E nada mudou no grupo de Itália, Hungria, Alemanha e Inglaterra
Empates nos seus dois jogos deixaram as quatro seleções nas mesmas posições que ocupavam. Também no grupo de Neerlândia (a ex-Holanda), Bélgica, Polônia e País de Gales nada se alterou.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti
Não importa absolutamente nada quanto tempo faz que aconteceram. Todavia, as duas pelejas mais significativas deste sábado, o dia 11 de Junho de 2022, inevitavelmente evocaram a memória dos grandes clássicos do Ludopédio. Pela parte derradeira da terceira jornada da III Nations League da UEFA, jogaram Inglaterra X Itália e Hungria X Alemanha, integrantes do equilibradíssimo Grupo 3 da Divisão A da presente competição.
Provenho de uma geração que seguiu via rádio e depois viu em filmes o espetaculoso “Milagre de Berna” de 4 de Julho de 1954, Alemanha 3 X 2 na então decisão da Copa da Suíça. E agora, dia 11 de Junho de 2021, acompanhei pela TV a Itália expugnar o templo sagrado de Wembley, em Londres, 1 X 1 no tempo regulamentar e então 3 X 2 nos penais, na final da recente Eurocopa. Os dois cotejos deste dia 11 seriam básicos ao realinhamento da tabela do Grupo 3. Eis suas sínteses e as fichas dos outros prélios da jornada:
DIVISÃO A-3
INGLATERRA 0 X 0 ITÁLIA
Wolverhampton, Molineux Stadium
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Punida pela UEFA, consequência do comportamento da sua torcida na final de Wembley, apenas autorizada a levar turmas de escolares à pugna de agora, a Inglaterra optou por hospedar a Itália num alçapão que não recebia uma peleja internacional desde 1956. Aliás, não ganhava da “Azzurra” desde Setembro de 1977. Não pareceu que romperia o tabu. A jovem “Azzurra” de Roberto Mancini não falhou na disposição de se manter como líder.
Exigiu bem mais do arqueiro Aaron Ramsdale do que os “Três Leões” ameaçaram Gigi Donnarumma. E o perfil do combate não se alterou nada na etapa derradeira, com a Itália levemente superior, porém incapaz de transformar em “rete” as ocasiões que engendrou. Faltou-lhe o avante efetivo como um Tammy Abraham, da Roma, ou como um Harry Kane que Gareth Southgate relegou à reserva até os 65’. Ambos, "surprise!", inutilizados por um certo beque de nome Federico Gatti, 23 de idade, bela esperança da Juventus de Turim, na sua estreia na “Azzurra”. Incrível: para aumentar seu sustento na adolescência, Gatti chegou a trabalhar como pedreiro e como serralheiro. Provou que pode virar um craque.
HUNGRIA 1 X 1 ALEMANHA
Budapest, Puskàs Arena
Árbitro: José María Sánchez Martínez
Gols: Zsolt Nagy X Hofmann
Começou furioso o duelo entre os “Magiares” e sua velha rival “Mannschaft”. Logo aos 6’ a Hungria inaugurou o placar. Fiola escapuliu junto à lateral da área germânica e levantou na cabeça de Sallai. Sempre esperto, o arqueiro Manuel Neuer devolveu de munheca. Zsolt Nagy, porém, capturou a rebatida e atirou no canto oposto. A Alemanha reagiu depressa, aos 9’. David Raum alçou a bola sobre o meio da área da Hungria e Jonas Hofmann se antecipou à saída de Péter Gulàcsi. Foi o terceiro gol de Hofmann em seis partidas pela seleção. O empate de Wolverhampton e a igualdade de Budapest mantiveram como era a situação da tabela do Grupo 3. Dia 14, no entanto, tudo poderá se modificar na quarta rodada desta III NL – a Inglaterra e a Alemanha receberão as visitas da Hungria e da Itália.
CLASSIFICAÇÃO
5pg/3gp/2gc – Itália
4pg/3gp/3gc – Hungria
3pg/3gp/3gc – Alemanha
2pg/1gp/2gc – Inglaterra
DIVISÃO A-4
NEERLÃNDIA (a ex-Holanda) 2 X 2 POLÔNIA
Rotterdam, De Kuip
Árbitro: Halil Umut Meler (Turquia)
Gols: Klaessen, Dumfries X Cash, Zielinski
A “Laranja Mecânica” dominava integralmente as ações do seu combate contra as “Águias Brancas” quando, aos 18’, Nicola Zalewski puxou um contra-ataque pelo lado esquerdo do gramado. Depois de alguns passos, viu que, no outro flanco, o ala Matty Cash disparava em diagonal e lhe passou a bola. Cash se infiltrou no miolo da zaga da anfritriã e bateu à saída de Mark Flekken. Com a folga de 1 X 0 a Polônia se concentrou na região intermediária do campo e, disciplinadamente, impediu a Neerlândia de se rearmar. E a Polônia ainda fez 2 X 0 aos 49’, num lance que pediu a precisão do VAR. Piatek lançou Frankowski, em posição duvidosa. Frankowski cruzou e Zielinski só escorou. Dois minutos de consulta, e o tento OK.
Depressa, de todo modo, a Neerlândia se recuperou. Mal dada a saída, aos 51’, Daley Blind escapou pela esquerda e passou a Klaessen no meio da área. Um chute de destra, no canto contrário, 1 X 2. E a “Laranja” se inflamou. Aos 54, Bergwijn recebeu, praticamente atrás da bequeira das “Águias”, e rolou a pelota a Memphis Depay, que corria ao seu lado. Depay cedeu a Dumfries, que tocou contra a inútil tentativa de defesa de Skorupski. E de novo o mediador Meler se compeliu a recorrer ao VAR, que atestou a legitimidade do lance.
GALES 1 X 1 BÉLGICA
Cardiff, Cardiff City Stadium
Árbitro: Benoît Bastien (França)
Gols: Johnson X Tielemans
Prevaleceu, em Cardiff, até os 51’, aquele antigo mote – quem não faz, toma. Gales desperdiçou meia-dúzia de chances e, então, numa descida esporádica, Tielemans se enfiou no meio dos zagueiros rivais e, quase da entrada da área, desferiu um tiro rasteiro e letal, Bélgica 1 X 0. A torcida que lotou o estádio sofreu até os 86’ quando, num lance muito charmoso, Aaron Ramsey colocou Brennan Johnson diante do arco de Koen Casteels. O VAR ainda demorou quase três minutos para checar a legalidade da posição de Johnson. E só então a platéia pôde festejar o primeiro pontinho dos "Dragões" nesta competição.
CLASSIFICAÇÃO
7pg/8gp/4gc – Neerlândia
4pg/8gp/6gc – Bélgica
4pg/5gp/9gc – Polônia
1pg/3gp/5gc - Gales
DIVISÃO B-1
REPÚBLICA DA IRLANDA 3 X 0 ESCÓCIA
Dublin, Aviva Stadium
Árbitro: Marco Di Bello (Itália)
Gols: Browne, Parrot, Obafemi
UCRÂNIA 3 X 0 ARMÊNIA
Lodz, Polônia, Stadion Miejski LKS
Árbitro: Daniel Stefanski (Polônia)
Gols: Malinovskyi, Karavaev, Mykolenko
CLASSIFICAÇÃO
3pg/2pg/0gc – Escócia
3pg/1gp/0gc – Ucrânia
3pg/1gp/2gc – Armênia
0pg/0gp/2gc – República da Irlanda
DIVISÃO B-3
ROMÊNIA 1 X 0 FINLÂNDIA
Bucarest, Stadionul Rapid-Giulesti
Árbitro: Harald Lechner (Áustria)
Gol: Bancu
MONTENEGRO 1 X 1 BÓSNIA
Podgorica, Podgorica City Stadium
Árbitro: Daniele Orsato (Itália)
Gol: Menalo
CLASSIFICAÇÃO
5pg/3gp/2gc – Bósnia
4pg/3gp/2gc – Finlândia
4pg/3gp/3gc – Montenegro
3pg/1gp/3gc - Romênia
DIVISÃO C-1
LUXEMBURGO 0 X 2 TURQUIA
Luxemburgo, Stade de Luxembourg
Árbitro: Antonio Nobre (Portugal)
Gols: Çalhanoglu, Serdar Dursun
ILHAS FAR OER 2 X 1 LITUÂNIA
Tórshavn, Tórsvoellur
Árbitro: Igor Pajac
Gols: Viljormur Davidsen/pen, Andreasen X Cernych
CLASSIFICAÇÃO
9pg/12gp/0gc – Turquia
6pg/3gp/2gc – Luxemburgo
3pg/2gp/6gc – Ilhas Far Oer
0pg/1gp/10gc - Lituânia
Jogos já realizados nesta terceira rodada:
DIVISÃO A-1
ÁUSTRIA 1 X 1 FRANÇA
DINAMARCA 0 X 1 CROÁCIA
CLASSIFICAÇÃO
6pg/4gp/3gc – Dinamarca
4pg/5gp/3gc – Áustria
4pg/2gp/4gc – Croácia
2pg/3gc/4gc – França
DIVISÃO A-2
PORTUGAL 2 X 0 REPÚBLICA TCHECA
SUÍÇA 0 X 1 ESPANHA
CLASSIFICAÇÃO
7pg/7gp/1gc – Portugal
5pg/4gp/3gc – Espanha
4pg/4gp/5gc – República Tcheca
0pg/1gp/7gc – Suíça
DIVISÃO B-2
ALBÂNIA 1 X 2 ISRAEL
RÚSSIA 0 X W0 ISLÂNDIA
CLASSIFICAÇÃO
4pg/4gp/3gc – Israel
2pg/3gp/3gc – Islândia
1pg/2gp/3gc – Albânia
DIVISÃO B-4
NORUEGA 0 X 0 ESLOVÊNIA
SUÉCIA 0 X 1 SÉRVIA
CLASSIFICAÇÃO
7pg/3gp/1gc – Noruega
6pg/5gp/2gc – Sérvia
3pg/3gp/3gc – Suécia
1pg/1gp/6gc - Eslovênia
DIVISÃO C-2
GRÉCIA 3 X 0 CHIPRE
KOSOVO 3 X 2 IRLANDA DO NORTE
CLASSIFICAÇÃO
9pg/5gp/0gc – Grécia
6pg/5gp/3gc – Kosovo
1pg/2gp/4gc – Irlanda do Norte
1pg/0gp/5gc – Chipre
DIVISÃO C-3
BELARUS 1 X 1 CAZAQUISTÃO
AZERBAIDJÃO 0 X 1 ESLOVÁQUIA
CLASSIFICAÇÃO
7pg/4gp/1gc – Cazaquistão
6pg/2gp/1gc – Eslováquia
2pg/1gp/2gc – Belarus
1pg/0gp/3gc – Azerbaidjão
DIVISÃO C-4
MACEDÔNIA DO NORTE 0 X 3 GEÓRGIA
GIBRALTAR 1 X 1 BULGÁRIA
CLASSIFICAÇÃO
9pg/12gp/2gc – Geórgia
4pg/3gp/4gc – Macedônia do Norte
2pg/4gp/7gc – Bulgária
1pg/1gp/7gc – Gibraltar
DIVISÃO D-1
MOLDÁVIA 2 X 4 LETÔNIA
ANDORRA 2 X 1 LIECHTENSTEIN
CLASSIFICAÇÃO
9pg/8gp/2gc – Letônia
4pg/4gp/4gc – Moldávia
4pg/2gp/4gc – Andorra
0pg/1gp/5gc - Lichtenstein
DIVISÃO D-2
MALTA 1 X 2 ESTÔNIA
CLASSIFICAÇÃO
6pg/4gp/1gc – Estônia
3pg/3gp/2gc – Malta
0pg/0gp/4gc – San Marino
Particularmente engenhoso pela sua divisão em séries e em chaves, o projeto da Nations League estabelece um regime democrático de acessos e de rebaixamentos. Os vencedores das quatro chaves da Divisão A lutarão pelo título, em mata-matas, numa sede única, escolhida entre os quatro, de 14 a 18 de Junho de 2023. E seu campeão abocanhará um prêmio equivalente a R$ 250 milhões, à parte os seus patrocínios. Nas outras séries, da B à D, um bom dinheiro à parte, os campeões das chaves se promoverão à Divisão de cima.
Claro, cairão às turmas imediatamente inferiores, da A à B, da B à C, os derradeiros classificados de cada grupo. No caso da C para a D, os rabeiras ainda enfrentarão playoffs suplementares, nos quais dois sobreviverão. Até esta data a III NL acumulou 77 pelejas e 184 gols, a média razoável de 2,39. A UEFA ainda não decidiu de que modo a NL servirá como classificação para a futura Eurocopa, de eliminatórias entre Março e Novembro de 2023 e de fase final na Alemanha, com 24 seleções, de 14 de Junho a 14 de Julho de 2024. Neste domingo, dia 12 de Junho, começará a quarta rodada desta III Nations League, que prosseguirá até a terça-feira, dia 14. Então, a competição entrará num longo recesso, para apenas retornar, com sua quinta rodada, no dia 22 de Setembro, uma quinta-feira,
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.