Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O Liverpool e o Tottenham saem à frente nas quartas-de-final da CL

Os "Reds" da Terra dos Beatles fizeram 2 X 0 no Porto. Os "Spurs" ganharam do City por 1 X 0 mas, provavelmente, não terão Harry Kane no retorno.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Tottenham, a festa pelo primeiro gol no estádio novo
Tottenham, a festa pelo primeiro gol no estádio novo Tottenham, a festa pelo primeiro gol no estádio novo

Das quatro agremiações da Inglaterra que alcançaram a etapa dos mata-matas, três participaram, nesta terça-feira, dia 9 de Abril, da jornada de abertura das quartas-de-final da Champions League de 2018/19. No seu primeiro jogo no estádio novo da High Road, em Londres, o Tottenham superou o Manchester City, 1 X 0. Em Anfield Road, na Terra dos Beatles, o Liverpool bateu o Porto, 2 X 0 - e poderia ter feito muito mais.

Liverpool, a festa pelos 2 X 0 sobre o Porto
Liverpool, a festa pelos 2 X 0 sobre o Porto Liverpool, a festa pelos 2 X 0 sobre o Porto

Na quarta-feira, dia 10, completarão a rodada os cotejos Manchester United X Barcelona e Ajax de Amsterdam X Juventus de Turim. Trata-se da edição de número 64 da CL, a 27ª desde a temporada de 1992/93, a última em que se chamou European Champions Cup. Inaugurada em 26 de Junho, com 79 agremiações das 55 nações afiliadas à UEFA, a competição agora atingiu o total de 205 prélios, nos quais se anotaram 541 tentos, a média de 2,64.

A taça da Champions, rumo a Madrid
A taça da Champions, rumo a Madrid A taça da Champions, rumo a Madrid

A partir dos grupos, o creme-do-creme em ação, em 114 pelejas houve 330 gols e a média, muito melhor, de 2,89. Exatos 5.478.276 espectadores testemunharam esses 114 combates, a média ótima de 48.055 por cotejo. O retorno das quartas se desenrolará em 16 e 17 de Abril. A fase de semifinais, de 30 de Abril a 8 de Maio. E a decisão, como de hábito na CL, num só combate, 1º de Junho, no já pré-definido Wanda Metropolitano de Madrid.

Eis uma síntese dos jogos desta terça, 9 de Abril:

Publicidade

LIVERPOOL 2 X 0 PORTO

Anfield Road, Liverpool, 48.055 espectadores

Publicidade

(Keita, Firmino)

Anfield Road
Anfield Road Anfield Road

Depois de 18 visitas frustradíssimas aos domínios de São Jorge, o padroeiro dos britânicos, nenhuma vitória contra qualquer adversário da Premier League, o “Dragão” alvi-celeste dos lusos atravessou o Canal da Mancha em busca de um sucesso inédito e do resgate do placar agregado de 0 X 5 das oitavas da temporada anterior. Missão inviável para o elenco voluntarioso de Sérgio Conceição diante de um esquadrão com larga vantagem nas estatísticas: nas 6 pelejas anteriores, 3 empates e 3 triunfos dos “Reds”.

Publicidade
Roberto Firmino e Naby Keita
Roberto Firmino e Naby Keita Roberto Firmino e Naby Keita

Além de inviável, a missão que o Liverpool transformou em absolutamente impossível ainda no primeiro tempo, 2 X 0. Na verdade, logo aos 5’, quando Firmino propiciou a Naby Keita o seu primeiro tento desde o longínquo dia 21 de Abril de 2018. Escancarou-se, daí, a possibilidade de um massacre. E aos 26, de fato, graças a um precioso cruzamento de Alexander-Arnold, livre na área pequena Firmino duplicou. Com 2.000 torcedores em Anfield, os rapazes de Sérgio Conceição aprimoraram um pouquinho a sua atitude no segundo tempo. Inutilmente, porém. Na volta, dia 17, precisará ganhar por 3 X 0.

O novíssimo Tottenham Spurs Stadium
O novíssimo Tottenham Spurs Stadium O novíssimo Tottenham Spurs Stadium

TOTTENHAM 1 X 0 MANCHESTER CITY

Tottenham Hotspur Stadium, 62.062 espectadores

(Son)

Não fosse o seu tropeção caseiro diante do Barcelona, 2 X 4, logo na sua estréia da fase de grupos, os “Spurs” de Maurício Pochettino, como hospedeiros, apresentariam um desempenho perfeito nesta CL. Antes se exibiam no Templo de Wembley e, em seus outros 3 prélios, obtiveram 3 triunfos, com 6 tentos a favor e 1 sofrido. Os “Citizens”, porém, se provaram superiores nas visitas: em 4 pugnas, 3 triunfos e 1 empate, 10 tentos a 5.

Pochettino e Guardiola, hoje dois desafetos
Pochettino e Guardiola, hoje dois desafetos Pochettino e Guardiola, hoje dois desafetos

Mais. Historicamente, desde o seu primeiro desafio, em 16 de Janeiro de 1909, ambos se emparelhavam: em 156 porfias, uma vantagem insignificante do Tottenham, 61 êxitos a 60. Só um quesito estatístico desequilibrava a situação em prol do City: Pep Guardiola, o seu treinador, já tinha enfrentado Maurício Pochettino em 14 ocasiões, e ostentava um folga opulenta, de 8 triunfos a apenas 2. Ambos, aliás, bons desafetos desde um bate-boca provocado por Guardiola, em 2017. Perguntado sobre o Tottenham, assim disparou a su resposta, digamos, desastrada: “Ah, bem, é aquele time do Harry Kane...”

A defesa de Lloris, no pênalti de Aguero
A defesa de Lloris, no pênalti de Aguero A defesa de Lloris, no pênalti de Aguero

Antes e depois do jogo Pep e Poche se cumprimentaram diplomaticamente. Durante o duelo, rude e intrincado, da maneira que melhor convinha, chamou bem mais atenção o fardamento horroroso do City, em roxo e alaranjado. E tais cores chocantes, aos 12’, não auxiliaram o artilheiro Aguero na cobrança de um penal, legítimo, toque de mão de Danny Rose num tiro de Sterling. Espetacularmente, o arqueiro Lloris defendeu a terceira penalidade seguida na temporada e inscreveu seu nome na antologia do estádio.

Kane, lesionado, abandona o gramado
Kane, lesionado, abandona o gramado Kane, lesionado, abandona o gramado

Como também faria o coreano Heung-Min Son ao cravar 1 X 0 aos 78’, num lance estranho que deu certo. Quase na linha de fundo, o coreano recuperou uma pelota que parecia perdida, voltou ao campo e, do ângulo esquerdo da pequena área do City, bateu cruzado, de canhota. Uma consulta ao VAR atestou a validade da jogada. Vitória apertada do Tottenham e ainda um problemaço para o retorno no Etihad do City, dia 17: o capitão e artilheiro Harry Kane se lesionou no seu tornozelo direito e quase seguramente não se recuperará até o combate, também programado para o dia 17.

Eis os jogos de quarta, 10 de Abril:

AJAX X JUVENTUS

Os nederlandeses carregam uma invencibilidade de 10 prélios diante de visitantes. De todo modo, em 12 duelos anteriores, a Juve conquistou 6 triunfos contra 2, anotou 15 gols e sofreu 9. No cruzamento das semis, quem vencer pegará o ganhador de Manchester United X Tottenham.

A casa do Ajax
A casa do Ajax A casa do Ajax

AJAX F.C. (Hol)

Johan Cruijff Arena, Amsterdam, 54.990 lugares

Ranking da UEFA: 22

Proveniente das eliminatórias

Nesta CL: 8vit/5emp/1der – 29gp X 12gc

Artilheiro: Tadic (Sérvia) – 9 gols (3 + 6)

Em 2017/18: caiu no playoff da Europa League

Na história: 4 títulos de CL – 1971/72/73, 1995

Eliminou o Real Madrid, #1

JUVENTUS F. C. (Ita)

Allianz Stadium, Turim, 41.507 lugares

Ranking da UEFA: 5

Entrou direto na fase de grupos

Nesta CL: 5vit/0emp/3der – 12gp X 6gc

Artilheiro: Paulo Dybala (Argentina) – 5 gols

Em 2017/18: caiu nas quartas-de-final

Na história: 2 títulos de CL – 1985, 1996

Eliminou o Atlético de Madrid, #4

A casa do Manchester United
A casa do Manchester United A casa do Manchester United

MANCHESTER UNITED X BARCELONA

Em 11 cotejos anteriores, rala vantagem dos catalães, 4 triunfos a 3, nos tentos 20 X 15. E, na história da CL, os “Red Devils” obtiveram só um sucesso em 8 jogos. O “Blaugrana” superou o rival nas decisões da competição de 2009 e 2011. Nas semis, quem vencer pegará o ganhador de Liverpool X Porto.

MANCHESTER UNITED F. C. (Ing)

Old Trafford, 74.879 lugares

Ranking da UEFA: 16

Entrou direto na fase de grupos

Nesta CL: 4vit/1emp/3der – 10gp X 7gc

Artilheiros: Romelu Lukaku (Bélgica), Paul Pogba (França), Marcus Rashford (Inglaterra) – 2 gols

Em 2017/18: caiu nas oitavas-de-final

Na história: três títulos de CL – 1968, 1999, 2008

Eliminou o PSG, #7

F. C. BARCELONA (Esp)

Camp Nou, Barcelona, 99.354 lugares

Ranking da UEFA: 2

Entrou direto na fase de grupos

Nesta CL: 5vit/3emp/0der –19gp X 6gc

Artilheiro: Lionel Messi (Argentina) – 8 gols

Em 2017/18: caiu nas quartas-de-final

Na história: 5 títulos – 1992, 2006, 2009, 2011, 2015

Eliminou o Olympique Lyonnais, #27

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.