Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Traído, despachado do Corinthians, Luxemburgo acreditou na promessa de ficar até dezembro. Mas vira sombra real no Santos

O treinador de 71 anos acreditou na promessa do presidente Duilio Monteiro Alves de que o manteria até dezembro. Duilio não suportou a pressão pela demissão. Mesmo assim, Luxa volta ao mercado. O Santos já o cobiça

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Luxemburgo tinha a promessa de Duilio. Ficaria até o final da temporada. Presidente não cumpriu
Luxemburgo tinha a promessa de Duilio. Ficaria até o final da temporada. Presidente não cumpriu

São Paulo, Brasil

Vanderlei Luxemburgo foi traído.

Essa foi a sensação com que o treinador ficou ao ser mandado embora ontem.

Ele tinha a promessa do presidente Duilio Monteiro Alves de que ficaria até o final de seu contrato, em dezembro.


Terminaria o ano. Luxa apostava que, mesmo com seus métodos antiquados, como dar coletivos improdutivos, não levando em conta os detalhes dos adversários; não se submeter às análises de desempenho; lançar e depois tirar jovens atletas, sem critérios; não compreender a fundo os problemas físicos dos veteranos fundamentais ao time, como Renato Augusto, Gil, Fagner, Fábio Santos.

O mais velho treinador da história a comandar o Corinthians, com 71 anos, apostou no seu passado brilhante, e distante, quando deu o Brasileiro de 1998 ao clube e saiu para assumir a seleção brasileira. E mesmo em 2001, quando venceu o Paulista.


Decidiu fazer um acordo. Ficaria calado diante da venda de jogadores importantes, como Róger Guedes, Murillo e Adson. Acelerou, como a diretoria queria, a saída de Du Queiroz, Balbuena, Barletta e Junior Moraes. Não implorou por reforços.

Ele lançou jogadores como Murillo, Gabriel Moscardo, Ruan Oliveira, Matheus Araújo, Guilherme Biro, Wesley e Felipe Augusto, entre outros.


Ou seja, fez o jogo da diretoria.

Róger Guedes era peça fundamental no Corinthians. Luxa se calou quando foi vendido
Róger Guedes era peça fundamental no Corinthians. Luxa se calou quando foi vendido

Luxemburgo conversou várias vezes com Duilio Monteiro Alves e com o gerente, o ex-lateral Alessandro Nunes. Foi bem claro ao dizer que não via outra saída para o Corinthians sobreviver em 2023 a não ser montar esquemas defensivos.

Ou seja, nada do que aconteceu em campo, com o time mostrando esquemas acovardados, mesmo em Itaquera, foi por acaso.

Só que Luxemburgo mesmo começou a minar seu trabalho.

Suas coletivas patéticas, tentando negar o óbvio. Fazendo afirmações chulas. Piadas sexistas, que faziam sucesso nos anos 1990, foram vistas com desprezo pelos jornalistas.

Um exemplo lamentável para um técnico do Corinthians.

"A motivação é que eu tô com ela apontada para o céu. Você não quer ver ela, né?", disse, comparando a motivação com excitação sexual.

Piadas sexistas dos anos 90, frases sem sentido. As coletivas constrangedoras de Luxa iniciaram sua derrocada
Piadas sexistas dos anos 90, frases sem sentido. As coletivas constrangedoras de Luxa iniciaram sua derrocada

E outras frases sem sentido, que acabavam sendo ridicularizadas pela mídia.

"Eu consegui fazer um trabalho que não é tático, que é um pouco tático, que não é técnico, mas é um pouco técnico, não é físico, mas o mais importante é que consegui trazer o time de uma derrota por 3 a 0 para ter condições para jogar um clássico com condições de poder ganhar, empatar ou até perder."

"Atitude é fundamental na vida. Se tiver dois banheiros na sua casa e tiver dúvida, vai fazer na calça. Tem que tomar atitude de ir ao banheiro, se fizer nas calças nunca mais vai errar."

O que era piada para ele, na verdade, foi puro constrangimento para Duilio. Os líderes das organizadas deixaram de apoiá-lo, diante do futebol covarde do Corinthians.

Há uma eleição em novembro. O candidato da situação, André Oliveira, que gosta de ser chamado de André Negão, avisou Duilio e Andrés Sanchez, o mentor do grupo, que não queria Luxemburgo em 2024. De "jeito nenhum". O candidato da oposição, Augusto Mello, também já havia fechado as portas para o septuagenário.

A torcida corintiana passou a xingar Luxemburgo no final das partidas.

Conselheiros pediam, ameaçavam retirar o apoio, desabafavam com Duilio e queriam a saída imediata de Luxa.

Os jogadores perceberam que eram comandados por um técnico sem apoio da diretoria, do departamento fisiológico, detestado pela torcida, ironizado pela mídia e que seria despachado assim que terminasse a temporada.

Não usar a fisiologia para preservar seu principal jogador, Renato Augusto. Pecado mortal
Não usar a fisiologia para preservar seu principal jogador, Renato Augusto. Pecado mortal

Mesmo assim, Luxemburgo acreditava na palavra de Duilio.

Até que foi mandado embora ontem.

Para nunca mais voltar ao Corinthians.

Apesar disso, o clube foi importante para o técnico, que ficou desempregado de dezembro de 2021 até maio de 2023.

Luxa acreditava que não teria mais espaço no futebol. Tanto que tentou ser candidato a senador por Tocantis. Mas não teve legenda para concorrer.

Vanderlei é um dos donos da cachaçaria Brejo dos Bois e de um condomínio em Arapiraca, com o singelo nome de Residencial Luxemburgo. Possui também uma retransmissora de tevê, em Tocantins.

Só que a passagem pelo Corinthians deverá mantê-lo no futebol.

Ele se tornou, a partir de ontem, uma sombra real no Santos Futebol Clube.

O presidente Andrés Rueda e o coordenador Alexandre Gallo enxergam no técnico um motivador, alguém capaz de "incendiar" o Santos para tentar fazer o clube escapar do rebaixamento no Brasileiro.

O Comitê Gestor, que dá a palavra final em relação aos treinadores, barrou Vanderlei em setembro de 2022. Mas há consenso sobre ele, um ano depois: fez um trabalho aceitável no Corinthians, para as pretensões do Santos. 

Luxemburgo passou a ser xingado pela torcida corintiana. Pelo esquema tático acovardado, de time pequeno
Luxemburgo passou a ser xingado pela torcida corintiana. Pelo esquema tático acovardado, de time pequeno

Classificou o rival a duas semifinais: Copa do Brasil e Sul-Americana. E ainda deixou o clube na metade da tabela no Brasileiro, em 11º, o que seria fantástico para o atual momento santista.

Dependendo do que acontecer no domingo, na partida importantíssima entre Santos e Vasco, na Vila Belmiro, o interino Marcelo Fernandes pode perder o cargo.

E Luxa ter direito a uma quarta passagem pelo Santos.

Seria uma compensação pela traição no Corinthians...

Veja sete frases difíceis de entender de Luxemburgo no Corinthians

" gallery_id="646d48441df97bfbad001349" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/traido-despachado-corinthians-luxemburgo-sombra-santos-28092023"]

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.