Graças ao arqueiro Pentz a Áustria mantém a França na lanterninha
Com uma atuação esplêndida, ele segurou o placar de 1 X 1 em Viena. No outro jogo do Grupo 1 da Divisão A da Nations League, a Dinamarca perdeu da Croácia, 0 X 1, mas preservou a liderança.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Ao menos até que acabe a Copa do Catar, no final deste ano de 2022, França e Croácia poderão se vangloriar por deter as melhores seleções do universo. No Mundial da Rússia/2018, respectivamente, a equipe dos “Bleus”, ou os “Azuis”, e da “Vatreni”, ou a “Pioneira”, brigaram pelo título na decisão, França 4 X 2 Croácia. Depois, na II Edição da Nations League, a “Vatreni” não passou da fase de chaves mas os “Bleus” arrebataram o troféu pelo placar de 2 X 1 sobre a Espanha na luta direta pela taça daquela ocasião.
Agora, ambas localizadas no mesmo Grupo 1 da Divisão A da terceira edição da NL, parceiras de rabeira na tabela, neste dia 10 de Junho, sexta-feira, pela terceira rodada da competição, disputaram partidas crucias como visitantes. Importante: ao se completarem seis jornadas, o lanterna do Grupo será rebaixado à Divisão de baixo. E as pugnas da Croácia e da França prometiam complicações frente a líder Dinamarca e a Áustria, sua vice. Eis as sínteses das suas porfias e também as fichas dos outros jogos da NL na sexta:
DIVISÃO A-1
ÁUSTRIA 1 X 1 FRANÇA
Viena, Ernst-Happel-Stadion
Árbitro: Anastasios Sidiropoulos (Grécia)
Gols: Weimann X Mbappé
Habitualmente um reserva de Heinz Lindner, o arqueiro Patrick Pentz se destacou, já na etapa inicial, com uma série fabulosa de intervenções. Aos 18’, por exemplo, em dois tempos impediu, de braço direito e de mão canhota, que o artilheiríssimo Karim Benzema cravasse o 1 X 0 a favor dos visitantes “Bleus”. Então, aos 37, num dos seus raros momentos de ataque, os “Burschen”, ou os “Rapazes” da anfitriã, perpetraram, eles, o seu 1 X 0. O lance principiou com Marko Arnautovic, na sua partida de número 101 com a seleção. Das imediações da meia-lua, Arnautovic abriu a Laimer, no flanco destro, e o volante cruzou rasteiro até Andreas Weimann que, mansamente, escorou dentro das redes da França.
Pentz permaneceu como o nome da porfia, para a aflição de Benzema. No banco dos “Bleus”, o craque Mbappé, recém convalescente de uma contusão, esperava ansioso pela chamada do treinador Didier Deschamps. Entraria, aos 63, no lugar do inapetente Antoine Griezmann. Pois seria Mbappé o salvador da França. Aos 83’, o apoiador Chris Nkunku recuperou a pelota na sua intermediária e disparou à frente. No grande círculo, enfiou até Mbappé, que nem pensou em poupar fôlego e galopada. Invadiu a área da Áustria e, com um foguete, igualou o resultado. A França apenas não ganharia a partida porque Pentz, em mais quatro ocasiões, realizaria, com as pernas e com as palmas, rebatidas fenomenais.
DINAMARCA 0 X 1 CROÁCIA
Copenhague, Parken Stadion
Árbitro: Bartosz Frankowski (Polônia)
Gol: Pasalic
Determinada, a “Dynamite” pressionou veementemente a defesa da “Vatreni”, a Croácia apelidada de “Pioneira”. O possante Andreas Cornelius, tão eficiente nos dois outros prélios da dona-da-casa, porém, desperdiçou um pelotão de oportunidades. Inclusive recebeu um cartão amarelo por atropelar o arqueiro Dominik Livatovic que já tinha encaixado a pelota em uma das suas tentativas frustradas. Acabaria enfim substituído, aos 61’. Kasper Hjulmand, o treinador da Dinamarca, não quis correr o risco, que já se tornava evidente, da expulsão de Cornelius, exagerado na distribuição de trambolhões. Logo depois, aos 69’, numa jogada de sorte zero da defesa hospedeira, o cruzamento de Brozovic resvalou em Hoebjerg e sobrou para Pasalic, que bateu entre as pernas de Schmeichel, Croácia 1 X 0.
Aos 87’, por alguns instantes a torcida da “Dynamite” se alegrou com uma aparente igualdade de Jonas Wind. Houve o suposto passe em profundidade de Martin Braithwaide, e houve o suposto arremate fatal de Wind. No entanto, o auxiliar Jakub Winkler, da Polônia, já tinha alçado a sua bandeirinha e já tinha invalidado o tento suposto. O árbitro Bartosz Frankowski nem precisou recorrer ao VAR. Consequência: a primeira derrota da Dinamarca desde Setembro de 2020. Desde lá, a “Dynamitite” acumulava dez vitórias e um empate em onze contendas. De todo modo, um vil consolo, continua na liderança do seu Grupo 1 e a França, apesar da reação, segue como a última colocada. Mais emoções pela frente.
