Brasil mostra estar no caminho certo para voltar a figurar entre as principais seleções do mundo
Vitória contra os EUA é um dos resultados de ‘promessa’ de Arthur Elias como treinador

O Brasil derrotou os Estados Unidos por 2 a 1, de virada, em pleno PayPal Park, nesta terça-feira (8). O jogo era um amistoso preparatório para a Copa América, que acontece em julho, mas não apaga o brilho de um feito histórico.
A vitória brasileira foi a primeira na casa das norte-americanas e a nossa seleção conseguiu superar os Estados Unidos após 10 anos.
Mais do que o placar e o ótimo desempenho de jogadoras como Gio Garbelini, Luany, Kerolin (autora do primeiro gol) e Amanda Gutierres - que saiu do banco para resolver - o resultado mostra que Arthur Elias tem cumprido a promessa que fez em setembro de 2023, quando assumiu o comando da seleção feminina.
Em uma de muitas entrevistas, o treinador afirmou que o objetivo dele - além de títulos, é claro - era resgatar a confiança e o espírito vencedor das atletas, além de voltar a colocar o Brasil como protagonista, figurando entre as principais seleções do mundo.
O resultado vem a longo prazo, apesar da expectativa e do imediatismo que sempre surgem com novos trabalhos, ainda mais considerando que Arthur está há pouco mais de um ano no cargo.
O elenco ainda não está pronto, palavras do próprio treinador nas últimas convocações. Prova disso foi a partida do último sábado (5), quando o sentimento foi outro após a derrota por 1 a 0. E os amistosos têm servido justamente para errar e acertar.

Desde a chegada de Arthur, porém, dá pra dizer que muita coisa já mudou e pra melhor. Só para citar como exemplo, o Brasil não chegava a uma final de Olimpíadas há 16 anos. Apesar de não conquistar a sonhada medalha de ouro, deu trabalho para os EUA, seleção número um do ranking da Fifa - isso sem considerar o lance discutível que poderia ter sido marcado pênalti a favor da seleção e o jogo seria outro.
Ainda teremos mais uma Data Fifa antes da Copa América - principal objetivo da seleção nesta temporada -, que, inclusive, deve acontecer aqui no Brasil. Arthur vai poder, então, avaliar e definir o time ideal depois dessas duas partidas. Se estaremos prontos até a competição é mais difícil prever, mas o caminho parece certo.
Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp