Desassossego à vista, o Milan só empata com a Salernitana, 2 X 2
Por 24 horas, até o domingo, dia 20, talvez preserve a liderança do "Nazionale". Dependerá do resultado de Inter X Sassuolo. Talvez, na segunda, caia ao terceiro lugar. Dependerá de Cagliari X Napoli.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

De novo a Salernitana, a esquadra grená da Campânia, mesma região do Napoli, a talvez servir de amuleto para o Milan. Dia 4 de Dezembro, rodada 16 do “Nazionale” desta temporada de 2021/2022, o equipe simbolizada pelo “Cavalo Marinho”, em visita à Lombardia, perdeu do “Diavolo” por 0 X 2 e lhe permitiu abiscoitar o topo da classificação. Infortúnio do Milan, apenas liderou a tabela até a jornada seguinte. Dia 11, contra a Udinese, ficou no 1 X 1 e viu a Internazionale bater o Cagliari por 4 X 0 e não mais abdicar da primeira classificação até 12 de Fevereiro, quando empacou diante do Napoli, 1 X 1.

Consequência: como bateu a Sampdoria, dia 13, por 1 X 0, o Milan outra vez subiu ao pináculo. E agora, no Stadio Arechi, neste sábado, 19, pela “giornata” 26, lhe caberia visitar precisamente a Salernitana, já quase rebaixada. A Inter e o Napoli, os seus principais rivais na batalha pelo “Scudetto”, terão jogos teoricamente menos tranqüilos. A “Biscione”, a serpente mitológica que caracteriza a Inter, atua em casa mas contra o perigoso Sassuolo. E o “Burro da Terra da Pizza” visita um Cagliari que paulatinamente se afasta do perigo de cair. Ao “Diavolo”, claro, uma vitória no Arechi lhe garantiria aquele sossego tão ansiado.
Eis todos os jogos do sábado:

SALERNITANA (20ºlug/14pg/24jog) 2 X 2 MILAN (1/56/26)
Salerno, Stadio Arechi
Árbitro: Michael Fabbri
Gols: Bonazzoli, Djuric X Junior Messias, Rebic
Já no seu terceiro treinador na temporada, Dàvide Nicola, que substituiu Stefano Colantuono que entrou no lugar de Fabrizio Castori, durante 5’ a Salernitana chegou a iludir a sua torcida com um começo vibrante de partida em que, por duas vezes, ameaçou a meta de Maignan. Assim que se assentou na pugna, porém, o Milan abriu o marcador, numa enfiada espetacular de Theo Hernández ao mineiro Junior Messias, um ex-Cruzeiro, que aos 30 anos se torna uma espécie de talismã para o “mister” rubro-negro Stefano Pioli.

Virou de lado a ilusão. Com um elenco muito superior, o “Diavolo” passou a controlar o prélio e abusar das firulas nos instantes de finalização. E aos 29 adveio o castigo em um “contropiede” do time do “Cavalo Marinho”, a saída estabanada do arqueiro Maignan e a pelota a cair, mansa, para um voleio lindo de Bonazzoli. Preciosidade. Que, de todo modo, não espelhava a verdade da contenda. Muito melhor, o Milan voltou a pressionar, excelente a peleja de Theo Hernández. Só que a “rete” não despontava. Então, aos 72’, se duplicou o castigo, num cruzamento exato do ala Mazzochi e o mergulho de cabeça do gigantão Djuric, um bósnio de 1m99, cujo nome, sem piada, acredite quem e se quiser, é ... Milan.

Imediatamente a sorte ajudaria o Milan-Milan. Logo aos 77’, num lance aparentemente despretensioso, Giroud escorou um chutão na intermediária da Salernitana. Perto dos 30 metros a bola sobrou com o croata Ante Rebic que especulou um tiro raso e o golpe de vista traiu o arqueiro Luigi Sepe, que nem esboçou intervir 2 X 2. Inúteis os 4’ de acréscimos, apesar de todo o assédio do “Diavolo”. Na cota de 56 pontos, ainda o líder. Talvez, porém, domingo e segunda-feira, desabe ao terceiro posto. Basta que Inter e Napoli vençam seus jogos. E a Inter tem um jogo atrasado, contra o Bologna, a resgatar.

ROMA (7/41/26) 2 X 2 VERONA (9/37/26)
Roma, Stadio Olímpico
Árbitro: Luca Pairetto
Gols: Volpato, Bove X Barak, Tameze
Cristian Volpato e Edoardo Bove, dois garotos do elenco “Primavera”, com 18 e 19 anos de idade, protegidos do antológico Francesco Totti, livraram José Mourinho de um lastimável fracasso doméstico. Depois de sofrer 0 X 2 no tempo inicial, excelente apresentação do Verona de Igor Tudor, com a entrada de Volpato, aos 62’, e de Bove, aos 81’, a “Loba” reagiu preciosamente. Os tentos de Volpato e de Bove ocorreram cerca de 120 segundos logo após cada qual entrar em ação. Mourinho acabaria expulso, nos acréscimos, a sua terceira exclusão de campo na temporada. O problema da Roma: caso, no domingo, a Fiorentina bata a Atalanta, assumirá a sétima colocação e desalojará a “Loba” de uma vaga na Europa.
SAMPDORIA (15/26/26) 2 X 0 EMPOLI (11/31/26)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Árbitro: Antonio Rapuano
Gols: Quagliarella/2
Pelejas do domingo, dia 20:
VENEZIA (17/21/24) X GENOA (19/15/25)
Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo
Árbitro: Daniele Orsato

INTER (2/54/24) X SASSUOLO (12/30/25)
Milão, Stadio Giuseppe Meazza
Árbitro: Francesco Fourneau
UDINESE (16/24/23) X LAZIO (6/42/25)
Ùdine, Dacia Arena
Árbitro: Luca Massimi
FIORENTINA (8/39/24) X ATALANTA (5/44/24)
Florença, Stadio Artemio Francho
Árbitro: Daniele Doveri
Pelejas da segunda-feira, dia 21:
CAGLIARI (18/21/25) X NAPOLI (3/53/25)
Cágliari, Stadio Unipol Domus
Àrbitro: Maurizio Mariani
BOLOGNA (13/28/24) X SPEZIA (14/26/25)
Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara
Árbitro: Lívio Marinelli
Na sexta-feira:

JUVENTUS (4/47/26) 1 X 1 TORINO (10/33/25)
Turim, Allianz Stadium
Arbitro: Dàvide Massa
Gols: De Ligt X Belotti

Inaugurada em 21 de Agosto de 2021, com o seu desfecho previsto para 22 de Maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, em turno e em returno, já apresentou 249 partidas e 744 tentos, média de 2,99. Os principais artilheiros do certame: Ciro Immobile (Lazio), 19 gols. Dusan Vlahovic (Fiorentina/Juventus), 18=17/1; Giovanni Simeone (Verona), 12; Lautaro Martínez (Inter) e Tammy Abraham (Roma), 11; Domenico Berardi (Sassuolo), João Pedro (Cagliari), Edin Dzeko (Inter) e Antonin Barak (Verona), 10.

No meio desta semana atual, prestes a terminar, houve quatro combates de peninsulares na UEFA. Na Champions League, a Inter amargou uma derrota, em casa, placar terrível que dificilmente resgatará na peleja de volta: Liverpool 2 X 0. E na Europa League aconteceu o resultado mais alvissareiro, o significativo empate do Napoli com o Barcelona no Camp Nou do “Blaugrana”. Em Bérgamo, a Atalanta, de virada, suplantou o Olympìacos da Grécia, 2 X 1, um placar muito perigoso. Em Portugal, a Lazio permitiu que o Porto, também de virada, obtivesse um sucesso por 2 X 1. Nesta próxima semana, uma outra, das seis agremiações do Calcio que prosseguem nas competições da Europa, enfrentará um adversário difícil, intrincado: a Juventus que, na Champions League, visitará o Villarreal da Espanha. A Roma, na Conference League, esperará o sorteio que, dia 25, definirá o seu futuro antagonista.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu Facebook. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!