bérgamo, um choque direto entre a Atalanta e a  Juventus, nos 43 e nos 45 pontos, pelo quarto lugar na Itália e por uma vaga na próxima Champions League da Europa.

Eis as fichas e as sínteses das pelejas do domingo:

Maignan, Florenzi e Rafael Leão

Maignan, Florenzi e Rafael Leão

@Serie A Calcio

MILAN (1ºlugar/55pg/25jogos) 1 X 0 SAMPDORIA (16/23/25)
Milão, Stadio di San Siro
Gol: Rafael Leão

Uma jogada como as do Futebol de antigamente decidiu o resultado no San Siro e, conforme o previsto, colocou o “Diavolo”, por enquanto, na liderança do “Nazionale” de 2021/2022. Aos 8’, depois de uma encaixada, o arqueiro Maignan saiu com a pelota até as imediações da meia-lua e, de direita, lançou um petardo em diagonal que cruzou o gramado até quase a ponta-esquerda, onde Rafael Leão esperava, mal coberto pelo distraído Bereszynski. Quando a bola tocou o gramado o português a empurrou à frente, invadiu a grande área da Sampdoria e fuzilou o arqueiro Falcone. E bastou, pois mais não houve até o encerramento do combate com 1 X 0, uma vantagem suficiente do Milan.

No Gewiss da "Deusa", duelo renhido contra a Juventus

No Gewiss da "Deusa", duelo renhido contra a Juventus

@Serie A Calcio

ATALANTA (5/44/24) 1 X 1 JUVENTUS (4/46/25)
Bérgamo, Gewiss Stadium
Gols: Malinovskyi X Danilo

De novo Massimiliano Allegri ousou e estruturou a sua “Senhora” com só três homens no meio de campo e com o tridente super-agressivo na frente, Dybala, Vlahovic e Morata. Como de costume, Gian Piero Gasperini montou a sua “Deusa” com um vero batalhão de pretorianos entre a retaguarda e os isolados Muriel e Boga. Funcionou com mais eficácia o esquema da Juve, tanto que, antes dos 25’ do cotejo, Sportiello, arqueiro da Atalanta, era o melhor dos 22 em campo. A única chance da “Deusa” aconteceu aos 31, quando o lateral Di Sciglio escorregou, Szczesny saiu mal da meta, se chocou com Koopmeiners, e Muriel bateu, de arco vazio, mas Leo Bonucci se antecipou e evitou o tento.

O nome do jogo, em Bérgamo

O nome do jogo, em Bérgamo

@Atalanta_BC

Não houve alterações durante o intervalo. A “Senhora”, de todo modo, retornou ao prélio mais incisiva. Sportiello perpetrou outro milagre, aos 56’, numa linda virada de canhota de Vlahovic. Aos 58, Rabiot arrematou a meros milímetros do poste da Atalanta. Um problema da Juve, porém: avançar com excesso de fogosidade e permitir os “contropiedi” da sua anfitriã. Bem pior, de um lance de bola parada, aos 76’, nasceria a "rete" absolutamente inesperada da Atalanta. Cobrança de falta de mais de 25m, toque lateral de Roon, o bólido de esquerda do recém-entrado Malinovskyi, inútil o vôo acrobático de Szczesny.

Uma homenagem da Lega Serie A a Paulo Dybala

Uma homenagem da Lega Serie A a Paulo Dybala

@Serie A Calcio

Òbvio, desalentou-se a “Senhora”. E aos 83’, diante da meta escancarada, Hateboer conseguiu a proeza péssima de acertar a trave. Apenas nos acréscimos despontariam o empate e o alívio. Na sua porfia de número 200 com as cores da Juve, Dybala bateu um corner perfeitamente na testa de Danilo, 1 X 1. Preservados os dois pontinhos de folga e a quarta colocação da equipe de Max Allegri. A Atalanta, contudo, tem uma pugna atrasada a resgatar. A ironia: precisamente contra o Torino, o grande rival de cidade da “Senhora”.


SASSUOLO (12/30/25) 2 X 2 ROMA (7/40/25)
Reggio nell’Emilia, MAPEI Stadium
Gols: Smalling/con, Traoré X Abraham/pen, Cristante

EMPOLI (11/31/25) 1 X 1 CAGLIARI (18/21/25)
Empoli, Stadio Carlo Castellani
Gols: Pinamonti X Pavoletti

VERONA (9/36/25) 4 X 0 UDINESE (14/27/23)
Verona, Stadio Marcantonio Bentegodi
Gols: Depaoli, Barak, Caprari, Tameze

GENOA (19º/15/25) 1 X 1 SALERNITANA (20/12/23)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Gols: Destro X Bonazzoli

Na segunda-feira, 14 de Fevereiro

SPEZIA (15/26/25) 1 X 2 FIORENTINA (8/39/24)
La Spezia, Stadio Alberto Picco

Gols: Agudelo X Piatek, Amrabat


Os jogos do sábado:

NAPOLI (3/53/25) 1 X 1 INTER (2/54/24)
Nápoles, Stadio Diego Armando Maradona
Gols: Insigne/pen X Dzeko

Zaccagni, dois tentos no triunfo da Lazio

Zaccagni, dois tentos no triunfo da Lazio

@SSLazio

LAZIO (6/42/25) 3 X 0 BOLOGNA (13/28/24)
Roma, Stadio Olìmpico
Gols: Immobile/pen, Zaccagni/2

TORINO (10/32/24) 1 X 2 VENEZIA (17/21/24)
Turim, Stadio Olìmpico Grande Torino
Gols: Brekalo X Haps, Crnigoj


Inaugurada em 21 de Agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de Maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, em turno e em returno, já apresentou 245 partidas e 732 tentos, média de 2,99. Os principais artilheiros do certame: Ciro Immobile (Lazio), 19 gols. Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juventus), 18=17/1; Giovanni Simeone (Verona), 12; Lautaro Martínez (Inter) e Tammy Abraham (Roma), 11; Domenico Berardi (Sassuolo), João Pedro (Cagliari) e Edin Dzeko (Inter) 10. Agora, na próxima semana, quatro, das seis agremiações do Calcio que permanecem nas competições da Europa, se dedicarão aos prélios continentais. A Juve, na Champions League, e a Roma, na Conference League, apenas entrarão em ação na semana subsequente. Eis os cotejos de agora:

Dzeko, da Inter X Salah, do Liverpool

Dzeko, da Inter X Salah, do Liverpool

@ChampionsLeague

Champions League
Dia 16 de Fevereiro, quarta-feira
INTER (Ita) X LIVERPOOL (Ing)

Europa League
Dia 17 de Fevereiro, quinta-feira
BARCELONA (Esp) X NAPOLI (Ita)
ATALANTA (Ita) X OLYMPÌACOS (Gre)
PORTO (Por) X LAZIO (Ita)

A bola da Série A da Bota

A bola da Série A da Bota

@Serie A Calcio

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu Facebook. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas