A Inter empaca em Bérgamo e o Milan deve conquistar a liderança
Primeiro tempo medíocre, muitas chances perdidas no final, 0 X 0 da "Biscione" com a Atalanta. Nesta segunda, em casa, contra o Spezia, o "Diavolo", um jogo mais, pode passar um ponto à frente.
Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti

Sábado, 15 de Janeiro de 2022. Transcorriam os 19’ do combate entre a Juventus e a Udinese, pelo “Nazionale” da Bota, quando Paulo Dybala, o capitão da “Senhora”, recebeu um toque sutil de Moise Kean, invadiu a área da visitante e, de canhota, fuzilou o arqueiro Padelli, 1 X 0 no placar do Allianz Stadium. Dybala não comemorou. Um dedo erguido na direção das tribunas da cartolagem da Juve, meramente lhes endereçou um olhar duro e desafiador. O fato de a administração “bianconera” não se manifestar a respeito da reforma de seu contrato, numa gaveta desde Outubro de 2021, obviamente serviu para exacerbar as suspeitas de sua insatisfação diante de tanta demora. Por quê tal postura?

Claro que lhe perguntaram, após o jogo. Pois Dybala se justificou, ironicamente: “Grande bobagem. Eu apenas procurava por um amigo meu”. Também indagado, Max Allegri, o treinador da “Senhora”, fez piada: “Acredito. Deve ser bem difícil, mesmo, caçar alguém num estádio vazio...” De acordo com as novas normas de segurança anti-Covid-19, não se vendem mais de 5.000 ingressos a cada cotejo, todos para “tifosi” do mandante. Apelidado “Joya”, o craque argentino ainda criou o lance do tento de McKennie, 2 X 0. E a Juve escalou os 41 pontos em 22 pelejas. Exatamente como os pontos da Atalanta de Bérgamo, em 20 pugnas, a hospedeira da Internazionale neste domingo, dia 16. Árdua tarefa, vencer.

E existe um outro obstáculo que a “Deusa” necessitará superar. No dia 25 o Dr. Gerardo Mastrandrea, “Giudice Sportivo” do Calcio, analisará o caso da porfia em que a Atalanta bateu a Udinese, em Ùdine, por 6 X 2. Desfalcada pela pandemia, a anfitriã solicitou um adiamento que a Lega Serie A negou. Atuou com um time improvisado e acabou mais devastada ainda. O resumo: a Juve torceu para a Inter bater a “Deusa” e torcerá para que Mastrandrea anule os 6 X 2 e determine um novo prélio. E a Juve também torcerá para o Bologna bater o Napoli, nos 43 pontos. Dessa maneira, ainda na “giornata” do intrigante mistério de Dybala, se reaproximaria inesperadamente do topo da classificação e da sua ansiada vaga à Champions League. Eis as fichas e as sínteses dos jogos desta rodada 22.
Domingo, 16 de Janeiro:

ATALANTA (4ºlug/42pg/21jog) 0 X 0 INTER (1º/50/21)
Bérgamo, Gewiss Stadium
Um primeiro tempo rigorosamente medíocre de ambas as agremiações. Houve mais advertências do que chances de gol. E o mediador Dávide Massa se obrigou a mostrar só dois amarelos, um de cada lado, e num intervalo de cinco minutos, já quase ao terminar a etapa inicial. Gian Piero Gasperini e Simone Inzaghi, os respectivos técnicos, não fizeram quaisquer alterações no intervalo. E os “tifosi” da casa, somente 5.000 espectadores, se acomodaram à espera que, na conversa de vestiário, a Atalanta se reacendesse.

A “Deusa”, de fato, retornou bem mais veemente e, logo aos 49’, o arqueiro Handanovic perpetrou um formidável milagre diante de uma linda investida de Pessina. Musso, porém, reprisaria a façanha, na meta da Atalanta, aos 58, num chute cruzado de Edin Dzeko. Aliás, a “Biscione”, a serpente mitológica de Milão, paulatinamente melhorou e, aos 66’, Palomino precisou se desdobrar para impedir que, de arco vazio, Darmian completasse a encoberta de Dzeko em Musso. Aos 71, a um metro do gol, Dzeko testou pelo alto um presentaço de Dumphries. As chances se sucederam, a Inter dominante, a Atalanta já exausta.

