Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Silvio Lancellotti - Blogs
Publicidade

A Fiorentina, a Lazio e a Roma ganham vagas nas Copas da Europa

Por 2 X 0 a esquadra "Viola"  superou a desinteressada Juventus. À ´"Aguia' bastou a igualdade, 3 X 3, com o perigoso Verona. E a "Loba", por 3 X 0, mais soterrou o pobre Genoa na segunda divisão.

Silvio Lancellotti|Do R7 e Sílvio Lancellotti


A festa da torcida da Fiorentina, de retorno à Europa
A festa da torcida da Fiorentina, de retorno à Europa

Prevaleceram as exigências técnicas e, principalmente, as necessidades financeiras. A tabela de partidas estabelecia que toda a rodada de número 38, a última do “Nazionale” da Itália em 2021/2022, deveria ocorrer no domingo, dia 22 de Maio. Mais importante, todavia, do que brigar por vaga nas futuras Copas da Europa, na quarta-feira, dia 25 de Maio, a equipe da Roma se debaterá com o Feyenoord da Neerlândia, a ex-Holanda, pela decisão da Conference League da UEFA. Por isso a Lega Série A antecipou para a sexta-feira, dia 20, seu duelo contra o Torino. A “Loba” ganhou de 3 X 0 e, além de criar um embalo excelente, paralelamente já garantiu o seu lugar na divisão logo de cima, a Europa Legue.

A capa do Twitter da Fiorentina
A capa do Twitter da Fiorentina

Ao reformular a tabela, a intenção da Lega A era limitar à penúltima das datas os jogos destinados à luta por lugares nas Copas subalternas da Champions League. E, então, se concentrariam na derradeira os que valessem pela disputa do título da temporada e pela “salvezza” da queda à Série B. Com seus 3 X 0, a Roma complicou a Fiorentina, neste sábado obrigada a superar a Juventus para não depender, na corrida por espaço na Conference League, de Atalanta X Empoli. Óbvio, de todo modo, que as atenções maiores da “tifoseria” se congregarão no domingo, com o Milan apenas necessitado do empate em visita ao Sassuolo para abiscoitar o troféu. Eis as sínteses das pelejas deste sábado, dia 21:

Duncan, o autor do 1 X 0
Duncan, o autor do 1 X 0

FIORENTINA (7º/62/38) 2 X 0 JUVENTUS (4º/70/38)

Florença, Stadio Artemio Franchi

Publicidade

Árbitro: Daniele Chiffi

Gols: Duncan, González/pen

Publicidade

Max Allegri, o treinador da “Senhora”, descompôs o seu elenco titular e, uma justa homenagem, colocou no prélio os três jogadores que agora se despedem da agremiação: o seu capitão Chiellini, Dybala e Bernardeschi. E também poupou titulares como Morata e o DV7 Vlahovic, um ex. Do outro lado, porém, mesmo desalentado pela perda da vaga na Europa League, o time de Vincenzo Italiano, apoiado por uma torcida sempre fanática, ao menos batalhou por um espaço na Conference. E abriu o placar aos 46’, Duncan, na sobra de uma confusão absurda na grande área da desconjuntada retaguarda alvinegra.

O exato momento do gol de Duncan
O exato momento do gol de Duncan

Cumpriu muito bem sua missão, o Chiello, substituído no intervalo por Rugani depois de uma trombada de cabeças com Piatek na qual sangrou e tingiu sua camisa de rubro. Vlahovic, o ex, o DV7, só entrou na pugna aos 76’, claro que debaixo de apupos. Allegri ainda honrou o arqueiro Pinsoglio, segundo reserva da Juve, ao colocá-lo em ação na etapa derradeira. Mesmo um eterno na “panchina”, ele se destacou pelo humor e pelo estímulo que transmitiu a seus companheiros. Teve a chance de pegar um penal aos 94’. Foi impecável, no entanto, a cobrança de González. Brava a esquadra “Viola”, de retorno às liças da Europa depois de meia década de tentativas invariavelmente frustradas,

Publicidade
Lazio, um empate suficiente
Lazio, um empate suficiente

LAZIO (5º/64/38) 3 X 3 VERONA (9º/53/38)

Roma, Stadio Olimpico

Árbitro: Andrea Colombo

Gols: Cabral, Anderson, Pedro X Simeone, Lasagna, Hongla

Uma simples igualdade serviria para que a “Águia” suplantasse a rivalérrima Roma na classificação. Resultado interessante não só pela inimizade citadina mas porque o quinto lugar lhe asseguraria, na Europa League, uma passagem direta à fase de grupos, sem o risco das eliminatórias. Saiu atrás no placar, 0 X 2 em meros 14’. Mesmo sem Immobile, o líder dos artilheiros, revirou o resultado. Não agüentou a disposição atlética do Verona e acabou por conceder o empate. Daí, mais do que protocolar, o jogo se tornou pelada.

Atalanta, um desfecho medíocre, dentro de casa
Atalanta, um desfecho medíocre, dentro de casa

ATALANTA (8º/59/38) 0 X 1 EMPOLI (14º/41/38)

Bérgamo, Gewiss Arena

Árbitro: Rosario Abisso

Gols: Stulac

Impactante a irregularidade da Atalanta, que chegou a namorar o comando da tabela, no início do Campeonato, pareceu solidificada entre os quatro da Bota na Champions League, e encerra a “stagione” tristemente relegada a uma distante e medíocre oitava colocação.

Bologna, a humilhação do Genoa, em pleno Ferraris
Bologna, a humilhação do Genoa, em pleno Ferraris

GENOA (19º/28/38) 0 X 1 BOLOGNA (12º/46/38)

Gênova, Stadio Luigi Ferraris

Árbitro: Gianpiero Miele

Gols: Barrow

Genoa rebaixado à Série B. Pior. Caso o Venezia bata o Cagliari, no domingo, ocupará a rabeira da classificação. Pobre Genoa, de 1893 é o clube mais antigo da Bota.

No domingo, dia 22 de Maio:

SASSUOLO (10º/50/37) X MILAN (1º/83/37)

Sassuolo, MAPEI Stadium

Árbitro: Daniele Doveri

Milan e Inter, "Diavolo" e "Biscione"
Milan e Inter, "Diavolo" e "Biscione"

INTER (2º/81/37) X SAMPDORIA (15º/36/37)

Milão, Stadio Giuseppe Meazza

Árbitro: Marco Di Bello

SPEZIA (16º/36/37) X NAPOLI (3º/76/37)

La Spezia, Stadio Alberto Picco

Árbitro: Matteo Marchetti

SALERNITANA (17º/31/37) X UDINESE (13º/44/37)

Salerno, Stadio Arechi

Árbitro: Daniele Orsato

VENEZIA (20º/26/37) X CAGLIARI (18º/29/37)

Veneza, Stadio Pier Luigi Penzo

Árbitro: Fabio Maresca

Na sexta-feira, dia 20:

Roma, também na Europa
Roma, também na Europa

TORINO (11º/50/38) 0 X 3 ROMA (6º/63/38)

Turim, Stadio Grande Torino

Árbitro: Abraham/2/1pen, Pellegrini/pen

Gols: Massimiliano Irrati

Inaugurada em 21 de agosto de 2021, e com seu desfecho previsto para 22 de maio de 2022, esta edição da Série A do Futebol da Velha Bota, a 120ª na História do Calcio, a 90ª desde a implantação do campeonato de pontos corridos, já viu 375 jogos e 1.076 tentos, média de 2,87. Principais artilheiros: Ciro Immobile (Lazio), 27 gols, Dusan Vlahovic (17/Fiorentina + 7/Juve), 24; Lautaro Martínez (Inter), 21; Tammy Abraham (Roma), Giovanni Simeone (Verona), 17; Gianluca Scamacca (Sassuolo), 16; Domenico Berardi (Sassuolo), 15; Marko Arnautovic (Bologna), Viktor Osimhen (Napoli), 14; Mario Pasalic (Atalanta), João Pedro (Cagliari), Andrea Pinamonti (Empoli), Edin Dzeko (Inter) 13; Gerard Deulofeu (Udinese), Gianluca Caprari (Verona), 12; Sergej Milinkovic-Savic (Lazio), Rafael Leão (Milan), Lor Insigne e Dries Mertens (Napoli), Francesco Caputo (Sampdoria), Beto (Udinese), Antonin Barak (Verona), 11.

Immobile, o MVP da temporada
Immobile, o MVP da temporada

Gostou? Clique num dos ícones do topo para “Compartilhar”, ou “Twittar”, ou deixe a sua opinião sobre este meu texto no meu “FaceBook”. Caso saia de casa, vã com cautela e solidariedade, use máscara, por favor. E fique com o meu abraço virtual! Obrigadíssimo!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.