Brasil goleia Uruguai e reencontra Colômbia em final quente da Copa América feminina
Seleção também garantiu vaga nas Olímpiadas de LA; Amanda Gutierres (duas vezes), Gio, Marta e Dudinha marcaram os gols

O Brasil está na final da Copa América 2025 depois de vencer com propriedade o Uruguai, por 5 a 1, na semifinal. A seleção brasileira dominou o primeiro tempo e marcou três vezes com Amanda Gutierres, Gio e Marta (de pênalti) — a rainha balançou as redes pela primeira vez na competição e foi eleita craque do jogo.
Quando a bola voltou a rolar para mais 45 minutos, as comandadas de Arthur Elias demoraram a entrar na partida, com direito a um gol contra de Isa Haas. Mas, Amanda Gutierres (golaço de falta) e Dudinha marcaram para carimbar a passagem brasileira para a grande decisão. Com a vitória, a seleção também garantiu uma vaga para as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
O adversário do Brasil na finalíssima da Copa América será a Colômbia, que derrotou a Argentina na semifinal da outra chave. Após um empate por 0 a 0 no tempo normal, as colombianas venceram por 5 a 4 nos pênaltis, com destaque para a goleira Kate Tapia, que fez uma defesaça na cobrança da craque Paulina Gramaglia.
A decisão entre Brasil e Colômbia vai colocar frente a frente as duas potências do futebol feminino sul-americano, além de uma rivalidade construída nos últimos anos. Pela temperatura do confronto válido pela fase de grupos — com confusão entre as jogadoras e com a arbitragem —, o reencontro entre as equipes rivais promete ser quente.
Vale lembrar que nas nove edições da Copa América (esta é a décima), o Brasil esteve em todas as finas e foi campeão em oito — perdeu para a Argentina em 2006.
Brasil e Colômbia se enfrentam no sábado (2), às 18h, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador. Vale a sua torcida!
✅Não perca nenhum lance! Siga o canal de esportes do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp