Veteranos salvam o Corinthians em importantíssima vitória contra o Cuiabá. Vários deles não ficarão no clube em 2024
Utilizando veteranos Mano Menezes conseguiu sua primeira vitória na volta ao Corinthians. 1 a 0 contra o Cuiabá. Resultado injusto. Mas que foi importantíssimo para o clube, na luta contra o rebaixamento
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
Alívio dominava o vestiário do Corinthians, em Mato Grosso.
1 a 0 contra o Cuiabá, gol de Romero.
A primeira vitória de Mano Menezes em cinco partidas.
Os três pontos vieram na hora certa, abrindo seis pontos da zona do rebaixamento.
O resultado foi muito duro, injusto com o Cuiabá, que pressionou, criou e desperdiçou várias chances.
O clima positivo vinha da aposta que Mano Menezes fez nos seus veteranos.
Cássio, Gil, Fagner, Fábio Santos, Giuliano, Renato Augusto e Romero lutaram, tiveram força, personalidade, firmeza para atuarem na importante partida.
"Não seria um jogo de muitas oportunidades, é tenso e vale muito. Nessa hora você começa a pensar nas consequências, e a equipe tinha que ser madura.
"Escolhi jogadores em sua maioria bem rodados e acostumados a situações como esta, de pressão. Conseguimos entregar um jogo muito competitivo e lutar pela vitória até o fim. Numa dessas bolas, às vezes você pode tomar o gol e também pode fazer."
Ele deixou claro o quanto esteve perto de uma derrota.
Mas o gol de Romero encobrirá o quanto o Cuiabá conseguiu criar.
O mais irônico nessa situação é que, independentemente de qual candidato vença a eleição no Corinthians, no próximo mês, se André Negão ou Augusto Melo, está mais do que garantida uma reformulação no elenco. Com alguns veteranos deixando o clube que estão lutando para manter na Série A.
Fábio Santos deve se aposentar, Fagner, Giuliano e até Gil correm sérios risco de adeus.
Mas o assunto não foi tratado ontem em Cuiabá.
Mano, lógico, valorizou sua primeira vitória no Corinthians.
"Já estava na hora.
"Eu tenho uma tese que defendo: sempre que a gente passa um tempo com dificuldade, logo se preocupa em querer ganhar, mas acho que primeiro tem que estancar as derrotas.
"Estancamos, paramos, solidificamos um pouquinho, vamos ganhando confiança. Foi uma vitória importante para confiarmos na capacidade que temos de voltar a crescer.
"Não está tudo maravilhoso, não é empolgação, porque não tem nada de empolgação, mas agrega muito em termos de confiança para a equipe voltar a entregar um futebol constante e competitivo, como sempre foi no Corinthians."
Ao contrário do que fazia Vanderlei Luxemburgo, Mano fez questão de detalhar taticamente o desafio que encarou. E qual a melhor fórmula que estudou para bater o consistente Cuiabá, de Antônio Oliveira.
"O que pensamos para o primeiro tempo foi: o Giuliano atrair o lateral esquerdo do adversário para o Yuri Alberto fazer a profundidade, porque tem essa característica. Por quatro ou cinco vezes fizemos o movimento correto e a jogada, depois vamos ter que melhorar o acabamento, o preenchimento da área. É natural que a gente oscile e de vez em quando as coisas não funcionem tão bem, mas também temos que ser maduros como equipe no momento de oscilação.
"Os adversários também terão seus momentos, mas temos que saber suportar como suportamos hoje (ontem), o que me deixa contente."
O Corinthians tem 36 pontos e nove jogos a disputar. Ou seja, 27 pontos.
Os cálculos no clube mostram que 45 pontos são suficientes para não cair para a Série B, grande objetivo deste Brasileiro.
Mano Menezes já indicou ontem.
E vai seguir o caminho até o fim da temporada com os veteranos.
Depois, nas férias, ele definirá quem ficará ou irá embora do Corinthians.
Por enquanto, os veteranos são mais do que úteis....
Confira os melhores memes e piadas da goleada palmeirense sobre o São Paulo
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.