Graças a Dybala e a Vlahovic, a Juve, por enquanto, afugenta a sua crise
Depois do vexame da eliminação, em casa, na Champions League de 2021/2022, a "Senhora" agora tenta assegurar vaga na próxima edição da competição. Bateu a Salernitana e até encostou na Inter.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Nesta nervosa temporada de 2021/2022, em que o Campeonato Italiano se desenrola ensanduichado entre as três Copas da UEFA e o desfecho das Eliminatórias do Mundial do Catar, os três primeiros colocados, todos já despachados das interclubes continentais, se exibiram no sábado, dia 19 de Março, com resultados singulares. O Milan e o Napoli se consolidaram nas posições um e dois. A Inter, portadora do “Scudetto”, porém, meramente empatou com um Cagliari ameaçado de Série B e mais se afastou do alto da tabela.
Os quatro times que se classificam em seguida, todos em luta direta pela última vaga do Calcio na próxima Champions League, atuaram neste domingo, 20, em condições bem peculiares. Humilhada em casa, na ChL, pelo Villarreal, e obrigada a se resgatar no “Nazionale” e talvez na Coppa Italia, a Juventus descarregou a sua fúria na lanterninha e praticamente rebaixada Salernitana. Roma e Lazio, que já estiveram desenganadas e paulatinamente ressuscitam no certame, se digladiaram, no Derby da Capital, dispostas a não desgrudarem da “Senhora”. E a Atalanta, nas quartas de final da Europa League mas ladeira abaixo no torneio, se recuperou um tico ao visitar um vizinho, o mediano Bologna.
Eis as sínteses do domingo e as fichas de toda a jornada:
JUVENTUS (4º/59/30) 2 X 0 SALERNITANA (20º/16/28)
Turim, Allianz Stadium
Árbitro: Giovanni Ayroldi
Gols: Dybala, Vlahovic
Depois de um bate-boca de vestiários, na sexta-feira, com o treinador Max Allegri, enfim com as pazes renovadas e abrações na entrada do gramado, Paulo Dybala celebrou a circunstância ao fazer um tento lindo, logo aos 5’, passe delicioso de Vlahovic, um drible que entortou Coulibaly e um petardo de canhota. Aos 29, numa testada belíssima, depois de um levantamento de Di Sciglio, o DV7 fez 2 X 0 e se igualou a Ciro Immobile na relação dos artilheiros. O resultado, claro, serviu um pouco para amainar a crise que o vexame da Champions despertou. E ainda permitiu à Juve encostar na Inter e na terceira colocação.
ROMA (6º/51/30) 3 X 0 LAZIO (7º/49/30)
Roma, Stadio Olìmpico
Árbitro: Massimiliano Irrati
Gols: Abraham/2, Lorenzo Pellegrini
Com a presença de Francesco Totti, o ídolo maior de seus “tifosi”, nas arquibancadas do Olímpico, com um “show” de histrionismo do seu treinador José Mourinho na lateral do gramado, a “Loba” ignorou a “Águia” e se firmou na sexta posição do certame. Segue impressionante a fome de gols de Tammy Abraham. Abriu o resultado logo aos 60”, ao escorar de coxa um escanteio batido por Lorenzo Pellegrini. E dobrou o placar aos 22 ao receber um passe de Karsdorp diante da meta escancarada, depois da saída estapafúrdia de Strakosha. Pellegrini completou aos 40’, na cobrança magistral de uma infração.
BOLOGNA (12º/33/29) 0 X 1 ATALANTA (5º/51/29)
Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara
Árbitro: Fabio Maresca
Gol: Cissé
Sem três titulares cruciais, de voltas ainda imprevisíveis, Ilicic, Rafael Toloi e Duván Zapata, outros atletas menos importantes também no estaleiro, Gian Piero Gasperini só pôde colocar dois arqueiros e quatro jogadores de linha no banco de reservas. Prélio bem equilibrado, as chances bem distribuídas, ótimas atuações de Skorupska e Musso, os arqueiros respectivos. Aos 82’, numa tolice da defesa do Bologna, que pediu um impedimento que não existia, Cissé ficou cara-a-cara com Skorupska e, com um chute esquisito, seu tornozelo canhoto, cravou 1 X 0. Sobraria um tempo além de razoável para uma resposta da equipe de Sinisa Mihajlovic, 8’ de acréscimos. Mas não houve a pontaria ou o talento indispensáveis, a “Deusa” ganhou e se reaproximou da vaga à próxima ChL.
EMPOLI (13º/33/30) 1 X 1 VERONA (10º/42/30)
Êmpoli, Stadio Carlo Castellani
Árbitro: Matteo Marcenaro
Gols: Di Francesco X Cancellari
VENEZIA (18º/22/29) 0 X 2 SAMPDORIA (15º/29/30)
Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo
Árbitro: Daniele Orsato
Gols: Caputo/2
Na sexta-feira, 18:
SASSUOLO (9º/43/30) 4 X 1 SPEZIA (16º/29/30)
Gols: Berardi/2/1pen, Ayhan, Scamacca X Verde
GENOA (19º/22/30) 1 X 0 TORINO (11º/35/29)
Gol: Portanova
No sábado, 19:
NAPOLI (2º/63/30) 2 X 1 UDINESE (14º/30/28)
Gols: Osimhen/2 X Deulofeu
INTER (3º/60/29) 1 X 1 FIORENTINA (8º/47/29)
Gols: Dumfries X Torreira
CAGLIARI (17º/25/30) 0 X 1 MILAN (1º/66/30)
Gol: Bennacer
Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos e em turno e returno, já viu 295 jogos e 846 gols, média de 2,87. Os principais artilheiros: com 21 gols, Ciro Immobile (Lazio) e Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juve, 17/4); Tammy Abraham (Roma) e Giovanni Simeone (Verona), 15; Lautaro Martínez (Inter) e Domenico Berardi (Sassuolo), 14: Gianluca Scamacca (Sassuolo), 13; Edin Dzeko (Inter), 12; Viktor Osimhen (Napoli), 11; João Pedro (Cagliari), Antonin Barak e Gianluca Caprari (Verona), 10.
A jornada 31 do “Nazionale”, todas as dez partidas numa mesma data, só acontecerá no domingo subseqüente, dia 3 de Abril. Ocorre que em 24 de março, a próxima quinta, a “Squadra Azzurra” de Roberto Mancini iniciará a sua batalha por vaga na Copa do Catar. Caso suplante a Macedônia do Norte, na outra terça-feira, dia 29, pegará ou Portugal ou Turquia. Eis os prélios que qualificarão as três últimas nações da Europa ao Mundial:
ROTA A
Dia 24:
GALES X ÁUSTRIA
Cardiff City Stadium, Cardiff, País de Gales
ESCÓCIA X UCRÂNIA
Hampden Park, Glasgow, Escócia
(Em Junho, pois a FIFA aceitou um pedido de adiamento da Ucrânia, invadida pela Rússia)
Decisão da vaga:
Junho de 2002:
GAL/ÁUS X ESC/UCR
Ou em Cardiff ou em Viena, Áustria
ROTA B
Dia 24:
RÚSSIA 0 X WO POLÔNIA
VTB Arena, Moscou, Rússia
(Liminar e punitivamente, a FIFA desclassificou a Rússia)
SUÉCIA X REPÚBLICA TCHECA
Friends Arena, Solna, Suécia
Decisão da vaga:
Dia 29:
POLÔNIA X SUE/TCH
Stadion Slaski, Chorzow, Polônia
ROTA C
Dia 24:
ITÁLIA X MACEDÔNIA DO NORTE
Stadio Renzo Barbera, Palermo, Itália
PORTUGAL X TURQUIA
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
Decisão da vaga:
ITA/MAC X POR/TUR
Ou no Porto, Portugal, ou em Konya, na Turquia
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vã com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!