Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Palmeiras tenta quebrar tabu de 74 anos contra o Chelsea

Relembre a última vitória do Verdão contra um clube inglês

História em Campo|Ivan BelmudesOpens in new window

O Palmeiras seria campeão da Copa Rio de 1951 com o mesmo time Reprodução/Palmeiras

Contra o Chelsea, o Palmeiras tenta fazer história novamente e figurar entre os 4 melhores times do mundo, em jogo nesta sexta-feira (4), às 22h, no estádio Lincoln Financial Field, casa do Filadélfia Eagles, na Pensilvânia, Estados Unidos.

O Verdão busca a revanche contra o time que o derrotou na final do mundial de Clubes em fevereiro de 2022. A vitória do Flamengo contra os ingleses e o desfalque do Caicedo (equatoriano que manda no meio de campo do time de Londres) dão esperanças aos torcedores palestrinos.

Porém o retrospecto do Palmeiras contra os times ingleses não é dos melhores. A última vitória do Verdão contra um time inglês aconteceu em junho de 1951, ou seja, há 74 anos.

No geral, são duas derrotas (contra Manchester United e Chelsea, ambas em finais de mundial; uma vitória, contra o Arsenal em excursão do time em 1951; e outros dois empates, contra o Portsmouth-ING e contra o modesto Coventry City.


Confira os resultados

Dos seis jogos do Palmeiras contra os ingleses:

  • 18/05/1949 – Palmeiras 1 x 1 Arsenal-ING, em São Paulo
  • 06/06/1951 – Palmeiras 3 x 1 Arsenal-ING, em São Paulo
  • 20/06/1951 – Palmeiras 0 x 0 Portsmouth-ING, em São Paulo
  • 27/05/1978 – Palmeiras 0 x 0 Coventry City-ING, em Osaka (Japão)
  • 30/11/1999 – Palmeiras 0 x 1 Manchester United-ING, em Yokohama (Japão)
  • 12/02/2022 - Palmeiras 1 x 2 Chelsea-ING, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
Arsenal que veio para excursão no Brasil Reprodução/Blog Arquivos de Futebol do Brasil

A vitória

Como de praxe neste blog, vamos viajar no tempo e revisitar a grande vitória palestrina contra o Arsenal (segundo maior rival do Chelsea - o maior é o Fulham).


Atacante escocês Jimmy Logie Reprodução/Arsenal

O Arsenal foi quinto lugar no campeonato inglês 50/51 e veio ao Brasil para uma série de confrontos amistosos contra grandes times de São Paulo e Rio de Janeiro. Vamos nos ater ao jogo contra o Palmeiras. Nessa partida, o alviverde buscava se preparar para a Copa Rio, que começaria no mês seguinte.

Devido às recentes derrotas dos Gunners (nesta excursão), o Palmeiras surgia como favorito, mas o jogo não foi fácil, como aparentaria ser. O avançado escocês Jimmy Logie abriu o placar da partida logo aos 12 minutos da primeira etapa, e os britânicos mandaram no primeiro tempo, assustando os palestrinos presentes no Pacaembu, com mais duas bolas que explodiram na trave da meta brasileira.


Liminha, destaque do Palmeiras na partida Reprodução/Palmeiras

A reação começou no segundo tempo, quando Liminha empatou aos 20, Jair marcou um golaço aos 25 minutos, cravando a virada do Verdão, e novamente Liminha aos 43 minutos deu números finais ao jogo.

E quem viu a partida disse que ainda ficou barato, pois os palestrinos poderiam ter marcado mais gols contra os londrinos.

Esse foi o prenúncio de um grande ano para o Palmeiras, que se sagraria campeão da Copa Rio de 1951. Já o Arsenal seria campeão inglês (com grande parte deste elenco) no ano de 1952/53.

Jair da Rosa Pinto, craque palestrino autor do gol da virada erguendo a taça da Copa Rio de 1951 Reprodução/Palmeiras

FICHA TÉCNICA

06/06/1951

Palmeiras 3 x 1 Arsenal - Amistoso

Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu

Árbitro - Arthur Blythe (inglês)

PALMEIRAS: Oberdan; Salvador, Juvenal, Waldemar Fiume e Luis Villa; Dema, Lima, Aquiles, Liminha, Jair Rosa Pinto e Rodrigues Tatu. Técnico: Ventura Cambon

ARSENAL: Swindin; Scott, Barnes, Forbes, Daniel e Bowen; McPherson, Logie, Don Roper, Guðmundsson, Lishman e Marden. Técnico: Tom Whittaker

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.