Sport já estreou gigante em competições nacionais
Conheça a história do Leão da Ilha na Taça Brasil de 1962

A RECORD mostra neste domingo (6), às 18h30, o confronto entre o Sport e Palmeiras. Pensando nisso, nossa viagem histórica de hoje vai para a década de 1960, para quando o clube de Recife estreava em campeonatos nacionais.
O ano era 1962. O Sport, por ser o campeão pernambucano de 1961, se credenciou para a disputa da Taça Brasil (o Brasileirão da época) e iniciava assim sua vitoriosa trajetória nacional.
O time base do Sport de 1962/63, que jogou a Taça Brasil, era composto por:
Dirceu; Nelson e Alemão; Leduar, Tomires e Nenzinho; Lanzoninho, Djalma Freitas, Adelmo, Raúl Bentancor e Elcy. Técnico: Palmeira.
Destaque para Adelmo, que se consagraria o artilheiro máximo da competição.
A Taça Brasil era dividida em eixos regionais. No eixo Norte/Nordeste o Sport estreou um pouco depois dos adversários, mesmo benefício dado ao Bahia, campeão baiano, pois ambos os campeonatos eram os maiores e mais fortes da região pelos critérios da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos).
A trajetória do Leão
A estreia veio contra o Ceará, no dia 12 de outubro de 1962. O placar foi 2 a 0 para o Sport, com gols de Adelmo e Elcy, numa lotada (e sempre vibrante) Ilha do Retiro.
No confronto de volta, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, 1 a 1 e Sport classificado para a decisão da Copa Norte/Nordeste, que definiria o semifinalista da Taça Brasil e o direito de enfrentar o recém-campeão Mundial Santos de Pelé e cia.
O adversário do Sport foi o Campinense, tradicional e guerreiro clube paraibano. No primeiro jogo, 0 a 0 no estádio Plínio Lemos, em 20 de novembro de 1962.
Já no jogo de volta, o Leão novamente se utilizou de toda a força da torcida e do grande elenco para ganhar por implacáveis 3 a 0, com todos os gols sendo anotados pelo ídolo e artilheiro Adelmo.
Sport x Pelé e os campeões do mundo

No dia 12 de janeiro de 1963, o Sport recebia o Peixe para o jogo de ida da semifinal da Taça Brasil de 1962. A Ilha do Retiro lotada se encantou quando o valente time pernambucano segurou o Santos, com Pelé e cia, por 1 a 1.
Adelmo foi o responsável pelo gol do clube pernambucano, enquanto Coutinho marcou pelo Santos.
Na volta, no dia 16 de janeiro de 1963, o público do Pacaembu assistiu a mais um show do time que encantava o planeta Terra: 4 a 0 para o Santos, com grande atuação e quatro gols do artilheiro Coutinho.
Na mesma competição o Santos venceria o Botafogo por 5 a 0 na final (o time do Fogão tinha a linha: Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagallo), mas isso é assunto para outra viagem no tempo.
Voltando ao Leão da Ilha, independentemente do resultado, o Sport fez história na sua primeira competição nacional, sendo o maior clube do eixo Norte e Nordeste em 1962 e pavimentando suas glórias antes de se tornar o campeão brasileiro de 1987 (outro assunto que renderá um belo texto neste blog).
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp