Fluminense e Vasco se enfrentam no mesmo dia da primeira final de 1984
Naquele jogo, com gol do ídolo paraguaio Romerito, o time comandado pelo Parreira levou a melhor contra o Vasco

A RECORD mostra para todo o Brasil o clássico entre Fluminense e Vasco, neste sábado (24). Um jogo que sempre é garantia de grandes confrontos. Em campeonatos brasileiros, as equipes se enfrentaram 67 vezes, com 24 triunfos cruzmaltinos e 17 vitórias tricolores, além de 26 empates, o que reforça o equilíbrio desse clássico, que ganhou o apelido de Clássico dos Gigantes.
Nossa viagem histórica de hoje vai para o ano de 1984, quando há 41 anos, o Tricolor das Laranjeiras conquistou seu segundo título nacional ao derrotar (justamente) o Vasco da Gama de Roberto Dinamite na final. No primeiro jogo, o paraguaio Romerito fez o gol das finais, justamente num dia 24 de maio, mas de 1984.
O campeonato
Como era costume na década de 1980, o Campeonato Brasileiro de 1984 teve um regulamento, digamos que excêntrico.
Ao todo, 41 times participaram da competição dividida em cinco fases (sendo uma delas de repescagem). Vou tentar explicar:
Na primeira fase, 40 clubes foram divididos em 8 grupos com 5 times cada, onde jogavam em turno e returno, os 3 primeiros colocados de cada chave se classificaram, os quartos colocados foram para repescagem. Vasco e Fluminense se classificaram em segundo nos grupos que participaram, ficando atrás de São Paulo e Santos, respectivamente.
A repescagem foi um mata-mata entre os oito quartos colocados na fase anterior. Nela, quatro times continuaram na competição.
A segunda fase foi disputada por 28 clubes, divididos em sete grupos, com quatro times cada. Os dois primeiros de cada chave se classificaram (após turno e returno). Dessa vez, Fluminense e Vasco passaram na primeira colocação das chaves que jogaram.
Na terceira fase, participaram os 14 classificados da fase anterior, mais o melhor terceiro colocado de todas as chaves e o campeão da Taça CBF (série B) daquele ano (sim isso existiu).
Dessa forma, os 16 times foram divididos novamente em grupos, dessa vez quatro, com quatro clubes cada, que novamente jogaram em turno e returno… Fluminense e Vasco passaram em primeiro de seus grupos.
Última fase foi um mata-mata com oito times. O Fluminense eliminou o Coritiba nas quartas e o Corinthians nas semifinais. Já o Vasco passou pela Portuguesa, no clássico da colônia portuguesa, pelas quartas de final e depois despachou o Grêmio nas semifinais.
As finais

Com isso, depois de uma verdadeira maratona de jogos e intermináveis fases de grupos, Fluminense e Vasco finalmente decidiriam a competição nacional de 1984.
Na primeira partida, para um Maracanã com pouco mais de 63 mil espectadores, o paraguaio Romerito marcou aos 23 minutos. O gol surgiu num contra-ataque tricolor, Jandir recuperou uma bola no campo de defesa (após erro de passe do vascaíno Mário), o defensor tricolor passou para Tato, que em velocidade viu Assis correndo pela ponta esquerda, esse por sua vez cruzou para o paraguaio Romerito, que chutou para defesa de Roberto Costa, mas no rebote concluiu para o gol de maneira desajeitada.
A data da primeira final? Dia 24 de maio, mesmo dia do jogo deste sábado, mas há 41 anos.
Esse foi o único gol das finais, na segunda partida um Maracanã abarrotado com 128 mil pagantes viu um 0 a 0 que garantiu o título do Fluminense… uma curiosidade: o técnico do Flu era Carlos Alberto Parreira, que dez anos depois seria o treinador do tetracampeonato mundial do Brasil, mas isso é história para uma outra viagem no tempo.
Ficha técnica
Jogo 1
Vasco da Gama 0x1 Fluminense
Data: 24 maio de 1984
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro
Público: 63.156 pagantes
Árbitro: Luís Carlos Félix
Vasco: Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário(Geovani); Mauricinho (Jussiê), Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu.
Fluminense: Paulo Vítor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Renato; Jandir, Delei (Renê) e Assis; Romerito, Washington (Wilsinho) e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Jogo 2
Fluminense 0 x 0 Vasco da Gama
Data: 27 de maio de 1984
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro
Público: 128.781 pagantes.
Árbitro: Romualdo Arppi Filho
Fluminense: Paulo Vítor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Vasco: Roberto Costa; Edevaldo, Ivan, Daniel González e Aírton; Pires, Arturzinho e Mário; Jussiê (Marcelo), Roberto Dinamite e Marquinho. Técnico: Edu.
✅Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp