Com a classificação da Roma, se definem as quartas da Coppa Italia
A "Loba" saiu atrás no resultado mas venceu o Lecce por 3 X 1 e agora pega a Internazionale. Nos outros combates vão se digladiar Atalanta X Fiorentina, Milan X Lazio e Juventus X Sassuolo.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Determinam os atuais regulamentos da Coppa Italia que as equipes teoricamente mais fortes da Série A da Velha Bota, as oito primeiras do seu ranking, apenas entrem na competição na sua etapa de oitavas de final. Pois somente uma delas não se promoveu à fase das oitavas, o Napoli, afetado pela Covid-19 e devastado, dentro do Maradona, pela Fiorentina, 2 X 5. Detalhe: uma outra peculiaridade dos regulamentos beneficiou as melhores ao permitir que mandassem as partidas, únicas da etapa, em seus estádios, circunstância que exacerba o mérito da esquadra “Viola”. Nesta quinta-feira, dia 20 de Janeiro, aconteceu a última das oito pugnas. Eis a sua ficha técnica e a sua síntese.

ROMA 3 X 1 LECCE
Roma, Stadio Olìmpico
Gols: Kumbulla, Abraham, Shomurodov X Calabresi
A cada nova jornada se torna mais incômoda a posição, supostamente privilegiada, de Gianluca Rocchi como o designador de árbitros dos torneios do Calcio. Até com razoável razão ele coloca para apitar, nesta competição, mediadores em busca de mais experiência. No entanto, se sucedem os equívocos de campo, felizmente corrigidos graças à atenção do VAR. No caso desta peleja, aos 15’, Manuel Volpi anulou um gol de Calabresi, do Lecce, ao ver um impedimento que não havia. Coube ao VAR realizar a justiça, Lecce 1 X 0. Sempre superior, de todo modo, a Roma pressionou até igualar, numa testada do albanês Marash Kumbulla, depois de um corner batido pelo português Sérgio Oliveira. Ao intervalo, 1 X 1.

Logo depois do repouso a “Loba” intensificou as buscas pelo desempate. Que aconteceu aos 54’ quando Zaniolo, o melhor da porfia, invadiu através do flanco esquerdo e cruzou na direção da meia-lua do rival. De costas para a meta do Lecce, Kevin Oghenetega Tamaraebi Bakumo-Abraham, um inglês de origem nigeriana, escorou a pelota e, de virada, fulminou o cantinho baixo das traves do mineiro Gabriel. Detalhe: Gabriel havia entrado na peleja aos 21', em substituição ao titular Marco Blave, que se contundiu. Pior, prejudicou bastante a performance do Lecce a expulsão do trapalhão Gargiulo, que aos 71 somou o seu segundo cartão amarelo em meros 120 segundos. O uzbeque Shomurodov faria os 3 X 1, aos 81, depois de receber um lançamento precioso de Mkhytarian e desferir um drible incrível em Gendrey. Curiosidade: nas quartas, a Roma, coordenada por José Mourinho, hospedará a Internazionale, precisamente a introdutora do “Special One” no Calcio, em 2008.

Nascida em 1922, com o triunfo do Vado, um clube da Ligúria que, hoje, praticamente amador, se esconde na Série D, quarta divisão do Calcio, a Copa Itália, montada basicamente no esquema de mata-matas, se caracteriza por também abrigar clubes das repartições inferiores e de todas as regiões da nação. Em cem anos, porém, a disputa muitas vezes se interrompeu e apenas adquiriu constância em 1958. Sucesso, então, da Lazio de Roma. Na verdade, assim, esta é a sua edição 75. Naquela que o Vado venceu se inscreveram 38 agremiações. Em 2019/2020, quando a Juventus atingiu o topo do pódio, absorveu 78. A Covid-19, todavia, provocou um enxugamento radical. O Calcio precisou de espaço para a Eurocopa/2020, que a seleção de Roberto Mancini abiscoitou, e para as eliminatórias da Copa do Catar/2022. A seleção do “Mancio” brigará por uma vaga, entre 24 e 29 de Março, com a Macedônia do Norte e depois, possivelmente, com o difícil Portugal.

Consequência: inaugurada em 7 de Agosto de 2021, esta edição 75 principiou com todos os vinte clubes da Série A, todos os 20 da Série B e ainda os quatro melhores da Série C. Numa fase inicial, em 7 e 8 de Agosto, os quatro times da Série C e os quatro de ranking mais baixo da B duelaram em jogo único. Da C, só o Catanzaro resistiu e acabou detonado, na etapa seguinte, pelo Verona da A. A A segunda fase, pelejas entre 13 e 16 de Agosto, ostentou os quatro sobreviventes, mais os 16 outros da B e mais 12 da Série A, de ranking de 9 até 20. Da B sobraram meros cinco: Benevento, Citadella, Lecce, Crotone e Ternana. A batalha recomeçou em Dezembro, de 12 a 16, quando os 16 que restaram se digladiaram em oito jogos. Só o Lecce se qualificou às oitavas que desenrolaram, sempre numa única partida, os oito vencedores contra os oito de ranking mais alto da A, sempre os mandantes.
Todas as partidas anteriores das oitavas:

ATALANTA 2 X 0 VENEZIA
Gols: Muriel, Mahele
NAPOLI 2 X 5 FIORENTINA
Gols: Mertens, Petagna X Vlahovic, Biraghi, Venuti, Piatek, Maleh
MILAN 3 X 1 GENOA
Gols: Giroud, Rafael Leão, Saelemaekers X Ostigard
LAZIO 1 (0-1) X 0 (0-0) UDINESE
Gol: Immobile
JUVENTUS 4 X 1 SAMPDORIA
Gols: Cuadrado, Rugani, Dybala, Morata/pen X Conti
SASSUOLO 1 X 0 CAGLIARI
Gol: Abdou Harroui
INTER 3 (2/1) X 2 (2/0) EMPOLI
Gols: Sánchez, Ranochia, Sensi X Bajrami, Radu/con

Nas suas 36 porfias até esta data a Copa Itália 2021/2022 registrou 128 tentos, média de 3,56. Programadas para 8 a 10 de Fevereiro, as quartas de final exibirão: Atalanta X Fiorentina, Milan X Lazio, Juventus X Sassuolo, Roma X Internazionale. Só nas semis os desafios adotarão o formato de ida e volta, ainda não estabelecidas as datas respectivas. Daí, a final, quaisquer que sejam os adversários, ocorrerá no Olímpico de Roma. Com 14 títulos, a Juventus é a maior campeã. A Roma tem 9 lauréis. Inter e Lazio somam sete cada.

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!