Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Bragantino leva vantagem em jogos contra o Timão pelo Brasileirão

O primeiro jogo entre os dois times pela competição nacional foi em 1990, ano inesquecível para as duas torcidas

História em Campo|Ivan BelmudesOpens in new window

Primeiro título Brasileiro do Timão Reprodução/Corinthians

O Corinthians recebe o Red Bull Bragantino pela 13ª rodada da competição, neste domingo (13). O jogo terá transmissão da RECORD para todo o Brasil, a partir das 19 horas.

Em confronto pelo Brasileirão, o Bragantino leva vantagem contra o Timão, mas com muito equilíbrio, dez empates marcam o duelo, nove vitórias do time de Bragança Paulista, contra oito do Corinthians.

O primeiro jogo, entre as duas equipes paulistas, pelo Campeonato Brasileiro aconteceu há 34 anos, no dia 10 de outubro de 1990. O jogo acabou em 2 x 2. Nossa viagem histórica será para os “loucos anos 90”, num ano que está guardado nos corações de todos os fiéis torcedores do Corinthians e dos torcedores do Bragantino.

Ano especial

Tupãzinho foi o herói em 1990 do Corinthians Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Campeão da série B, em 1989, e atual campeão Paulista de 1990, o time do Massa Bruta (como era conhecido o Bragantino antes de ser comprado pela gigante empresa austríaca) era o centro das atenções naquele momento. Fez uma excelente primeira participação no campeonato brasileiro da primeira divisão, sendo eliminado nas quartas de final da competição.


Já o Timão também vivenciou um ano histórico. Era comandado pelo grande Vicente Matheus (que tem a história contada em produção original do PlayPlus, com acesso gratuito).

Em 1990 o time conquistou o primeiro título nacional da equipe, numa campanha histórica, que culminou com o título numa final contra o grande rival São Paulo e gol do Talismã, Tupãzinho.


A partida

Luxemburgo era o comandante do Bragantino Reprodução/RB Bragantino

O jogo era válido pela primeira rodada do segundo turno da competição, onde o Timão, comandado por Nelsinho Baptista, tentava a classificação para o mata-mata da fase final. O Bragantino era comandado por Vanderlei Luxemburgo, que começava a despontar como o grande treinador brasileiro nos anos 1990 (na opinião do cronista, o melhor treinador brasileiro dos últimos 50 anos).

Com início avassalador, o Timão jogou por terra o favoritismo do time de Bragança, em apenas 10 minutos abriu 2 x 0, gols de Neto e Fabinho. Porém, o Bragantino de Luxemburgo não entregaria fácil o resultado, com gols de João Santos, no finalzinho do primeiro tempo e Tiba, no segundo tempo, deu números finais a partida, com Ronaldo segurando o importante empate.


Ficha técnica:

Corinthians 2 x 2 Bragantino-SP

Estádio: Marcelo Stefani

Gols: Neto a 1, Fabinho aos 9 e João Santos aos 43 do 1º Tempo; Tiba aos 26 do 2º Tempo.

Corinthians: Ronaldo, Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Wilson Mano, Tupãzinho e Neto (Mauro); Fabinho, Paulo Sérgio e Antônio Carlos (Ezequiel). Téc: Nelsinho Batista.

Agora fica a esperança de um grande jogo na volta do campeonato, o Red Bull Bragantino tem melhor campanha, mas o Timão tem o apoio da fiel e o fator campo. Se eu pudesse chutar um resultado, seria mais um empate.

Bragantino: Marcelo, Pintado, Júnior, João Batista (Carlos André) e Biro-Biro; Mauro Silva, Ivair (Franklin) e Mazinho; Barbosa, Tiba e João Santos. Téc: Vanderlei Luxemburgo.

Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.