Em final tensa e cheia de reviravoltas, Brasil vence a Colômbia e conquista título da Copa América nos pênaltis
Marta brilhou e decidiu duas vezes para a seleção, mas perdeu a cobrança nas penalidades

O Brasil é campeão da Copa América feminina 2025 após uma partida tensa e cheia de reviravoltas contra a Colômbia. A final foi decidida apenas nos pênaltis após um empate por 4 a 4 na prorrogação. Mais de 23 mil pessoas marcaram presença no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, neste sábado (2).
A conquista tem muito do brilho de Marta — apesar de não ter convertido a penalidade —, que salvou o Brasil em um jogo marcado por muitos erros, em especial da defesa. Marta saiu do banco aos 36 minutos do segundo tempo para colocar a seleção de volta no jogo. A rainha fez um golaço no último lance dos 90 minutos, empatando a partida, e anotou mais uma vez no primeiro tempo da prorrogação.
Além do título coroar a última Copa América da camisa 10 e melhor de todos os tempos, a taça marca a primeira conquista da era do técnico Arthur Elias, que está prestes a completar dois anos de trabalho no comando da seleção.
Como foi o jogo?
O Brasil começou a partida bem abaixo e viu a Colômbia ser superior praticamente em todo primeiro tempo. A seleção saiu atrás no placar depois de um vacilo da zaga que praticamente assistiu à uma bela jogada das adversárias, liderada pela craque Linda Caicedo, autora do primeiro gol colombiano.
O empate veio nos acréscimos, ainda no primeiro tempo, de pênalti. Gio foi atingida dentro da área com uma cabeçada de Carabalí em um lance sem bola, e o VAR chamou a árbitra, que assinalou a penalidade — a defensora colombiana recebeu apenas o cartão amarelo. Angelina cobrou muito bem e colocou o Brasil de volta no jogo: 1 a 1.
Com as mudanças de Arthur Elias ainda no finalzinho da etapa inicial — as entradas de Amanda Gutierres e Isa Haas —, a seleção conseguiu equilibrar a partida e passou a pressionar a Colômbia no segundo tempo.
Quando o Brasil era superior e tentava chegar com mais perigo, Tarciane acabou errando na tentativa de recuo para a goleira Lorena e marcou contra, colocando a seleção colombiana na frente mais uma vez: 2 a 1.
Quase dez minutos depois do gol contra, Amanda Gutierres deixou tudo igual para a amarelinha. Após o cruzamento de Gio, Amanda dominou no peito e chutou no cantinho esquerdo do gol colombiano: 2 a 2.
No contra-ataque puxado por Caicedo, a Colômbia aproveitou a desorganização da defesa brasileira e Mayra Ramírez marcou o terceiro gol, que parecia sacramentar a vitória das colombianas.
Até que ninguém menos do que a rainha Marta marcou um golaço no último lance, levando a partida para a prorrogação. A camisa 10 deu um belo chute da entrada da área sem chance de defesa para a goleira Tapia: 3 a 3.
Marta anotou o segundo gol na prorrogação, deixando o Brasil a frente: 4 a 3. A seleção não conseguiu segurar a vantagem e viu a Colômbia empatar em um lance de falta de Leicy Santos.
Nos pênaltis, o Brasil levou a melhor, mesmo com as cobranças desperdiçadas por Angelina e Marta. Pela Colômbia, Paví e Leicy Santos também erraram. Nas cobranças alternadas, Lorena defendeu o chute de Carabalí, garantindo o nono título brasileiro.
✅Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp