Silvio Lancellotti A quantas andam as eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar/2022

A quantas andam as eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar/2022

Apenas Oceania, África e Europa, nesta semana, não mobilizam suas equipes. O Velho Continente, porém, está prestes a iniciar a sua Copa de Seleções. E a Concacaf encerra a sua primeira fase.

Um pôster da Copa do Qatar

Um pôster da Copa do Qatar

Reprodução

Acredite quem quiser, mas sobrevivem sem muitos transtornos as Eliminatórias para a Copa do Qatar/2022. Apenas três das seis Confederações afiliadas à FIFA, a OFC da Oceania, a CAF da África e a UEFA da Europa não se mobilizarão nesta semana. A OEC e a CAF porque a Covid-19 reprogramou as suas partidas de qualificação. E a Europa, de datas planejadas para Setembro, porque, no dia 11, começa o seu campeonato continental.

O logotipo da Confederação Africana

O logotipo da Confederação Africana

Reprodução

Em número de afiliadas, com 54 a África só fica atrás da Europa, com 55. Na formatação das suas eliminatórias, a CAF dividiu as 54 em duas turmas. Reservou as 26 mais bem ranqueadas e compeliu as outras 28 a 14 mata-matas que se realizaram entre 4 e 10 de Setembro de 2019. Daí, com aquelas 26 e as 14 restantes, montou dez grupos de quatro que, não fosse a pandemia, já teriam iniciado os seus prélios em Junho de 2020.

Detalhes do uniforme do Senegal

Detalhes do uniforme do Senegal

Reprodução

Esses cotejos, agora, acontecerão entre 1º de Setembro e 16 de Novembro. Então, com os dez vencedores, por um sorteio, se estabelecerão, para Março, cinco mata-matas, cujos líderes levarão as cinco vagas da África ao Qatar. Como, na CAF, habitualmente, nada é previsível, se torna impossível imaginar favoritos. De todo modo, conheça os seus dez primeiros no ranking mundial da FIFA: Senegal (20), Tunísia (29), Nigéria (33), Argélia (40), Marrocos (41), Egito (49), Gana (50), Camarões (53), R. D. Congo (56) e Costa do Marfim (57).

Dois modelos do distintivo da Austrália

Dois modelos do distintivo da Austrália

Reprodução

Historicamente dominada pela Austrália, a Oceania nem vaga completa merece na Copa. Aliás, por uma questão lógica de equidade, a Austrália, hoje, inclusive, disputa as Eliminatórias da AFC, na Ásia. Tal opção deixou a Nova Zelândia, teoricamente, alguns degraus acima das outras no ranking da FIFA. Ocupa a posição de número 122. A OFC dividiu as suas seleções em duas chaves de cinco e de seis equipes. E, em cada grupo, todas desafiarão todas num único turno e numa única sede. As duas melhores de cada grupo disputarão mata-matas de ida e retorno. Tudo previsto para principiar em Janeiro de 2022.

Uma camisa de goleiro do México

Uma camisa de goleiro do México

Reprodução

A Concacaf, confederações da América do Norte, da América Central e do Caribe, 35 afiliadas, preservou as cinco de melhor posição na lista da FIFA: México (11), Estados Unidos (20), Jamaica (45), Costa Rica (50) e Honduras (67). E repartiu as outras 30 em cincos grupos de cinco e mais um de quatro, por causa da desistência de Santa Lúcia. Em cada chave as seleções se confrontam, todas contra todas, por pontos corridos mas num turno único, dois dos seus combates dentro de casa, os outros dois no campo do adversário.

O Khalifa Stadium, do Qatar, na noite da sua inauguração

O Khalifa Stadium, do Qatar, na noite da sua inauguração

@qatar2022

Já ocorreram pelejas de 24 a 30 de Março, praticamente a metade do caminho. E oito seleções já não têm chances: Anguilla, Aruba, Bahamas, Cuba, Dominica, Ilhas Caiman, Ilhas Virgens Britânicas e Turks & Caicos. Desta quarta-feira, dia 2, até a terça-feira da próxima semana, dia 8, se decidirão os campeões dos grupos. Os quais, daí, serão emparceirados em três desafios de ida e retorno, dia 12 e dia 15. Sobrarão três seleções que, somadas às cinco reservadas, disputarão um certame de ida e volta, por pontos corridos. As três primeiras estarão no Qatar. A quarta, a campeã da Oceania, a quinta da América do Sul e a repescada da Ásia serão emparceiradas em duelos de ida e volta que, em Junho de 2022, definirão mais duas classificadas. Detalhe: por causa da calorama na região, a Copa não ocorrerá num meio de ano mas, sim, do dia 21 de Novembro até o 18 de Dezembro.


Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Últimas