Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

VAR caótico da Federação Paulista prejudica o Palmeiras. De novo

O VAR não tinha o direito de corrigir o pênalti mal marcado  contra o São Paulo. Por mais que não tivesse acontecido. Está nas regras da FPF

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Vinicius Furlan errou no pênalti e na anulação. VAR caótico no Paulista
Vinicius Furlan errou no pênalti e na anulação. VAR caótico no Paulista Vinicius Furlan errou no pênalti e na anulação. VAR caótico no Paulista

São Paulo, Brasil

O VAR e Palmeiras no Campeonto Paulista virou motivo de complicação. Depois do gol irregular que o time sofreu diante do Novorizontino, nas quartas de final, quando Murilo Henrique dominou a bola com a mão, nova confusão hoje, na semifinal contra o São Paulo.

Leia também

Vinicius Furlan marcou com convicção pênalti de Reinaldo em Dudu. O lance aconteceu aos 43 minutos do primeiro tempo.

O lateral do São Paulo não cometeu a penalidade. O atacante palmeirense dobrou as pernas ao sentir o toque no ombro. O lance foi interpretativo, o VAR não deveria ser acionado. Não foi Furlan quem chamou o árbitro de vídeo foi o contrário.

Publicidade

A cartilha da Federação Paulista de Futebol sobre o VAR é direta.

"Só deve entrar em ação caso se note ou suspeite de erro claro e óbvio." 

Publicidade

O que não foi o caso.

O lance foi interpretativo.

Publicidade

Depois de três minutos de suspense, o árbitro voltou atrás. Não confirmou o pênalti. 

LANCELLOTTI: São Paulo e Palmeiras, um empate até mesmo nas decisões do VAR

Ou seja, a arbitragem errou duas vezes.

"Eu já disse que não tem o que falar. Todos estão vendo que quem manda no jogo é quem está na cabine. Se assobiar na cabine, o cara faz. O árbitro não manda mais nada. Não toma decisão nenhuma.

Ele está esperando que o lá de cima fale alguma coisa. Ele não tem mais autoridade nenhuma, zero. Não é por conta do jogo de hoje, está sendo assim em todo lugar.

Jogo muito corrido, disputado. Mas com pouquíssimos lances agudos
Jogo muito corrido, disputado. Mas com pouquíssimos lances agudos Jogo muito corrido, disputado. Mas com pouquíssimos lances agudos

Ou coloca o VAR realmente para funcionar de acordo que o árbitro tenha capacidade de decidir, ou ele vai decidir pelos outros, pela televisão.

Se a gente decidir pela televisão, muitas vezes eu posso mexer um pouquinho para lá ou para cá. Entenderam, ok?", ironizava Felipão.

Veja mais: 'Criamos as melhores chances, mas a bola não quis entrar', diz Reinaldo

"VAR não tem de se intrometer quando juiz tá convicto. Eu o ouvi falando com cabine que viu Reinaldo fazer carga em mim", revelou Dudu.

Este foi o lance mais agudo em um clássico disputado, brigado, com os times correndo muito. Só que finalizando muito pouco.

Weverton e Tiago Volppi não fizeram uma defesa difícil. Apenas acompanharam um chute de Dudu e uma cabeçada de Pablo acertar a trave e ir para fora.

O 0 a 0 no Morumbi foi um resultado absolutamente justo. A decisão ficou para a arena do Palmeiras, no próximo domingo.

O São Paulo igualou a maior técnica do elenco do Palmeiras com muita correria e acerto na disposição tática. Se os jovens são-paulinos tivesse um pouco mais de calma no último passe, o time tricolor poderia até vencer o jogo.

Veja mais: Dudu, sobre pênalti desmarcado pelo VAR: 'Reinaldo me puxou por cima'

Lá o São Paulo terá de fazer o que jamais fez. Ao menos empatar na nova arena palmeirense. Foram sete jogos desde que ela foi inaugurada. E sete derrotas.

A promessa da diretoria é de novo comandante: Cuca.

E Vagner Mancini, que estava obedecendo as ordens do novo treinador, está pensando se retoma o cargo de coordenador. Ou deixa o clube e volta a trabalhar como técnico.

O jogo foi absolutamente equilibrado, sem grandes chances de lado a lado. Os dois times tiveram muito respeito pelo outro. O São Paulo foi melhor pelos lados, com muitas triangulações. E o Palmeiras ganhou bolas esticadas, em velocidade, principalmente às costas de Hudson.

Mas faltaram chutes a gol.

Veja mais: Palmeiras mostra força mental e leva mais perigo do que rival no Morumbi

O 0 a 0 prevaleceu.

Mas o erro gravíssimo do uso do VAR não pode ser esquecido.

Por mais que não tivesse acontecido pênalti em Dudu...

Curta a página R7 Esportes no Facebook

Negócio fechado! Veja as contratações do mercado da bola

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.