Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tite quase perfeito. Faltaram Arthur e Rodriguinho

A convocação para a Copa não trouxe surpresas. O técnico chamou quase todos que o Brasil tem de melhor. Arthur e Rodriguinho foram injustiçados

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Tite foi coerente. Mas foi injusto com Arthur e Rodriguinho. Mereciam a Rússia
Tite foi coerente. Mas foi injusto com Arthur e Rodriguinho. Mereciam a Rússia Tite foi coerente. Mas foi injusto com Arthur e Rodriguinho. Mereciam a Rússia

Goleiros: Alisson, Ederson e Cássio.

Zagueiros: Marquinhos, Miranda, Thiago Silva e Pedro Geromel.

Laterais: Danilo, Fagner, Marcelo e Filipe Luís.

Volantes e meias: Renato Augusto, Casemiro, Paulinho, Fernandinho, Fred e Phillipe Coutinho.

Publicidade

Atacantes: Douglas Costa, Neymar, Taison, Willian, Roberto Firmino e Gabriel Jesus.

Preteridos: Neto (Valencia), Rodrigo Caio (São Paulo), Rafinha(Bayern), Jemerson (Mônaco), Gil (Shandong Luneng), Giuliano (Fenerbahçe), Diego (Flamengo), Anderson Talisca (Besiktas), Willian José (Real Sociedad) Luan (Grêmio) e Diego Souza (São Paulo).

Publicidade

Injustiçados: Arthur(Grêmio) e Rodriguinho (Corinthians), Alex Sandro (Juventus).

Prováveis capitães: Neymar, Miranda, Thiago Silva, Alisson, Paulinho, Marcelo, Fernandinho.

Publicidade

Nome da lista dos reservas, que podem ser chamados até o Mundial. Dedé, Cruzeiro.

Time que deverá começar a Copa do Mundo. Alisson, Danilo, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Contra adversários mais difíceis: entra Fernandinho sai Willian ou Philippe Coutinho.

Principais reservas que deverão atuar no Mundial. Thiago Silva, Fernandinho, Roberto Firmino, Renato Augusto.

Tite conseguiu. 

A convocação definitiva para a Copa do Mundo foi cercada de confiança. Não pelos nomes em si, mas pelo trabalho consistente, que recuperou uma geração considerada queimada nas mãos de Dunga.

Não houve surpresas, mas a certeza.

A esmagadora maioria dos melhores jogadores brasileiros foi chamada. Os questionamentos são pouquíssimos e para jogadores reservas dos reservas. Taison e Fred poderiam ficar de fora, com Arthur e Rodriguinho nas suas vagas.

Nos demais nomes, não há dúvida.

Pela maneira moderna, intensa, vibrante, de muita compactação nas intermediárias, triangulações nas duas laterais, velocidade e habilidade no ataque, há a convicção de que o Brasil estará forte na Rússia. E com muita chance de ganhar o hexacampeonato.

Há pontos fracos que merecem trabalho, ajustes fundamentais para uma equipe que não pode falhar em sete partidas seguidas. Para quem reformulou o péssimo trabalho de Dunga e acabou com o trauma dos 7 a 1 de Felipão, em apenas nove dias antes de cada convocação, ter três vezes esse tempo para montar o time será excepcional.

Rodriguinho é um dos grandes jogadores no Brasil. Merecia estar na lista
Rodriguinho é um dos grandes jogadores no Brasil. Merecia estar na lista Rodriguinho é um dos grandes jogadores no Brasil. Merecia estar na lista

O primeiro passo a ser dado por Tite será na lateral direita. Uma posição fundamental para o time que montou. Sem a possibilidade de levar Daniel Alves, que só voltará a jogar daqui seis meses, por causa de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, o treinador deverá apostar em Danilo, do Manchester City. Apostando que ele mantenha a coerência, já que Fagner vem de contusão e fase muito irregular.

Danilo terá de aprimorar o entrosamento com Willian. E minimizar a perda ofensiva do lado direito. Uma das chaves das vitórias de Tite é a força do Brasil com as duas laterais. Do lado esquerdo, Marcelo e Neymar passam tranquilidade. É dos mais fortes do mundo. Danilo marca muito melhor do que Daniel Alves, mas não é tão efetivo na frente. Essa é uma realidade que pode ser amenizada.

