Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Gol Delas

Clubes brasileiros perdem jogadoras que fizeram história

Principal ausência do futebol feminino no Brasil para 2025 é a goleira Lorena; destaque da seleção em Paris-2024, ela deixou o Grêmio para atuar no Kansas City Current, clube dos EUA

Gol Delas|Camila JuliottiOpens in new window

Lorena brilhou nas Olimpíadas de Paris-2024 Reprodução/Instagram @livia_villasboas / CBF

A bola rola para o futebol feminino em 2025 só a partir em março, com a Supercopa no dia 2, mas o planejamento para a temporada começou muito antes da virada do ano. E nessa organização, o vai e vem é inevitável, e muitos clubes brasileiros perderam jogadoras que fizeram história.

A grande e principal ausência da modalidade no Brasil para esta temporada é a goleira Lorena. Destaque da seleção nas Olimpíadas de Paris-2024 — com direito a conquista da medalha de prata —, a goleira do Grêmio assinou com o Kansas City Current, clube dos Estados Unidos. A atleta estava no Tricolor gaúcho há seis anos e se despede para jogar na NWSL, uma das principais ligas do mundo.

Lorena defendeu o Grêmio em 63 jogos e conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho Feminino. Vale lembrar que a goleira vai ter como companheiras de time as brasileiras Debinha e Bia Zaneratto.

Despedida de ídolas das Brabas

Entre os clubes do cenário nacional, o Corinthians talvez tenha sido quem mais sofreu com saídas. Gabi Portilho, Yasmim e Jheniffer, trio de medalhistas de prata em Paris, deixou o elenco alvinegro no fim do ano passado. Em entrevista a Corinthians TV, a diretora Iris Sesso e o técnico Lucas Piccinato comentaram sobre a saída das jogadoras e disseram terem feito “todos os esforços” para que elas ficassem.


Portilho, que teve uma temporada acima da média em 2024 e foi indicada ao prêmio Bola de Ouro Feminina, assinou com Gotham FC, dos EUA, até 2026, com opção de estender o contrato até 2027.

Já Yasmim, lateral-direita da seleção brasileira, foi anunciada pelo Real Madrid no início de janeiro. Ela estava no Corinthians há cinco anos e conquistou 17 títulos. A ex-Braba vai se juntar a Antônia Silva, que também defende a amarelinha, e está no clube espanhol desde julho do ano passado.


Jheniffer assinou um contrato de três anos com o Tigres, um dos mais renomados clubes da modalidade no México. A jogadora se junta ao elenco para encarar o primeiro desafio: vai disputar a fase final da Concacaf Champions Cup.

Outros nomes que também deixaram o Corinthians são: a atacante Millene, que fechou com a Ferroviária; a atacante Fernanda e a volante Ju Ferreira, novos reforços do Flamengo; e a lateral Isabela, que assinou com o Cruzeiro.


Troca por rival

Pelo Palmeiras, a principal saída foi a de Bruna Calderan. Jogadora com o maior número de partidas na história das Palestrinas, ela decidiu defender o São Paulo a partir de 2025. No total, foram quatro anos no clube, 136 jogos e 15 gols anotados.

Com o Palmeiras, Bruna foi campeã do Paulistão e da Libertadores. Em 2020, a lateral-direita teve a oportunidade de defender a seleção brasileira.



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.