Na despedida de Chiellini e Dybala, aos 94' Juve cede os 2 X 2 à Lazio
Última partida do capitão e do argentino pela "Senhora", que estreou uma camisa em honra do veterano. Graças ao empate, a "Águia" da capital da Bota ganhou uma vaga na Europa League.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Já consolidada a Juventus na quarta posição da tabela e também assegurada a sua vaga na próxima Champions League, assegurada na Série A a quase rebaixada Sampdoria, apenas sobrou para esta segunda-feira, dia 16 de Maio, a eventual melancolia de dois cotejos aparentemente desimportantes, Na rodada 37 do “Nazionale” de 2021/2022, a penúltima do torneio, se defrontariam Juve vs. Lazio e Samp vs. Fiorentina. De todo modo, dois prélios significativos para a qualificação em outras competições da UEFA. Graças à sua colocação no ranking da entidade, a Itália tem direito a duas equipes na Europa League e a um clube na Conference League. E preservavam as suas chances, pela ordem na classificação: Lazio, Fiorentina, Roma e Atalanta. Eis as sínteses dos dois combates desta segunda-feira:
JUVENTUS (4º/70/37) X LAZIO (5º/63/37)
Turim, Allianz Stadium
Árbitro: Giovanni Ayroldi
Gols: Vlahovic, Morata X Alex Sandro/con, Milinkovic-Savic
Tarefa complicada para a “Águia” de Maurízio Sarri, um ex-treinador da Juve: com uma inflamação no seu tornozelo direito, Ciro Immobile, o líder dos artilheiros do certame, sequer viajou a Turim. Porém, Max Allegri, o homem da “panchina” da “Senhora”, também amargava problemas de solução intrincada. Como se portariam, por exemplo, o capitão Chiellini e Paulo Dybala na sua anunciadíssima despedida com a camisa “bianconera”? E mais, voltaria o DV7, o sérvio Dusan Vlahovic, a registrar um gol depois de quatro partidas de inapetência cruelmente absoluta? O prélio transcorreria de maneira empolgante.
Para melhor homenagear o Chiello e também para somar um dinheiro extra durante as férias do Calcio, a Juve estreou na porfia as suas camisas da próxima temporada. Claro, antecipou a correria às lojas. E o seu elenco não se poupou na procura do sucesso. Aos 10’, num cruzamento de Álvaro Morata, o DV7 se infiltrou por detrás da retaguarda da “Águia” e mergulhou de cabeça, 1 X 0. Pouco depois, de modo a ser aplaudido, em pé, por quase 40.000 “tifosi”, o Chiello foi substituído por De Ligt. Entregou a braçadeira exatamente a Dybala. Daí, demorou meia-hora até chegar aos vestiários, tantos eram os torcedores que sonhavam ao menos em tocá-lo no trajeto. Muito mais emocionante do que o jogo.
Morata, que ainda é dúvida na Juve para a próxima “stagione”, anotaria o seu nome na antologia da peleja ao registrar 2 X 0 aos 36’. De calcanhar, Dybala tocou a Cuadrado que lançou o espanhol no flanco esquerdo. Morata se desvencilhou, espetacularmente, de dois adversários, e fuzilou cruzado, sem qualquer chance para uma intervenção de Strakosha. Num infortúnio da “Senhora” a Lazio diminuiu aos 51’. Cataldi cobrou um escanteio, Patric testou, a bola rumava à linha de fundo mas Alex Sandro interferiu e desviou às redes de Perin. E a “Águia” exibiu as suas garras, atrás do empate. Pena que Allegri tenha sacado do time Vlahovic e Dybala. Com ambos no gramado a festa se engalanaria melhor. E talvez a visitante não igualasse o resultado aos 94’, em um “contropiede” de Milinkovic-Savic. Alívio de Sarri e de meia Roma, a Lazio com 63 pontos e com a sua vaga na Europa League.
SAMPDORIA (15º/36/37) 4 X 1 FIORENTINA (7º/59/37)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Árbitro: Maurizio Mariani
Gols: Farrari, Quagliarella, Thorsby, Sabiri X González/pen
Irregularíssima, apenas uma vitória nas suas cinco pelejas mais recentes, três tentos a seu favor e nove sofridos, a esquadra “Viola” de Vincenzo Italiano necessitava de um sucesso no Ferraris para manter as suas probabilidades de voltar às disputas continentais depois de meia década. E à “Blucerchiata” da Ligúria restava a imperiosidade de sua atuação decente diante de uma “tifoseria” que resistiu aos abalos de uma temporada pendular, o constante perigo do desabamento até o domingo anterior, dia 15 de Maio. Foi muito, muito mais do que simplesmente decente. Em uma partida certamente inesquecível, a Samp esmigalhou uma Fiorentina irreconhecível. Inacreditável, uma equipe que mal fugiu da humilhação da zona de rebaixamento conseguiu arrasar uma necessitadíssima de uma vaga na Europa.
Jogos do sábado, dia 14 de Maio:
ROMA (6º/60/37) 1 X 1 VENEZIA (20º/26/37)
Gols: Shomurodov X Okereke
VERONA (9º/52/37) 0 X 1 TORINO (10º/50/37)
Gol: Brekalo
UDINESE (12º/44/37) 2 X 3 SPEZIA (15º/36/37)
Gols: Molina, Mari X Verde, Gyasi, Maggiore
EMPOLI (14º/38/37) 1 X 1 SALERNITANA (17º/31/37)
Gols: Cutrone X Bonazzolli
Jogos do domingo, dia 15 de Maio:
MILAN (1º/83/37) 2 X 0 ATALANTA (8º/59/37)
Gols: Rafael Leão, Theo Hernández
CAGLIARI (18º/29/37) X INTER (2º/81/37)
Gols: Lykogiannis X Darmien, Lautaro/2
NAPOLI (3º/76/37) 3 X 0 GENOA (19º/28/37)
Gols: Osimhen, Insigne/pen, Lobotka
BOLOGNA (13º/43/37) 1 X 3 SASSUOLO (11º/50/37)
Gols: Orsolini/pen X Scamacca/2, Berardi
Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, já viu 370 jogos e 1.063 tentos, média de 2,87. Principais artilheiros: com 27 gols, Ciro Immobile (Lazio); Dusan Vlahovic, 24 (Fiorentina/Juve = 17/7); Lautaro Martínez (Inter), 21; Gianluca Scamacca (Sassuolo) e Giovanni Simeone (Verona), 16; Tammy Abraham (Roma) e Domenico Berardi (Sassuolo), 15; Marko Arnautovic (Bologna) e Viktor Osimhen (Napoli), 14; Mario Pasalic (Atalanta), João Pedro (Cagliari), Andrea Pinamonti (Empoli) e Edin Dzeko (Inter) 13; Gerard Deulofeu (Udinese) e Gianluca Caprari (Verona), 12; Sergej Milinkovic-Savic (Lazio), Rafael Leão (Milan), Lorenzo Insigne e Dries Mertens (Napoli), Francesco Caputo (Sampdoria), Beto (Udinese) e Antonin Barak (Verona), 11.
A última rodada, todos os jogos em 22 de Maio:
SASSUOLO X MILAN
INTER X SAMPDORIA
SPEZIA X NAPOLI
FIORENTINA X JUVENTUS
LAZIO X VERONA
TORINO X ROMA
ATALANTA X EMPOLI
GENOA X BOLOGNA
SALERNITANA X UDINESE
VENEZIA X CAGLIARI
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vã com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.