Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Plata foi o ‘melhor jogador do Palmeiras’. “Nossos erros estão sendo letais”, desabafa Filipe Luís. Equatoriano sabotou o Flamengo

O Flamengo dominava o São Paulo, na Vila Belmiro. Até que Plata em uma entrada violenta, desproporcional, em Arboleda, cavou sua expulsão. Foi o terceiro vermelho do equatoriano em dois meses. Com um a mais, o time paulista empatou, 2 a 2. Flamengo jogou fora dois pontos fundamentais. Maravilhoso para o Palmeiras, líder do Brasileiro

Cosme Rímoli|Do R7

  • Google News
Plata foi outra vez irresponsável. Expulsão infantil, tola, que acabou com o domínio do Flamengo sobre o já batido São Paulo. Filipe Luís tem de agir Gilvan de Souza/Flamengo

Foi revoltante.

O Flamengo havia marcado 2 a 1, aos 18 minutos do segundo tempo.


E encurralava o São Paulo.

A empolgação no banco de reservas rubro-negro era imensa.


Se desenhava uma noite perfeita ontem, na Vila Belmiro.

Samuel Lino marcava finalmente o seu primeiro gol.


E a vitória, obrigatória, se materializava.

Filipe Luís já preparava mudanças para seguir mandando no jogo.


O plano era seguir fustigando o São Paulo para consolidar o triunfo com mais gol.

Plata não permitiu que o jogo tomasse o rumo natural.

Três minutos depois do gol da virada do Flamengo, ele deu uma entrada violenta, desleal, em Arboleda, seu parceiro de Seleção Equatoriana.

O meia/atacante deixou as travas da chuteira no tornozelo do zagueiro. Foi, de forma mais que justa, expulso.

Foi seu terceiro cartão vermelho em dois meses.

Com um a menos, a situação se inverteu e, empurrado pela torcida, e por Ferreirinha, seu melhor jogador, o São Paulo empatou a partida por 2 a 2.

Plata “jogou’ a favor” do rival Palmeiras.

Basta uma vitória hoje, no Allianz, contra o Santos, sem Neymar, e desesperado por estar na zona do rebaixamento, e o time de Abel Ferreira abre três pontos de vantagem, na liderança do Brasileiro, em relação ao Flamengo.

Filipe Luís tentou inocentar o equatoriano. Aliás, se expôs para não ‘perder o grupo’. Ou seja, atletas detestam quando técnicos os expõem para explicar um mau resultado.

Foi o que aconteceu, ontem, sem a menor sombra de dúvida.

A pergunta dura foi se Plata será punido por mais esta expulsão. E que pode até custar o Brasileiro para o Flamengo.

“Punições sempre dependem da diretoria do clube. É claro que eu participo. Mas o que acontece? Uma expulsão como a do Plata de hoje, que foi sem querer. [...] Foi sem querer, ele quis ir na bola e acabou pegando a perna do jogador. Um jogador que estava dando absolutamente tudo para a equipe durante o jogo, estava correndo”, iniciou o treinador.

“Eu jamais vou culpar um jogador por cometer um erro desses. Ao contrário, eu estou aqui para colocar a culpa em mim mesmo. Eu, como maior responsável pela equipe, sou o responsável por um empate como esse”, disse Filipe Luís.

Ferreira comemora o gol de empate. Proporcionado pela expulsão de Plata. O São Paulo estava subjugado Rubens Chiri/São Paulo

Mas a expulsão não foi “sem querer”. Plata entrou com a chuteira muito acima da bola. Acertou porque quis Arboleda. Foi nítido.

Filipe Luís só tentou fazer com que os jornalistas falassem e escrevessem o que fosse menos problemático para o Flamengo.

Entretanto, o resumo que fez do jogo, já o traiu.

“Começar o jogo perdendo com dois minutos sempre fica mais difícil. Mas o time teve paciência, trabalhou bem a bola, encontrou bem os espaços, diante dessa marcação individual do adversário conseguiu as movimentações necessárias para fazer as chances de gol. [...] Conseguimos virar o jogo e depois da expulsão tudo ficou mais difícil. Temos que continuar acreditando”, resumiu Filipe Luís.

Mas o treinador não teve como negar que a atitude de Plata foi um erro. E que situações assim têm custado caro.

No campeonato de pontos corridos, nos momentos mais importantes e de mais pressão se cometem mais erros. Mas nossos erros estão sendo letais e nos custando pontos importantes. [...] Cada ponto que perdemos fica mais difícil e mais longe de conquistar nosso objetivo de ser campeão. Com certeza, hoje foram mais erros que ficaram mais difíceis de reverter”, avisou.

Não é possível que Plata não tenha aprendido com o que aconteceu exatamente há uma semana.

Outra expulsão tola contra o Racing, por dar um tapa nas partes íntimas de Rojo, pela semifinal da Libertadores, deixando o Flamengo com um jogador a menos.

A vaga para a decisão contra o Palmeiras veio.

Mas o equatoriano não jogará, por estar suspenso.

Ele já havia sido expulso contra o Estudiantes, nas quartas de final, no Maracanã.

Com um a mais, o São Paulo teve mais espaço. Quem se aproveitou foi Ferreirinha. O melhor em campo Rubens Chiri/São Paulo

Filipe Luís terá de mudar algo radicalmente no Flamengo.

Nas últimas dez partidas, houve cinco expulsões.

Seis cartões vermelhos em 50 dias.

O descontrole emocional é nítido.

E real.

“Uma coisa que não queremos é ter expulsos. Sabemos da importância de começar e terminar com onze. Um jogo tem muitas variáveis diferentes, contextos diferentes, infelizmente estamos passando por uma fase em que estamos tendo expulsões todos os jogos, que nos prejudicam muito”, advertiu.

“Como falei: em momentos importantes, não podemos cometer erros e estamos cometendo. Agora é continuar trabalhando, seguir no caminho porque ainda tem muito campeonato pela frente. [...] Está cada vez mais difícil, mas temos que vender caro e lutar até o último segundo que for possível para tentar vencer ou ao menos chegar até a última rodada com chances”, afirmou.

Para tristeza de Filipe Luís, seu time deu “de bandeja” a possibilidade para o Palmeiras conseguir uma vantagem ótima, faltando sete jogos. E sem novo confronto.

Plata tem muita culpa pelo Flamengo não sair da Vila Belmiro com três pontos, de uma vitória que estava encaminhada.

Ele já é um atleta de 25 anos.

É profissional há sete anos.

Mas agiu como um amador.

De novo...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.