São Paulo goleia o Avaí no ensaio da final da Sul-Americana. Rogério Ceni define. Rafinha titular e Igor Gomes reserva
Foi a despedida ideal, antes da partida mais importante de 2022. A decisão da Copa Sul-Americana, no sábado. A goleada por 4 a 0 foi impactante. E ficou claro que Rafinha e Luciano serão titulares na Argentina
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
Uma festa no Morumbi.
Com direito a goleada e mais de 35 mil são-paulinos empolgados.
Clima ideal para o time de Rogério Ceni se despedir temporariamente do Brasileiro e embarcar à sua segunda final em 2022.
Decisão da Copa Sul-Americana, na Argentina, contra o Independiente del Valle, no sábado, dia primeiro de outubro.
E definindo: Rafinha e Luciano como titulares. Igor Vinicius e Igor Gomes na reserva.
A vitória contra o Avaí, por 4 a 0, misturou os ingredientes que Rogério Ceni quer na decisão.
Foi o ensaio ideal.
O time foi muito forte defensivamente, letal nas bolas aéreas, intenso nas intermediárias, criativo no ataque. Ou seja, o equilíbrio que tanto Rogério Ceni quer.
Os três pontos da vitória foram fundamentais para tranquilizar o clube no Brasileiro, atingindo a décima colocação, ficando a nove pontos da zona do rebaixamento. E sete daqueles que brigam pela Libertadores de 2023.
"Foi muito bom ter estádio cheio, apesar do horário. Eles vieram, compareceram, fizeram festa linda. Dá um ânimo a mais um resultado desse pra final. Vamos em busca do título, é o São Paulo.
"Vamos sair campeões no sábado, se Deus quiser. A gente tá bastante animado, é uma final, vamos pro jogo do ano, uma final, vai decidir muita coisa, dá vaga na Libertadores. Queremos sair campeões", dizia, empolgado, o confiante Luciano.
O Avaí de Lisca Doido ajudou, ao dar muito espaço. E ir mal demais nos cruzamentos na sua área.
Com auxílio da arbitragem, é verdade.
No primeiro gol, Calleri segurou Thales de forma escancarada. Impediu-o de tentar cortar o escanteio, aos 24 minutos do primeiro tempo. Graças à falta do argentino, a bola chegou "limpa" para a cabeçada de Diego Costa.
O gol abriu o jogo. E o São Paulo seguiu explorando o seu setor mais forte, e que o mundo do futebol sabe. Menos Lisca Doido. Reinaldo e Patrick tinham muita liberdade e se aproveitaram.
Aos 45 minutos, Reinaldo descobriu Rodrigo Nestor livre. O meio-campista rolou para Luciano tocar com consciência para o fundo do gol de Glédson. 2 a 0.
O sistema defensivo do time catarinense entrou em pane. E ainda conseguiu tomar o terceiro gol, aos 47 minutos.
Depois de novo escanteio cobrado por Reinaldo, Léo Pelé desvia a bola. Ela caiu para Patrick. O domínio no peito foi perfeito para um lindo gol de voleio.
3 a 0 na primeira etapa.
Com oito arremates ao gol do São Paulo. Contra apenas um do Avaí.
O time de Lisca Doido nem parecia estar lutando para escapar da zona do rebaixamento. O clube está na 17ª posição e sua torcida sonha com a permanência na Série A, já que em 2023 o Avaí completará 100 anos e seria constrangedor estar na Série B.
Na segunda etapa, o São Paulo seguiu melhor, mas diminuiu seu ritmo, com a vitória garantida.
E foi fácil perceber os motivos que pesaram para que Rafinha e Luciano estivessem garantidos na decisão da Sul-Americana.
Com o experiente lateral, muitas vezes Léo Pelé pode surgir como homem surpresa na intermediária e Diego Costa como atacante, nas bolas aéreas. Porque Rafinha se coloca muito bem como terceiro zagueiro.
Igor Gomes, apesar do apoio dos torcedores hoje no Morumbi, segue atuando sem convicção. Muito melhor ter a movimentação, o talento de improvisação de Luciano.
O Avaí, com sérios problemas financeiros, segue disputando o Brasileiro de forma desesperada, lutando com elenco fraco, para não cair.
Com direito a Paolo Guerrero, aos 38 anos, reserva, com condições físicas muito abaixo do artilheiro do Mundial vencido com o Corinthians, há dez anos, não conseguir se movimentar no ataque catarinese.
Mas o São Paulo não tinha nada a ver com os problemas do Avaí.
A partir do último terço do jogo, Ceni passou a poupar seus titulares para sábado.
Mesmo assim, seu equilibrado time marcou de novo.
Eder, de cabeça, fez o quarto gol.
Gol para empolgar de vez, antes do principal jogo do São Paulo em 2022.
E dar algo fundamental para a equipe de Ceni.
O técnico busca seu primeiro título como treinador do clube que é o maior ídolo da história.
E não será fácil como hoje.
O Independiente del Valle é bem diferente do Avaí...
LeBron James pode dividir quadra com seu filho primogênito na próxima temporada da NBA
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.