Veteranos, injustiça, silêncio sobre Neymar.A triste convocação de Tite
O técnico de novo se expôs. Se calou diante das atitudes condenáveis de seu capitão. Constrangedor. Para resgatar Fernandinho, injustiça com Fabinho
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

São Paulo, Brasil
Goleiros: Alisson (Liverpool) Ederson ((Manchester City) Cássio (Corinthians)
Laterais Daniel Alves (PSG) Fagner (Corinthians) Alex Sandro (Juventus) Filipe Luís (Atlético de Madri)
Zagueiros Thiago Silva (PSG) Marquinhos (PSG) Miranda (Inter de Milão) Éder Militão (Porto)
Meio-campistas Casemiro (Real Madrid) Fernandinho (Manchester City) Arthur (Barcelona) Allan (Napoli) Lucas Paquetá (Milan) Philippe Coutinho (Barcelona)
Atacantes Richarlison (Everton) Gabriel Jesus (Manchester City) Roberto Firmino (Liverpool) David Neres (Ajax) Neymar (PSG) Everton (Grêmio)
Como o blog havia antecipado, para desilusão de quem não entendeu a importância dele como garoto-propaganda da Copa América, Neymar está na lista dos jogadores que disputarão a Copa América.
Não importou o soco que deu no rosto do torcedor na entrega das medalhas da Copa da França. Muito menos a absurda incoerência, diferença de tratamento dado por Tite a Neymar. Já que desprezou Douglas Costa por uma cusparada em um jogador adversário.
Leia também
O capitão do time, dono de todos os pênaltis, faltas e camisa 10 foi de novo protegido. O treinador agiu, como sempre, refém do talento do jogador. Por conta de ser o maior talento em uma geração mediana.
Tite, no entanto, desta vez foi além.
Se recusou a falar sobre o soco de Neymar no torcedor, sobre manter ou não a faixa de capitão.
Nem quis tocar na grave postura do jogador, criticando publicamente os companheiros do PSG, e também revelando que o técnico do time francês, Thomas Tuchel, tinha suas ordes questionadas.
Leia mais: Lucas merecia ser convocado para Copa América
Tite ficou visivelmente constrangido, vexado.
O comandade do time que representa o país pentacampeão do mundo decidiu se calar.
Atitude péssima, frustrante, que deixa clara a desigualdade, a hierarquia na Seleção.

Neymar o deixou em péssima situação.
De novo, como fez na Copa do Rússia, com suas simulações, individualismo, falta de produtividade.
É o preço que Tite decidiu pagar, mesmo sabendo que seria muito criticado, sua autoridade questionada.
Sua exigência de conduta tem dois pesos.
De um lado, Neymar.
Do outro, os demais jogadores.
Quanto à convocação, Tite deixou claro que entende o roteiro. O Brasil tem a obrigação de vencer a Copa América, disputada em casa.
Até para seguir no cargo.
Por isso, o treinador não teve pudor em chamar 14 jogadores que estiveram na Rússia, veteranos que têm confiança, mas não certeza que chegarão à Copa do Catar, em 2022.
Tite precisa vencer a Copa América hoje.
Por isso, Daniel Alves, Miranda, Thiago Silva e até Fernandinho, que foi massacrado na Copa.
Além de ter os veteranos, ele faz questão de resgatar os atletas que foram fundamentais nas Eliminatórias para a Copa de 2018. Mesmo tendo fracassados no território russo.
Fernandinho, autor do gol contra diante da Bélgica, é o retrato disso. A ponto da triste injustiça em relação a Fabinho.

Assim como Philippe Coutinho, que está em péssima fase no Barcelona, a ponto de o clube catalão estar fazendo de tudo para vendê-lo. Mas o técnico da Seleção foi esperto. Usou suas atuações contra fracos selecionados sul-americanos. E não os decepcionantes na Champions League.
Tite escolheu resgatou Daniel Alves com a eterna missão de cuidar, acalmar Neymar. Função que não pôde cumprir na Rússia, por conta da operação no joelho direito.
Thiago Silva também tem essa função. E se, por acaso, Tite assumir o óbvio, que Neymar não pode ser capitão, a faixa pode parar no zagueiro. Se ele conseguir recuperar da artroscopia, que fez apenas há 11 dias.
Quanto à grande novidade, de toda lista de Tite, nas convocações oficiais, justiça feita a David Neres, jogador que vive fase excelente no Ajax. Tem todas as condições de surpreender e conseguir uma vaga no time titular. Se tiver chance.
Como, por exemplo, Neymar jogar centralizado, como já atuou no PSG.
O Brasil tem o time mais forte do continente sul-americano. Tem tudo para ganhar de maneira muito fácil a Copa América.
Mas é bom situar o futebol brasileiro no mundo, que é o que interessa.
A desigualdade diante das seleções europeias só aumenta.
Até por conta da falta de intercâmbio.
Quanto a Neymar, a situação é simples.
Está no olhar de Tite.
Ele é um mal necessário.
Pode fazer o que quiser.
Infelizmente.

Ao final da convocação, a CBF resolveu sortear entre os jornalistas camisas da Seleção Brasileira.
Triste, rasa compensação.
O que o país merecia era outra coisa.
As respostas de Tite sobre Neymar...
Confira o perfil dos 23 convocados por Tite para a Copa América
A seleção brasileira está convocada para a Copa América. O técnico Tite escolheu nesta sexta-feira (17) os 23 jogadores que disputarão a competição continental, de 14 de junho a 7 de julho, em cinco cidades do Brasil. O time verde-amarelo faz a abertur...
A seleção brasileira está convocada para a Copa América. O técnico Tite escolheu nesta sexta-feira (17) os 23 jogadores que disputarão a competição continental, de 14 de junho a 7 de julho, em cinco cidades do Brasil. O time verde-amarelo faz a abertura do torneio, contra a Bolívia, no Morumbi. Veja a seguir os convocados: