E também o domingo do Calcio foi ótimo para a Inter e para a Juventus
Empate do Milan. Derrota do Napoli. Degringolada da Atalanta. Felizes, porém, a Fiorentina e as duas da capital, Roma e Lazio. E eufórico Ciro Immobile, que retomou o comando dos artilheiros
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Ganhadoras dos duelos do sábado, dia 9, rodada 32 do Campeonato Italiano, a Inter e a Juventus escalaram, respectivamente, os degraus dos 66 e dos 62 pontos. E a “Biscione”, a serpente mitológica da Lombardia, tem um cotejo a resgatar, atrasado por causa da Covid-19. Claro, neste domingo, dia 10, torceriam, ambas, a “nerazzurra” e a “bianconera”, contra os times que poderão incomodá-las na briga pelo título desta temporada de 2022/2021.

Mais a Inter, ensanduichada bem no topo da tabela entre o Milan, 67 pontos, e o Napoli, também 66, mas com uma desvantagem no critério do saldo de gols, 41 a 33. Menos a Juve, obviamente, pela distância que ainda a separa das três. A “Senhora”, no entanto, ressalvado que são ralas as suas expectativas de “Scudetto”, precisa se consolidar na quarta colocação, garantia de vaga na futura Champions League. Aos seus “tifosi”, um terço dos fãs do Calcio na Velha Bota, também interessavam os insucessos da Roma (54 pontos), da Lazio (52), e principalmente da Atalanta (52, um prélio menos). Inacreditável, impressionante, foi quase impecável o domingo para a Inter e a Juve. Eis as sínteses dos seis jogos da "giornata":

TORINO (11º/39/31) X MILAN (1º/68/32)
Turim, Stadio Olìmpico Grande Torino
Árbitro: Daniele Doveri
De cada lado, um tiro à meta rival na etapa inicial. Pouco para o “Diavolo”, compelido a vencer e a impedir que a rivalérrima Inter consiga acuá-lo no quarto derradeiro do “Nazionale” da Bota. O suficiente para o “Toro” manter a vontade, talvez, de procurar um sucesso nos últimos 45’. De todo modo, Ivan Juric, treinador do clube hospedeiro, e Stefano Pioli, o seu adversário no banco do Milan, não mexeram em seu elenco durante o intervalo. A partida se estendeu aos oito minutos de acréscimos. Inúteis, para ambos. Na verdade, um resultado horroroso para o visitante, sempre a claudicar na hora H.

NAPOLI (3º/66/32) 2 X 3 FIORENTINA (7º/53/31)
Nápoles, Stadio Diego Armando Maradona
Árbitro: Maurizio Mariani
Gols: Mertens, Osimhen X González, Ikoné, Cabral
Uma performance patética dos comandados de Luciano Spalletti, que literalmente se entregaram ao toque de bola da esquadra “Viola” de Vincenzo Italiano. Além de outra vez empacar na corrida pelo troféu, o “Burro” da Terra da Pizza permitiu que a Fiorentina acumulasse os pontos capazes de levá-la à batalha por uma vaga na Europa.

ROMA (5º/57/31) 2 X 1 SALERNITANA (20º/16/30)
Roma, Stadio Olìmpico
Árbitro: Manuel Volpi
Gols: Pérez, Smalling X Radovanovic
Atrás no marcador desde os 22’ da porfia, a “Loba” de José Mourinho necessitou que seu treinador realizasse cinco alterações até começar, aos 81, a reação que enfim, aos 88, com uma “rete” do zagueiro Smalling, se completou num triunfo dramático mas crucial.

GENOA (19º/22/32) 1 X 4 LAZIO (6º/55/32)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Árbitro: Gianluca Manganiello
Gols: Patric/con X Marusic, Immobile/3
No sábado, já havia desencantado o juventino Vlahovic, com o tento que o colocou na liderança dos artilheiros. E no domingo ressurgiu airosamente Ciro Immobile, graças a três tentos em meia hora, dos 46’ aos 76’, agora de volta no alto da tabela. A vitória também emparelhou “Aguia” e “Loba”, as agremiações de Roma, na disputa direta por uma vaga, no mínimo, na próxima Europa League. Uma bela briga "casalinga", como se diz na Itália.

SASSUOLO (9º/46/32) 2 X 1 ATALANTA (8º/51/31)
Sassuolo, MAPEI Stadium
Árbitro: Juan Luca Sacchi
Gols: Traoré/2 X Muriel
E continua a degringolada da “Deusa” de Bérgamo, que adentrou este ano de 2022 com uma vaga de Champions e, paulatinamente, desapareceu da raia. Talvez lhe salve a temporada suplantar o RB Leipzig, dia 14, e daí sonhar com o troféu da Europa League.
VENEZIA (18º/22/31) 1 X 2 UDINESE (12º/36/30)
Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo
Árbitro: Marco Guida
Gols: Henry X Deulofeu/pen, Becão
Na segunda-feira, dia 11:
BOLOGNA (13º/34/30) X SAMPDORIA (16º/29/31)
Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara
Árbitro: Luca Peiretto
Jogos do sábado, dia 9:
INTER (2º/66/31) 2 X 0 VERONA (9º/45/32)
Gols: Barella, Dzeko

CAGLIARI (17º/25/32) 1 X 2 JUVENTUS (4º/62/32)
Gols: João Pedro X De Ligt, Vlahovic
EMPOLI (13º/34/32) 0 X 0 SPEZIA (15º/33/32)
Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do futebol da Velha Bota, a 120ª na história do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos e em turno e returno, já viu 314 jogos e 889 tentos, média de 2,83. Artilheiros: com 24 gols, Ciro Immobile (Lazio); Dusan Vlahovic, 22 (Fiorentina/Juve = 17/5); Giovanni Simeone (Verona), 16; Tammy Abraham (Roma), 15; Lautaro Martínez (Inter) e Domenico Berardi (Sassuolo), 14; Scamacca (Sassuolo) e Dzeko (Inter), 13; João Pedro (Cagliari) e Viktor Osimhen (Napoli), 22; Beto (Udinese), 11.

Jogos da semana pelas Copas da UEFA
Dia 14 de abril
EUROPA LEAGUE
Atalanta X RB Leipzig
CONFERENCE LEAGUE
Roma X Bodo/Glimt

As datas dos jogos adiados pela Covid-19
Dia 20 de abril:
UDINESE X SALERNITANA *
Dia 27 de abril:
BOLOGNA X INTER *
FIORENTINA X UDINESE
SALERNITANA X VENEZIA
Dia 11 de maio:
ATALANTA X TORINO *
* Duelos também pendentes de recursos a serem julgados pelo Collegio di Garanzia do Comitê Olímpico da Itália. A Udinese, a Inter e a Atalanta requerem a vitória e os três pontos por não comparecimento do adversário, cujo, em sua defesa, alega que estava com o elenco dizimado. Aliás, todo este mês de abril promete cotejos essenciais.
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vá com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!