Logo R7.com
RecordPlus
Silvio Lancellotti - Blogs

Mas que jogo será esse, Corinthians X São Paulo, no domingo, dia 21...

A história do "Majestoso" que se iniciou na década de 30 e as performances mais recentes dos velhos rivais, principalmente através dos mata-matas

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Os mascotes de Corinthians e São Paulo
Os mascotes de Corinthians e São Paulo

De um lado, um time recentemente remontado, que ainda não encontrou o seu entrosamento, mas que batalha pelo primeiro tricampeonato desde 1939. Do outro, um clube basicamente de jovens em ascensão, mas que batalha pelo seu primeiro título estadual desde 2005 e que, nesse intervalo, viu o grande rival da Paulicéia levantar o troféu em quatro temporadas.

Na Arena Corinthians, o "Timão" ainda invicto diante do "Tricolor"
Na Arena Corinthians, o "Timão" ainda invicto diante do "Tricolor"

Neste domingo, 21 de Abril, na Arena ainda-sem-nome de Itaquera, certamente lotada em seus 47.605 lugares, no clássico que a tradição também conhece por “Majestoso”, o remontado Corinthians de Fábio Carille receberá o São Paulo dos jovens de Alexi Cuca Stival para a peleja decisiva do Paulistão de 2019. Será o confronto número 340 entre os dois clubes, de estatísticas, até aqui, favoráveis ao “Mosqueteiro”, 128 vitórias a 104 e 491 tentos a 463.

O Gustagol, em 17 de Fevereiro
O Gustagol, em 17 de Fevereiro

Neste ano, os dois adversários já se digladiaram em duas ocasiões do mesmo torneio. Em 17 de Fevereiro, na etapa de classificação, na mesma Arena, o Corinthians superou o “Tricolor”, 2 X 1. No domingo passado, dia 14, houve um empate de 0 X 0. Cada qual necessita ganhar para se apossar do troféu. No caso de nova igualdade ocorrerá o bingo dos penais. Detalhe: desde a inauguração oficial da Arena, em 18 de Maio de 2014, em dez cotejos com o São Paulo, o “Mosqueteiro” está invicto, ganhou 7 e registrou 22 gols a 9.

Em 14 de Abril, muitas divididas e o placar nulo
Em 14 de Abril, muitas divididas e o placar nulo

Nos seus 117 anos de existência, em 38 oportunidades o Paulistão se encerrou com mata-matas. Em nove houve empate no duelo inicial. Apenas em 1986 e em 1988 um time abiscoitou as medalhas no campo do inimigo, Inter de Limeira e Corinthians contra o Palmeiras e o Guarani. Pior, para o São Paulo, ao menos no que poderia sugerir o retrospecto, em oito mata-matas deste século apenas se destacou no inicial, numa semifinal do Paulistão de 2000, antes de suplantar o Santos e abocanhar o título de então.


O "Tricolor" de 2000
O "Tricolor" de 2000

Em quatro dos eventos o “Mosqueteiro” eliminou o São Paulo numa semifinal: na Copa do Brasil de 2002 e no Paulistão de 2009, 2013 e 2017. Como final, por um título, despachou o “Tricolor” no Rio-São Paulo de 2002, no “Paulistão” de 2003 e na Recopa Sul-Americana, depois da Libertadores, em 2013.

O Corinthians de 2013
O Corinthians de 2013

No certame atual, o Corinthians desembarca na decisão após 17 prélios, 7 vitórias e 4 derrotas, 14 gols a favor e 12 concedidos. O São Paulo, nos 17 prélios, ganhou 6 e perdeu 5, com 16 gols a favor e 11 contra. Peculiaridade: o “Tricolor” não marca um tento faz 299 minutos. Muito mais pobre, o “Timão” não registra um gol já faz 418. Agora só falta a partida de domingo acabar, desafortunadamente, com o placar nulo e, apenas no bingo dos penais, e mediocremente, ou o "Mosqueteiro" arrebatar o seu trigésimo título ou o São Paulo, enfim 22 conquistas, se emparelhar ao Santos e ao Palmeiras.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Twittar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.