Ironicamente, caberia ao elenco do Gasp não saborear a oportunidade mais preciosa da pugna, aos 81’, quando o bom Bastoni entregou uma pelota dominada a Muriel, quase na linha divisória do gramado. O colombiano, de todo modo, arrematou fraquinho, da entrada da área, e o esperto Handanovic conseguiu espalmar para escanteio. Pasalic também falharia, aos 87, depois de uma enorme bobagem de D’Ambrosio. Logo no lance seguinte D’Ambrosio de novo fracassou, porém no ataque, ao errar o alvo, diante de Musso, ao receber um passe espetacular de calcanhar de Barella. Mas o placar empacou no 0 X 0. Excelente para o Milan que, nesta segunda, pega o frágil Spezia, no seu San Siro, e muito provavelmente chegará aos 51 pontos. Líder, ainda que com um cotejo menos.

ROMA (6º/35/22) 1 X 0 CAGLIARI (18º/16/22)
Roma, Stadio Olìmpico
Gol: Sérgio Oliveira/pen
Imediatamente no seu combate de estréia na “loba”, o português Sérgio Oliveira, emprestado pelo Porto, a pedido de José Mourinho, o atual treinador da Roma, se destacou com uma atuação preciosa, e inclusive anotou o tento da vitória na cobrança de um penal. O “Zé Special One”, aliás, nem se incomodou com uma tão ostensiva subversão da hierarquia do time, determinar que batesse a infração um recém-chegado que mal conhece os nomes dos seus companheiros. Valeu porque a “gialorossa” amealhou os seus primeiros pontos em 2022. O brasileiro João Pedro, do Cagliari, desperdiçou, aos 85’, o petardo que significaria o empate. O arqueiro Rui Patrício, outro luso da “Loba”, espalmou na trave.

SASSUOLO (12º/28/22) 2 X 4 VERONA (10º/30/22)
Sassuolo, MAPEI Stadium
Gols: Scamacca, Defrel X Caprara, Barak/3/1pen
VENEZIA (17º/18/21) 1 X 1 EMPOLI (11º/29/22)
Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo
Gols: Okereke X Zurkowski
Segunda-feira, 17 de Janeiro
MILAN (2º/48/21) X SPEZIA (16º/19/21)
Milão, Stadio di San Siro
BOLOGNA (13º/27/20) X NAPOLI (3º/43/21)
Bolonha, Stadio Renato Dall’Ara
FIORENTINA (8º/32/20) X GENOA (19º/12/21)
Florença, Stadio Artemio Franchi
Já realizados no sábado, 15 de Janeiro

JUVENTUS (5º/41/22) 2 X 0 UDINESE (14º/20/20)
Turim, Allianz Stadium
Gols: Dybala, McKennie
SALERNITANA (20º/11/20) 0 X 2 LAZIO (7º/35/22)
Salerno, Stadio Arechi
Gols: Immobile/2, Lazzari
SAMPDORIA (15º/20/22) 1 X 2 TORINO (9º/31/21)
Gênova, Stadio Luigi Ferraris
Gols: Caputo X Singo, Praet

Principiada em 21 de Agosto e com o seu desfecho previsto para o dia 22 de Maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, em turno e em returno, já apresentou 212 partidas e 650 tentos, a média de 3,07. Os principais artilheiros do certame: Ciro Immobile (Lazio), 17 gols; Dusan Vlahovic (Fiorentina), 16; Giovanni Simeone (Verona), 12; Lautaro Martínez (Inter), 11. Domenico Berardi (Sassuolo), 10; Duván Zapata (Atalanta), João Pedro (Cagliari) e Gianluca Scamacca (Sassuolo), 9. Nesta próxima semana, sem cotejos pelo “Nazionale”, o Calcio abrirá espaço à continuação das oitavas de final da Copa Itália. Eis a tabela, com os três jogos já realizados e com aqueles cinco que ainda acontecerão.

Dia 12 de Janeiro, quarta-feira:
ATALANTA 2 X 0 VENEZIA
Dia 13 de Janeiro, quinta-feira
NAPOLI 2 X 5 FIORENTINA
MILAN 3 X 1 GENOA
Dia 18 de Janeiro, terça-feira:
LAZIO X UDINESE
JUVENTUS X SAMPDORIA
Dia 19 de Janeiro, quarta-feira:
SASSUOLO X CAGLIARI
INTER X EMPOLI
Dia 20 de Janeiro, quinta-feira:
ROMA X LECCE
Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, seja cauteloso e seja solidário, use máscara, por favor. E fique com o abraço virtual do Sílvio Lancellotti! Obrigadíssimo!