O 'líder' que o São Paulo acredita que precisava. Rafinha, do rebaixado Grêmio. Por um terço do salário de Daniel Alves
Lateral-direito de 36 anos, que acaba de ser rebaixado com o Grêmio e que fracassou na Grécia, depois de ótima passagem pelo Flamengo, chega ao São Paulo. Por um terço do que Daniel Alves ganhava
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
O líder que o São Paulo precisava.
Com o mesmo espírito guerreiro de Daniel Alves.
Mas com o custo de um terço.
É assim que o presidente Julio Casares comemorou com conselheiros a contratação de Rafinha.
Em uma negociação rápida, já que seu contrato com o rebaixado Grêmio termina no dia 31, daqui a 11 dias, o clube paulista fechou com o lateral-direito.
O jogador foi indicado por Rogério Ceni, insatisfeito com a personalidade do elenco são-paulino que comandou neste último bimestre. E teve de lutar contra o rebaixamento.
A irritação do treinador é que o time era "calado, mudo", em campo.
Rogério, o maior ídolo do clube, foi marcado por seu temperamento forte, personalidade firme, cobrando constantemente os companheiros. E até treinadores.
Ele queria alguém com esse perfil.
Rafinha ficou marcado como líder por onde passou. Desde o Coritiba, passando pelo Schalke 04, Genoa, Bayern de Munique, Flamengo, Olympiacos e Grêmio.
Leia também
A carreira de Rafinha está longe do auge. Ele cometeu um erro gravíssimo ao trocar o Flamengo e voltar à Europa no fraco Olympiacos, da Grécia. Em seguida, acabou vetado na Gávea, que já havia contratado Isla para seu lugar. Foi quando assinou com o Grêmio. Com a promessa de um "supertime". O que não aconteceu. Pelo contrário, até. Com o rebaixamento do clube gaúcho.
Rafinha recebia cerca de R$ 450 mil no Grêmio.
E seu contrato do São Paulo será o mesmo, se atingir um determinado número de jogos. Ou seja, será por produtividade. Se chegar a eles, poderá renovar para a temporada 2023.
Ceni estava desesperado por um lateral-direito em quem confiasse.
Nunca se encantou pelo futebol de Igor Vinícius ou Orejuela.
Aliás, o Grêmio fez proposta de empréstimo pelo lateral colombiano. O São Paulo deve ceder Orejuela.
"Acabamos de assinar contrato com o Rafinha. A condição técnica desse atleta é importante, a liderança dele também. É um jogador que estará à disposição no início da pré-temporada. O Rafinha é atleta do São Paulo Futebol Clube", confirmou o presidente Julio Casares, em transmissão ao vivo no canal Arnaldo e Tironi.
Mas o dirigente e Rogério Ceni que se preparem.
Rafinha está longe de ser unanimidade.
Os 36 anos, o futebol instável que mostrou no rebaixado Grêmio trazem desconfiança, e não empolgação, entre inúmeros conselheiros. Não só da oposição. Como da situação. Assim como nas redes sociais, a reação dos torcedores passou longe da alegria.
Mas Casares insiste.
É um líder, como Daniel Alves era.
E muito mais barato.
Terá de provar em campo...
Mercado da bola: confira as negociações do seu clube para 2022
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.