O que precisa, com certeza ser corrigido, é o péssimo posicionamento da zaga nas bolas aéreas. Alisson, Marquinhos, Miranda e Casemiro precisam se acertar. O quarteto teve momentos de insegurança na caminhada com Tite. 

Um singelo cruzamento pode ser a diferença da vida ou da morte em uma Copa.

Thiago Silva é a opção.

Excelente, desde que esteja bem psicologicamente. Sem os brancos que o domina em certos momentos de pressão. Geromel chega com justiça. Só é uma pena que tenha se juntado ao grupo só agora. Deveria estar sendo chamado desde que Tite assumiu.

Se Marcelo tiver algum problema, a característica da Seleção muda radicalmente. Filipe Luís é excelente na marção, mas muito falho no apoio. Tite não foi coerente com essa convocação. Alex Sandro deveria estar no grupo e não o lateral do Atlético de Madrid.

Casemiro tem Fernandinho para desempenhar sua função em frente à zaga. A versatilidade de Paulinho não tem substituição equivalente. Mas Renato Augusto pode atuar com segurança no setor. Philippe Coutinho e Willian podem jogar juntos ou um na vaga do outro, com a entrada de Fernandinho para fechar o meio de campo, ao lado de Casemiro e Paulinho.

Deixar a versatilidade de Arthur fora da Copa é uma injustiça de Tite
Deixar a versatilidade de Arthur fora da Copa é uma injustiça de Tite Deixar a versatilidade de Arthur fora da Copa é uma injustiça de Tite

Na frente, a dúvida é Neymar. O maior talento da Seleção Brasileira chegará à Copa sem ritmo de jogo. Desde o dia 28 de fevereiro, quando fraturou o quinto metatarso, está sem atuar. Pode ser um trunfo, já que estará em ótima forma física, descansado, ao contrário das principais estrelas da Copa, como Messi, Cristiano Ronaldo, Griezmann. 

Mas há o aspecto 'medo' que Neymar confessou a Zico. E é comum para um jogador que acaba de se recuperar de uma fratura e é atacante, habilidoso, driblador.

Não há substituto para o talento de Neymar. Mas o time se vira muito bem no aspecto coletivo sem ele. Como demonstrou vencendo a Rússia e Alemanha, nos dois últimos amistosos.

Gabriel Jesus já está recuperado da mesma contusão, a fratura no quinto metatarso. Pronto para ser titular. Mas com a sombra de Roberto Firmino, que vive a melhor fase na carreira.

Na convocação, Tite deixou claro que não quer saber de bolas aéreas no ataque. Ele ensaiou chamar Willian José, para ser um atacante de referência na área, quando o Brasil enfrentasse um time retrancado, atuando com uma linha defensiva de cinco atletas ou quando a Seleção estiver no desespero, perdendo uma partida no segundo tempo.

Ao chamar Douglas Costa, Neymar, Taison, Willian, Roberto Firmino e Gabriel Jesus, o recado foi dado. Bola no chão. Troca de posições e passes nos últimos trinta metros de campo.

O resumo da ópera: Tite acertou em 95% da lista. Mas ninguém vai para o Cristo Redentor ou para a Avenida Paulista para reclamar as ausências de Arthur ou Rodriguinho.

Neymar, fundamental para Tite, sem ritmo e com medo da contusão
Neymar, fundamental para Tite, sem ritmo e com medo da contusão Neymar, fundamental para Tite, sem ritmo e com medo da contusão

Mais do que nomes, a grande falha da preparação do Brasil na Copa do Mundo foi dada ao blog, em entrevista excluvisa com Tite. 

"Eu queria, eu precisava de mais jogos contra os europeus. Eu queria esse intercâmbio. Uma pena que não houve chance. Mas vamos chegar confiantes na Copa do Mundo. Certos de que fizemos o que deveria ser feito. 

"A geração que tenho nas mãos é excelente.

"Ela foi desprezada.

"Vamos provar na Rússia", me disse, otimista.

O primeiro passo foi dado hoje...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.