Mais uma semana de jogos da nova Nations League da Europa 2018
Na inédita competição, deve aumentar o predomínio da Espanha enquanto a "Squadra Azzurra" incrivelmente corre o risco de cair à segunda divisão
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Recomeça, nesta quinta-feira, dia 11 de Outubro, a mais nova competição entre seleções que a UEFA, a entidade que organiza o Futebol na Europa, criou para mobilizar as suas 55 afiliadas, as suas torcidas e, principalmente, os donos das verbas de patrocínio.A competição recebeu o nome de Nations League e aproveita as chamadas “Datas FIFA” com pelejas verdadeiramente oficiais e não apenas as caça-níqueis, sem um valor de fato comparativo. Além do equivalente a R$ 350 milhões em premiações, a NL, prevista para ocorrer a cada dois anos antes da Eurocopa de nações, ainda propiciará mais quatro possibilidades de qualificação à sua competição-matriz e, claro, acumulará pontos no ranking das representações do continente.

Interessantíssimo princípio: com base no ranking antigo, aquele fechado logo após a fase de grupos das recentes eliminatórias da Europa à Copa da Rússia/2018, a UEFA separou as 55 afiliadas em quatro divisões. Na A, claro, obviamente a das melhores, ficaram doze seleções. Na B, mais doze. Na C, outras quinze. Na D, as remanescentes dezesseis. Em cada grupo das divisões se definiram jogos de ida e de volta, a se travarem até 20 de Novembro. Os quatro vencedores de cada grupo, em cada Série, então se digladiarão, entre 5 e 9 de Junho de 2019, para a decisão do respectivo campeão e, da D até a B, ainda merecerão o acesso à categoria logo acima. Os quatro últimos de cada grupo, em cada Série, da A até a C, serão rebaixados.

Já se desenrolaram duas rodadas, ou quatro pugnas, em cada Série. Naquela, obviamente, mais importante, a das doze melhores no ranking, Série A, no seu total de oito porfias aconteceram 24 gols, a média muito boa de 3 por pugna. No departamento dos espectadores, estiveram nos campos exatas 353.486 pessoas, média ótima de 41.186. Eis a programação das próximas duas jornadas, previstas para acontecer deste dia 11 até a terça, 16 de Outubro,

GRUPO 1
Alemanha, França, Holanda
Classificação
FRA – (2j) 4pg, 2gp X 1gc
ALE – (1j) 1pg, 0gp X 0gc
HOL – (1j) 0pg, 1gp X 2gc
13/10
Holanda X Alemanha
Johan Cruyff Stadion, Amsterdam, 54.990 lugares
Reedição de um grande clássico do Século XX, em que a vitória é uma obrigação. Um empate, somado a um sucesso eventual dos gauleses, sobre os tedescos, no dia 16, garantirá o passaporte dos campeões do mundo.
16/10
França X Alemanha
Stade de Saint-Denis, Paris, 80.698 lugares
Na ida, mesmo em Munique, no lotadérrimo Allianz, a França várias vezes acuou a Alemanha, que agradeceu ao resgatado arqueiro Emanuel Neuer por não conceder o tento que significaria prematuramente o seu fim.
Cotejos restantes
16/11 Holanda X França
19/11 Alemanha X Holanda

GRUPO 2
Bélgica, Islândia, Suíça
Classificação
SUI – (1j) 3pg, 6gp X 0gc
BEL – (1j) 3pg, 3gp X 0gc
ISL – (2j) 0pg, 0gp X 9gc
12/10
Bélgica X Suíça
Stade Roi Baudoiun, Bruxelas, 50.093 lugares
Na jornada inicial, além de pegar a Islândia em viagem e num estádio praticamente de clube amador, a Bélgica desperdiçou chances suficientes para se igualar ao saldo de tentos que a Suíça obteve dentro de casa.
15/10
Islândia X Suíça
Laugardasvoellur, Reykjavyk, 15.000 lugares
Por mais simpatia que a Islândia suscite, será impossível, ao menos agora, que reedite a formidável performance que a levou à recente Copa da Rússia.
Cotejos restantes
15/11 Bélgica X Islândia
18/11 Suíça X Bélgica

Grupo 3
Itália, Polônia, Portugal
Classificação
POR – (1j) 3pg, 1gp X 0gc
POL – (1j) 1pg, 0gp X 0gc
ITA – (2j) 1pg, 1gp X 2gc
11/10
Polônia X Portugal
Stadion Slaski, Chorzov, 55.211 lugares
Depois de ceder o empate de 1 X 1, em Bologna, à frágil “Azzurra” de hoje, apenas aos 78’ e somente num penal, a Polônia batalha para suplantar os lusitanos de Cristiano Ronaldo e daí reforçar a sua liderança no dia 14.
14/10
Polônia X Itália
Stadion Slaski, Chorzov, 55.211 lugares
Não existe outra alternativa para uma das piores gerações da “Azzurra” desde o seu título mundial de 2006. Agora, se trata de vencer ou de se humilhar, amargamente, ridiculamente, numa insólita queda à Série B.
Cotejos restantes:
17/11 Itália X Portugal
20/11 Portugal X Polônia

Grupo 4
Croácia, Espanha, Inglaterra
Classificação
ESP – (2j) 6pg, 8gp X 1gc
ING – (1j) 0pg, 1gp X 2gc
CRO – (1j) 0pg, 0gp X 6gc
12/10
Croácia X Inglaterra
Stadion Rujevica, Rijeka, 8.729 lugares
Ainda de ressaca depois do histórico vice na Copa da Rússia, no seu retorno aos gramados, em Elche, na Espanha, a equipe de Luka Modric, escolhido como o craque do ano no universo do Futebol, sofreu um surra de antologia, absurdos 0 X 6. Necessita correr atrás da recuperação do prejuízo, dentro de casa, e diante dos ingleses, que também caíram, por 1 X 2, em Wembley.
15/10 Espanha X Inglaterra
Stádio Benito Villamarín, Sevilha, 60.720
Enorme a possibilidade de a “Fúria”, hoje sob o treinador Luís Enrique, ex-craque do Barcelona, sem sobressaltos antecipar a sua passagem à fase definitiva da competição. A Inglaterra, ao menos, ainda terá a chance de competir, em 18 de Novembro, pela sobrevivência na divisão de cima.
Cotejos restantes:
15/11 Croácia X Espanha
18/11 Inglaterra X Croácia
Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tweetar”, ou deixe a sua opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!