Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs
Publicidade

A França bate a Holanda, 2 X 1, e enfim celebra o título da Copa

Depois de uma comemoração sem graça nenhuma ao voltar da Rússia, a seleção de Deschamps preenche de euforia o seu Stade de Saint-Denis

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti


Mbappé, 1 X 0 e a celebração de um garoto devidamente amadurecido
Mbappé, 1 X 0 e a celebração de um garoto devidamente amadurecido

No resgate do evento chinfrim que realizou no dia 17 de Julho, com a sua delegação mal e porcamente encarapitada em um caminhão, num passeio rapidinho, ridículo, de meia hora, nos Champs Elysées de Paris, diante de um milhão de frustradíssimas pessoas que desejavam mais, a FFF, a federação que organiza o Futebol na França, programou um evento de fato grandioso para este domingo, dia 9 de Setembro: a efetiva celebração da sua conquista da Copa Jules Rimet na recente competição da Rússia/2018.

A chegada da delegação em Paris, muita gente e um passeio chinfrim
A chegada da delegação em Paris, muita gente e um passeio chinfrim

Planejou uma festança no Saint-Denis da capital, repleto em seus 81.338 lugares, ao terminar o cotejo entre a sua seleção, comandada por Didier Deschamps, e a visitante Holanda de Ronald Koeman. O jogo valeria pela segunda rodada da nova Nations League da Europa, no Grupo 1 que também inclui a Alemanha. Na jornada inicial, dia 6, o elenco dos “Bleus” de Deschamps havia empatado, 0 X 0, em Munique, com os tedescos de Joachim Loew.

Bem, valeria? Muito mais do que valeu. Descontraídos, relaxados, os pupilos de Deschamps se divertiram bastante no gramado enquanto, ao fundo, à maneira do que fazem os ingleses, os torcedores entoavam esfrofes da “Marselhesa”, aliás, o hino que tinham cantado “à capela”, sem o apoio de uma orquestra, na clássica cerimônia protocolar antes de cada partida.

Mbappé, o momento exato do gol do 1 X 0
Mbappé, o momento exato do gol do 1 X 0

Literalmente estratosférico, o garoto Kilyan Mbappé, 19 de idade e cada vez mais maduro, exigiu duas defesas de fato acrobáticas do arqueiro Jasper Cillessen até colocar o seu gol no placar aos 14’. Desceu pela direita, armou uma ofensiva que acabou por levar a pelota até o outro lado, e daí induziu Proepper a cometer uma barbeiragem, recuo de bola, de cabeça, que Matuidi capturou e então, livre na esquerda, cruzou para Mbappé registrar o seu nono tento em 24 porfias com os “Bleus”. No seu banco de reservas, estoico, impávido, as mãos nos bolsos, Koeman esperava que, no intervalo, pudesse modificar a situação. Detalhe: para quem conheceu o grande líbero que atuou pelos três clubes principais da sua pátria (Ajax, Feyenoord e PSV) e foi também o seu treinador, astro da “Laranja Mecânica” com 14 tentos em 78 prélios, impressionou constatar como ganhou peso e se tornou um gorducho.

Publicidade
Babel, de cabeça cor de magenta, a ilusão da igualdade, 1 X 1
Babel, de cabeça cor de magenta, a ilusão da igualdade, 1 X 1

Efetivamente a Holanda cresceu, de forma radical, na etapa derradeira. E aos 67’ conseguiu a igualdade graças a uma tabela de Promes e Tete, através do flanco destro e às costas do distraído Lucas Hernández, que redundou num passe rasante e na investida e na finalização de Ryan Babel, de canela, o Babel surinamês de cabelos tingidos de magenta. O empate acordou os “Bleus”, que reagiram quase imediatamente, aos 75’, da maneira mais preciosa, um gol de Giroud, de voleio, ele que havia passado toda a Copa da Rússia em jejum e que não celebrava um tento já fazia dez contendas. Bastou, França 2 X 1, três pontos na tabela de classificação e mácula nenhuma na festança.

Giroud, o gol depois de um jejum de dez partidas
Giroud, o gol depois de um jejum de dez partidas

Mas, como funciona essa Nations League, que começou as suas batalhas na quinta-feira, 6 de Setembro, com o clássico Alemanha X França, resultado de 0 X 0? Trata-se de uma disputa entre seleções que a UEFA, a entidade que organiza o Futebol na Europa, inventou para mobilizar as suas 55 afiliadas, a sua mídia e, principalmente, claro, os distribuidores das verbas de patrocínio, e aproveitar as chamadas “Datas FIFA” com pelejas verdadeiramente oficiais e não apenas caça-níqueis e sem um valor de fato comparativo. Além do ótimo tesouro, o equivalente a R$ 320 milhões em premiações, a NL, prevista para ocorrer a cada dois anos antes da Copa UEFA, ainda propiciará mais quatro vagas de qualificação à sua competição--matriz e, evidentemente, concederá pontos cruciais para o ranking de seleções do Velho Continente.

Publicidade
A taça da Nations League
A taça da Nations League

Interessantíssimo princípio: com base no ranking antigo, aquele completado logo após a fase de grupos das últimas eliminatórias da Europa à Copa do Mundo da FIFA, a da Rússia/2018, a UEFA separou as 55 afiliadas em quatro divisões. Na A, obviamente a das melhores, ficaram doze seleções. Na B, mais doze. Na C, outras quinze. Na D, as remanescentes dezesseis. Em cada grupo das divisões se definiram cotejos de ida e de volta, a se disputarem entre este dia 6 e o dia 20 de Novembro. Os quatro vencedores se digladiarão, daí, entre o 5 e o 9 de Junho de 2019, para se decidir o campeão. Melhor: ineditamente haverá quatro seleções rebaixadas da A à D. E respectivamente haverá outras quatro seleções promovidas com o seu acesso desde a D até a A.

A distribuição das seleções, Série por Série
A distribuição das seleções, Série por Série

Um sorteio distribuiu as doze de ranking superior, ou as doze da Série A, nas quatro chaves aqui explicitadas:

Publicidade

1 – Alemanha, França e Holanda

2 – Bélgica, Suíça e Islândia

3 – Portugal, Itália e Polônia

4 – Espanha, Inglaterra e Croácia

Os outros duelos já completados neste início de NL:

Suíça 6 X 0 Islândia

Itália 1 X 1 Polônia

Inglaterra 1 X 2 Espanha

Eis os prélios restantes:

Dia 10 Portugal X Itália

Dia 11 Islândia X Bélgica e Espanha X Croácia

Gostou? Clique em "Compartilhar", em "Tweetar", ou deixe a sua opinião em "Comentários". Muito obrigado. E um grande abraço!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.