Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vicente Matheus transformou pedra em dinheiro e se tornou o presidente mais folclórico — e querido — do Corinthians

Série documental “Vicente Matheus - Haja o que Hajar” estreia nesta quarta-feira (12) no PlayPlus

História em Campo|Ivan BelmudesOpens in new window

Vicente Matheus, o presidente mais folclórico da história do Corinthians Arquivo pessoal/Família de Vicente Matheus

Hoje, quarta-feira (12), é dia de Clássico Alvinegro, o mais antigo da história de São Paulo. Dia do esperado confronto dos amigos Memphis x Neymar na Neo Química Arena, em Itaquera. Mas também é dia de estreia para todos os amantes do futebol, em especial os corintianos, pois todos os episódios de Vicente Matheus - Haja o Que Hajar já estão disponíveis, de graça, no PlayPlus.

Poucas figuras representam tanto o Corinthians em sua história e essência quanto Vicente Matheus. Para brincar um pouco com isso, usando o bom humor característico do mandatário corintiano, nossa viagem histórica de hoje trará alguns fatos que comprovam essa tese.

“Tive uma infantilidade muito difícil”

Bem, para começar, é bom lembrar que Vicente Matheus, apesar de ter sido a maior parte da vida milionário (inclusive ajudando o Corinthians), veio de origem humilde. Era um imigrante espanhol, que dividia a cama com os irmãos para dormir, passava necessidade, fome e sonhava com o período em que nada mais faltaria.

Assim como disse Afonso (neto de Vicente), ele transformou “pedra em dinheiro”, pois a família adquiriu fortuna ao administrar pedreiras na Zona Leste de São Paulo.


Vicente Matheus fez fortuna ao administrar pedreiras na Zona Leste de São Paulo Arquivo pessoal/Família de Vicente Matheus

Ou seja, assim como o Corinthians, Vicente Matheus começou por baixo, e teve que lutar muito para conquistar seu espaço (assim como contamos no texto sobre o primeiro Paulistão do Timão).

“Depois da tempestade, vem a ambulância”

Mas o homem era predestinado a ser grande, entrou na vida corintiana, na política e no esporte, gostava de nadar no Tietê (o documentário, inclusive, tem um vídeo exclusivo que mostra o amor de Vicente pela natação, que poucos conhecem).


Em pouco tempo foi entrando na política do clube até se tornar diretor de futebol em 1954, quando conquistou o histórico título do Campeonato Paulista do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, um dos mais importantes da história do clube e último antes da interminável fila de 23 anos sem canecos.

Conquista do 4º Centenário é uma das mais emblemáticas da história do Corinthians Divulgação/Corinthians

“Peço aos corintianos que compareçam às urnas para naufragar nossa chapa”

Vicente pegou gosto pelo poder e, depois de 1954, nunca mais saiu da vida política do clube. Venceu as eleições de 1959, tornando-se assim, pela primeira vez, presidente do Corinthians.


Suas gestões eram marcadas pela austeridade, busca do fim da fila de conquistas (que durou 23 anos), construção de um estádio para a Fiel em Itaquera… (algo que, de certa forma, ajudou a tornar real, muitos anos depois).

Foi presidente do clube diversas outras vezes, intercalando anos como vice ou diretor, até 1991, quando começou a se afastar da vida política do Timão, dando espaço para esposa e grande amor Marlene Matheus.

Corinthians e Marlene: os grandes amores da vida de Vicente Matheus PAULO PINTO/ESTADÃO CONTEÚDO — 13.11.2008

“Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão”

Vicente foi campeão pelo Corinthians diversas vezes, marcado em muitas das mais simbólicas conquistas do clube, como:

  • O Paulistão do IV Centenário 1954 (como diretor de futebol);
  • O Paulistão de 1977 (do fim da fila);
  • O Paulistão de 1979;
  • O Paulistão de 1988 (com Ronaldo, Viola e cia de meninos do Terrão);
  • O Campeonato Brasileiro de 1990 (o primeiro título nacional da história do Corinthians).
Vicente Matheus e a taça do Brasileirão de 1990 conquistada pelo Corinthians ANA CAROLINA FERNANDES - ESTADÃO CONTEÚDO — 18.12.1990

“Esse é um resultado que agradou gregos e napolitanos”

Vicente Matheus foi, sem sombra de dúvidas, uma das pessoas mais importantes da história do Corinthians, mas mesmo vaidoso (que sempre foi) entendia que era pequeno diante da história de um grande clube e que o seu legado serviria de início para uma trajetória que mesmo sem ele continuaria vencedora.

Fica no torcedor a saudade do homem que colocava o clube acima da própria ambição, mas que sabia: “Comigo ou sem migo o Corinthians será campeão”.

“O jogo só acaba quando termina”

A série documental exclusiva Vicente Matheus - Haja o que Hajar está disponível no PlayPlus. Ao assistir os três capítulos, o espectador conhecerá além da trajetória esportiva do ídolo do Timão, um pouco do homem por trás do personagem, toda a complexidade, amores e erros que humanizam a lenda corintiana.

Com fotos e vídeos exclusivos, contamos detalhes jamais mostrados da intimidade do mandatário corintiano que ajudam a traçar o complexo perfil deste que é um dos mais comentados presidentes da história do futebol brasileiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.