O Palmeiras quer, desesperadamente, que Abel Ferreira continue em 2022. E dispute o Mundial, para ganhar
O treinador português conseguiu um feito histórico. Foi o primeiro treinador europeu a conquistar duas Libertadores da América. A bilionária Leila Pereira pediu que ele ficasse no clube em 2022, apesar do desgaste
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

São Paulo, Brasil
Um gesto mais do que generoso.
Grandioso.
Enquanto os jogadores do Palmeiras festejavam o tricampeonato da Libertadores, os do Flamengo estavam cabisbaixos no gramado, com a derrota.
Abel Ferreira reparou que Renato Gaúcho estava sentado, arrasado no banco de reservas.
O treinador português se dirigiu até o técnico flamenguista e o puxou.
Fez questão de dar um abraço de consolação, de amizade, de compreensão da dor que o rival estava sentindo. E que poderia ser sua.
Renato Gaúcho agradeceu e fez questão de parabenizar o português.
E com razão.
Abel Ferreira conseguiu algo inédito, inesquecível para a história do Palmeiras, da América do Sul. Ganhou duas Libertadores no mesmo ano.
E 2021 foi um ano de enorme gangorra. Venceu a Libertadores da América de 2020. Mas perdeu a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana, o Paulista, a Copa do Brasil, o Brasileiro.
As críticas, a pressão dentro do Palmeiras cresceram.
Jamais um treinador havia perdido três decisões seguidas no mesmo ano.
Só que na Libertadores o time seguia firme, forte, vencendo etapas, se classificando, chegando perto da decisão. E ela chegou, contra o Flamengo, reconhecidamente mais forte tecnicamente.
Abel Ferreira, apesar de ter contrato até o final de 2022, estava muito desgastado.

Criticou a CBF pelo calendário. Questionou a imprensa que questionava suas decisões. Se revoltou com a arbitragem.
O presidente Mauricio Galiotte teve várias vezes de acalmá-lo.
E houve uma conversa decisiva com a dona da Crefisa e nova presidente palmeirense.
Leila Pereira fez questão de dizer para Abel. Não abria mão que ele continuasse no clube. Independente dos questionamentos. Era o seu treinador de confiança. Inclusive com a promessa de contratações importantes, deixar o time mais forte em 2022.
Leila é, inclusive, muito amiga da família do treinador.
Daí, o pedido antes da decisão, para que ele seguisse no clube. Fosse o técnico de sua administração, cujo sonho é fazer o Palmeiras campeão do mundo.
Abel ficou emocionado com tanto apoio.
E com a possibilidade real de ter uma equipe ainda mais forte da que possui.
O treinador conta também com o apoio irrestrito do grupo de jogadores que comanda. Com o título da Libertadores de 2020, o treinador foi homenageado em Portugal. Se tornou 'comendador da Ordem do Infante Dom Henrique', pelo próprio presidente Marcelo Rebelo de Souza. Com o bicampeonato da América, deverá ser reverenciado de novo.
Ele se tornou o primeiro treinador europeu a vencer duas vezes a Libertadores.
E o Palmeiras fará de tudo para que continue no clube.
Siga para os Emirados Árabes em fevereiro. E fique no restante da temporada, comandando o time que deverá ser muito reforçado com a potência financeira do clube e da patrocinadora principal. Ambos sob o domínio de Leila Pereira.
O sonho de Abel Ferreira é voltar para a Europa.
Desde que receba o convite de uma grande equipe.
Mas a conquista do segundo título da Libertadores tem força suficiente para fazer que passe mais um ano no Brasil.
O Palmeiras jamais esteve tão à disposição de um treinador.

Ainda mais depois da partida de hoje, quando ele conseguiu travar o Flamengo no primeiro tempo. Recuou e tomou grande sufoco no segundo tempo. Mas na prorrogação, a postura do seu time no início dos 30 minutos adicionais surpreendeu o grande rival. E ainda Deyverson, uma aposta inesperada sua, entrou, tomou a bola de Andreas Pereira e marcou o histórico gol.
O Palmeiras quer desesperadamente Abel Ferreira.
Acredita que o sonhado Mundial poderá vir pelas suas mãos.
A tendência, depois da eletrizante vitória de hoje, é que ele fique.
Para felicidade da torcida.
E da bilionária nova presidente do Palmeiras...
Bicampeão da Libertadores, Abel faz ainda mais história no Palmeiras
Abel Ferreira é um personagem necessário no futebol brasileiro. Um cara estrategista, que pensa jogo a jogo, e viciado em ganhar títulos. No lado humano, é um ser atencioso, que entende seu papel na vida dos milhões de torcedores palmeirenses que, por ...
Abel Ferreira é um personagem necessário no futebol brasileiro. Um cara estrategista, que pensa jogo a jogo, e viciado em ganhar títulos. No lado humano, é um ser atencioso, que entende seu papel na vida dos milhões de torcedores palmeirenses que, por muitos anos, sofreram com o time, mas hoje comemoram a melhor fase da história do clube