Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Lucas Pereira - Blogs

Fim do campeonato belga acende o alerta

Presidente da UEFA faz apelo para que as ligas não sejam encerradas

Lucas Pereira|Do R7 e Lucas Pereira

Uma decisão chamou a atenção do mundo futebolístico esta semana.

A Pro-League, responsável pelo campeonato belga, deu por encerrada a temporada 2019/2020, e declarou o Brugge campeão, antes mesmo da realização dos play-offs.

A situação do torneio era a seguinte: o Brugge estava sete pontos na frente do Gent, vice-líder, faltando ainda 30 pontos a disputar.

Todos os times concordaram com a decisão, que causou polêmica.


Muitas Ligas pela Europa estão na reta final, e a chance disso acontecer em outros campeonatos cresceu assustadoramente.

Na Liga holandesa por exemplo, o Ajax escreveu uma petição para a Federação pedindo o encerramento do campeonato, faltando ainda oito rodadas para terminar.


O receio é que outras Federações européias tomem a mesma iniciativa, chamando os clubes para entrar num conscenso.

Pensando nisso, a UEFA, junto com a Associação de clubes europeus, enviou uma carta para todas as Federações, pedindo que os campeonatos não sejam encerrados prematuramente.


No documento, as autoridades falam que estão confiantes num breve regresso do futebol no continente. Provavelmente em julho, para que os torneios sejam definidos dentro de campo.

Algumas Federações já estão se organizando para que o retorno seja ainda mais cedo. Muitos falam que na segunda quinzena de junho, os campeonatos já podem ter o seu reinício.

Difícil acreditar nisso lendo nos jornais a situação caótica e assustadora que os maiores centros do futebol europeu vem enfrentando. A pandemia vem castigando a Espanha, a Itália e o Reino Unido.

Diante desse cenário, realmente cresce a possibilidade de haver um acordo para o término das Ligas.

Podem ocorrer dois tipos de acordo.

Um para encerrar a competição do jeito que está sem declarar um vencedor, mas contando com a classificação final para definir as vagas das competições européias.

O outro acordo seria do jeito que a Federação belga fez. Declarar sim um campeão antecipado, e usar a classificação final para as ligas européias.

Acredito que em alguns campeonatos isso é possível.

Na Premier League, por exemplo, o Liverpool tem 25 pontos de vantagem sobre o Manchester City, segundo colocado, faltando nove rodadas para o fim.

Na França também a parada já está decidida, com o PSG abrindo 12 pontos para o Olimpique de Marselha, mesmo com um jogo a menos que o rival.

Mas e naqueles que estão bem equilibrados, com uma diferença mínima entre os primeiros colocados?

A diferença de premiação do campeão para o vice costuma ser grande. Sem falar no status do título.

Na Espanha, decretar o Barcelona campeão, criaria muita polêmica. O time catalão, justamente assumiu a liderança na última rodada disputada, e abriu dois pontos para o Real Madrid. Ainda restam onze rodadas para o final.

Duvido que o campeonato espanhol acabe assim, sem a disputa das últimas rodadas.

Na Itália a situação é parecida. A Juventus só tem um ponto de vantagem para a Lázio. Na Alemanha, O Bayern de Munique tem Borussia Dortmund e Leipzig bem próximos. A diferença do primeiro para o quarto colocado é de apenas seis pontos.

Nessas Ligas, encerrar antes do tempo não me parece ser uma decisão inteligente.

Antecipar a volta das atividades com jogos realizados com portões fechados, também não me parece ser uma alternativa viável. O negócio, parece ser esperar até julho mesmo.

Os dirigentes vão ter que quebrar a cabeça e ter muito jogo de cintura para conciliar o interesse de todos os clubes, Federações e jogadores envolvidos.

Mas não vejo nada demais em declarar um vencedor antecipado nos campeonatos que já estão decididos.

Até a próxima.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.