Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Renato mantém. Foi melhor do que Cristiano Ronaldo

Renato Gaúcho não volta atrás. Acredita que foi melhor do que Cristiano Ronaldo. O boicote que sofreu na Roma pesa, distorce a comparação

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Renato Gaúcho chegando de helicóptero, como grande estrela na Roma
Renato Gaúcho chegando de helicóptero, como grande estrela na Roma

Ele provocou uma inusitada polêmica internacional. 

Renato Gaúcho garantiu, com com todas as letras.

Foi melhor do que Cristiano Ronaldo.

"Eu me considero melhor que ele, é uma opinião minha. Não é marra. Ele (Cristiano Ronaldo) joga muito pelo lado esquerdo e tem um bom chute, mas eu jogava pelo lado direito, também como centroavante, e ainda joguei pelo esquerdo.


"Para mim, não tinha posição. Quando ele sai do lado esquerdo, tem uma dificuldade grande. Eu era muito mais habilidoso.

Confira tudo sobre Copa 2018 no R7 Esportes


"Na minha época, quem me viu jogar, vai falar 'o melhor é o Renato'.

"Eu me considero melhor que ele, é uma opinião minha. Não é marra. Ele (Cristiano Ronaldo) joga muito pelo lado esquerdo e tem um bom chute, mas eu jogava pelo lado direito, também como centroavante, e ainda joguei pelo esquerdo. Para mim, não tinha posição. Quando ele sai do lado esquerdo, tem uma dificuldade grande. Eu era muito mais habilidoso.


"É muito fácil para quem não me viu jogar elogiar o Cristiano Ronaldo somente. E eu bato palmas para ele, em todos os sentidos. Mas, para decidir o melhor, quem jogou mais, vocês tinham que pegar muitas pessoas que me viram jogar também. Então a minha opinião continua. Falando a mesma coisa, com toda a admiração que tenho por ele. É uma opinião minha, cada um tem a sua, e eu tenho a minha também."

Suas declarações mereceram a resposta de Cristiano Ronaldo.

"O que posso dizer? São coisas que nem merecem resposta. Os números falam por eles. Tem coisas que a melhor resposta é rir. Se ele pensa isso, o que posso dizer? Quando me contaram isso, fiquei curioso em conhecer o currículo dele. Tem uma história bonita", disse, após a conquista do Mundial de 2017, pelo Real Madrid, diante do Grêmio, com um gol seu, em cobrança de falta.

Só que a polêmica não morreu.

"O Renato jogou mais. Só que o Cristiano Ronaldo é mais goleador."

R7 Esportes no Facebook. Curta a página!

Palavra de Luiz Felipe Scolari, que conhece profundamente os dois jogadores. Foi treinador do português cinco vezes melhor do mundo. E acompanhou de perto cada partida por Renato Gaúcho não só no Grêmio, mas no Flamengo, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense, na Seleção Brasileira.

Leia também

"É um pouco forte para mim, mas cada um pode opinar. Era um bom jogador, mas não compartilho disso. Para mim, Cristiano Ronaldo é muito melhor", resumiu Zidane, treinador do Real Madrid.

Na exclusiva ao R7, Renato deixa claro o que pensa. 

Cristiano Ronaldo e seus principais troféus
Cristiano Ronaldo e seus principais troféus

"Só queria que ele jogasse nas equipes que joguei. E eu no Real Madrid, que é uma seleção. Aí nós poderíamos comparar."

O grande pecado da carreira de Renato Gaúcho foi sua passagem pela Roma. Ele saiu como melhor jogador do Brasil em 1988, comprado por 2,7 milhões de dólares. Assinou contrato por três temporadas. O treinador sueco Nils Liedholm o comparava com o versátil holandês Ruud Gullit. 

"Cheguei como o maior jogador do futebol brasileiro. Cheguei lá com uma friaca desgraçada. Tive três estiramentos. Fiquei cinco meses sem jogar. Quando voltei, tive problemas com o Giannini e com o Massaro. Um era filho do vice-presidente e outro era traíra. Os dois não me passavam a bola. 

"Falei para o treinador. Pode me tirar. Preferi sair. Tinha três anos de contrato. Voltei para disputar a Copa de 1990. Se fosse hoje, iria pensar melhor. E ter uma conversa mais séria com os dirigentes."

Disputou 23 partidas, a maioria saindo do banco de reservas, e não fez um gol sequer.

Jornalistas italianos garantem que o erro de Renato Gaúcho foi a sua personalidade forte. A contratação foi muito badalada. E provocou inveja nas estrelad do time romano. E o brasileiro passou a ser boicotado. Faltou vivência para saber enfrentar o problema. Se tivesse se posicionar politicamente, tudo seria diferente.

E a comparação com Cristiano Ronaldo seria mais real...

Injustiçadas? As grandes seleções que não foram campeãs do mundo:

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.