6pg/4gp/3gc – Dinamarca
4pg/5gp/3gc – Áustria
4pg/2gp/4gc – Croácia
2pg/3gc/4gc – França
DIVISÃO B-2
ALBÂNIA 1 X 2 ISRAEL
Tirana, Arena Kombétare
Árbitro: Tiago Martins (Portugal)
Gols: Broja/pen X Manor Solomon/2
RÚSSIA 0 X W0 ISLÂNDIA
4pg/4gp/3gc – Israel
2pg/3gp/3gc – Islândia
1pg/2gp/3gc – Albânia
Rússia eliminada e rebaixada à Divisão C
DIVISÃO C-3
BELARUS 1 X 1 CAZAQUISTÃO
Novi Sad, Sérvia, Karadorde Stadium
Árbitro: Mohammed Al-Hakim (Suécia)
Gols: Malkevich X Aimbetov
AZERBAIDJÃO 0 X 1 ESLOVÁQUIA
Merdekan, Dalga Arena
Árbitro: Donatas Rumsas (Lituânia)
Gol: Zeiss
7pg/4gp/1gc – Cazaquistão
6pg/2gp/1gc – Eslováquia
2pg/1gp/2gc – Belarus
1pg/0gp/3gc – Azerbaidjão
DIVISÃO D-1
MOLDÁVIA 2 X 4 LETÔNIA
Chisinau, Zimbru Stadium
Árbitro: Andrew Madley (Inglaterra)
Gols: Nicolaescu/pen, Motpan X Gutkovskis/2, Janis Ikaunieks/2
ANDORRA 2 X 1 LIECHTENSTEIN
Andorra la Vella, Estadi Nacional
Árbitro: Nejc Kajtazovic (Eslovênia)
Gols: Alàez/pen, Rubio X Meier
9pg/8gp/2gc – Letônia
4pg/4gp/4gc – Moldávia
4pg/2gp/4gc – Andorra
0pg/1gp/5gc - Lichtenstein
Jogos do sábado, dia 11 de Junho:
DIVISÃO A-3
INGLATERRA X ITÁLIA
HUNGRIA X ALEMANHA
4pg/3gp/2gc – Itália
3pg/2gp/2gc – Hungria
2pg/2gp/2gc – Alemanha
1pg/1gp/2gc – Inglaterra
DIVISÃO A-4
NEERLÃNDIA (a ex-Holanda) X POLÔNIA
GALES X BÉLGICA
6pg/6gp/2gc – Neerlândia
3pg/7gp/5gc – Bélgica
3pg/3gp/7gc – Polônia
0pg/2gp/4gc - Gales
DIVISÃO B-1
REPÚBLICA DA IRLANDA X ESCÓCIA
UCRÂNIA X ARMÊNIA
3pg/2pg/0gc – Escócia
3pg/1gp/0gc – Ucrânia
3pg/1gp/2gc – Armênia
0pg/0gp/2gc – República da Irlanda
DIVISÃO B-3
ROMÊNIA X FINLÂNDIA
MONTENEGRO X BÓSNIA
4pg/3gp/1gc – Finlândia
4pg/2gp/1gc – Bósnia
3pg/2gp/2gc – Montenegro
0pg/0gp/3gc - Romênia
DIVISÃO C-1
LUXEMBURGO X TURQUIA
ILHAS FAR OER X LITUÂNIA
6pg/10gp/0gc – Turquia
6pg/3gp/0gc – Luxemburgo
0pg/0gp/5gc – Ilhas Far Oer
0pg/0gp/8gc - Lituânia
Jogos já realizados na terceira rodada:
DIVISÃO A-2
PORTUGAL 2 X 0 REPÚBLICA TCHECA
SUÍÇA 0 X 1 ESPANHA
7pg/7gp/1gc – Portugal
5pg/4gp/3gc – Espanha
4pg/4gp/5gc – República Tcheca
0pg/1gp/7gc – Suíça
DIVISÃO B-4
NORUEGA 0 X 0 ESLOVÊNIA
SUÉCIA 0 X 1 SÉRVIA
7pg/3gp/1gc – Noruega
6pg/5gp/2gc – Sérvia
3pg/3gp/3gc – Suécia
1pg/1gp/6gc - Eslovênia
DIVISÃO C-2
GRÉCIA 3 X 0 CHIPRE
KOSOVO 3 X 2 IRLANDA DO NORTE
9pg/5gp/0gc – Grécia
6pg/5gp/3gc – Kosovo
1pg/2gp/4gc – Irlanda do Norte
1pg/0gp/5gc – Chipre
DIVISÃO C-4
MACEDÔNIA DO NORTE 0 X 3 GEÓRGIA
GIBRALTAR 1 X 1 BULGÁRIA
9pg/12gp/2gc – Geórgia
4pg/3gp/4gc – Macedônia do Norte
2pg/4gp/7gc – Bulgária
1pg/1gp/7gc – Gibraltar
DIVISÃO D-2
MALTA 1 X 2 ESTÔNIA
6pg/4gp/1gc – Estônia
3pg/3gp/2gc – Malta
0pg/0gp/4gc – San Marino
Particularmente engenhoso pela sua divisão em séries e em chaves, o projeto da Nations League estabelece um regime democrático de acessos e de rebaixamentos. Os vencedores das quatro chaves da Divisão A lutarão pelo título, em mata-matas, numa sede única, escolhida entre os quatro, de 14 a 18 de Junho de 2023. E seu campeão abocanhará um prêmio equivalente a R$ 250 milhões, à parte os seus patrocínios. Nas outras séries, da B à D, um bom dinheiro à parte, os campeões das chaves se promoverão à Divisão de cima.
Claro, cairão às turmas imediatamente inferiores, da A à B, da B à C, os derradeiros classificados de cada grupo. No caso da C para a D, os rabeiras ainda enfrentarão playoffs suplementares, nos quais dois sobreviverão. Até esta data a III NL acumulou 67 pelejas e 162 gols, a média razoável de 2,42. A UEFA ainda não decidiu de que modo a NL servirá como classificação para a futura Eurocopa, de eliminatórias entre Março e Novembro de 2023 e de fase final na Alemanha, com 24 seleções, de 14 de Junho a 14 de Julho de 2024.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.