Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

‘(O Brasileiro) Perdêmo-lo. (O título) está entregue.’ Abel admite que o Flamengo é o campeão brasileiro de 2025. E fará o Palmeiras focar na decisão da Libertadores

Depois do empate em 0 a 0, contra o Fluminense, e o Flamengo vencendo o Bragantino por 3 a 0, no Maracanã, Abel assumiu. Quatro pontos de diferença, faltando três rodadas, a vantagem do time carioca, na opinião dele, é irreversível. Foco total do Palmeiras ser a final da Libertadores, sábado, contra o Flamengo, em Lima

Cosme Rímoli|Do R7

  • Google News
Abel já admitiu. Sabe que é fantasia esperar a reversão do caminho do título brasileiro de 2025. É do Flamengo. Sua saída? Lutar pela final da Libertadores, torneio mais importante da América do Sul Cesar Greco/Palmeiras

“Perdêmo-lo.

“Forma correta do verbo perder, no pretérito perfeito do indicativo, primeira pessoa do plural (nós), com o pronome oblíquo ‘o’ enclítico.


Perdêmo-lo significa nós o perdemos.

Apelando para o português formal, muito usado em Portugal, Abel Ferreira foi direto.


Assumiu que o Palmeiras perdeu o Campeonato Brasileiro de 2025, ao empatar com o Fluminense em 0 a 0, no Allianz Parque, completando 330 minutos sem marcar um gol sequer.

Enquanto isso, o Flamengo, de Filipe Luís, esbanjava competência, ao vencer o Bragantino por 3 a 0, no Maracanã. E abrir quatro pontos de vantagem. Faltando apenas três rodadas para o Brasileiro acabar.


Se o time carioca vencer o Atlético Mineiro e o Palmeiras perder para o Grêmio, o Brasileiro tem o Flamengo campeão já na terça-feira.

“Perdemo-lo. Perdemo-lo, não eu perdi. Perdemos (o Brasileiro) como equipe. (...) Não adianta dizer, acho que devemos canalizar a nossa energia agora para aquilo que é o próximo sábado.


“Temos um jogo a meio de semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é melhor, mas acho que o campeonato está entregue e na altura certa iremos falar aquilo que foi este Campeonato Brasileiro”, declarou, Abel, tenso, irritado. Tanto por mais uma fraca partida do Palmeiras, como também pelos bastidores do torneio.

Todo o desgosto de Abel, ontem, no Allianz. Seu time foi decepcionante Cesar Greco/Palmeiras

Abel estava realmente desgostoso com a sequência de péssimos resultados seguidos. E que deixaram o título nas mãos do Flamengo.

E com 330 minutos sem marcar um gol.

A sequência realmente é constrangedora.

Derrota para o Mirassol, 2 a 1, 60 minutos sem um gol. Outra derrota, desta vez, para o Santos, 1 a 0. Empate com o Vitória, 0 a 0. E hoje, outro 0 a 0, contra o Fluminense.

“Não é porque eles não tentem. Fala em inspiração, não foi? É isso que se nota. Nota-se perfeitamente que estamos a tentar, mas sem ser criativos.”

No jogo apático, sem criatividade alguma, que o Palmeiras fez ontem, Abel escolheu não ter meias palavras com o atleta que o decepcionou: Flaco López. Já que a bola não chegava ao ataque, ele decidiu buscá-la várias vezes durante o jogo na intermediária palmeirense, ao contrário do que foi treinado. E já não foi a primeira vez.

“É um assunto que vou ter com ele pessoalmente. Uma coisa é o que peço e a outra é o que ele anda fazendo. Ele esqueceu de fazer o que estava fazendo. Ao invés de correr para frente, está correndo para trás.

“Se for para correr para trás, é melhor colocar o Mauricio ou Facundo. Ele é centroavante, e não armador. Tem a tática, a técnica e a questão física, mas a decisão é do jogador.”

O técnico decidiu enumerar tudo o que atrapalhou o Palmeiras nesta reta final de Brasileiro.

“Tu vai um por um e começa a ver que não foi bom a parada da FIFA, não foi bom, os jogos que tivemos fora não foi bom, jogar sem sete ou oito jogadores não foi bom.

“Ter jogadores castigados importantíssimos naquilo que é sobretudo o motor do meio campo, porque perdemos o Lucas (Evangelista), perdemos o Andreas nestes jogos em que perdemos jogadores para as seleções e nós sabemos a importância de que o motor ter que ser um motor criativo e potente e nós neste momento.

“E vocês sabem o porquê perdi o Andreas”, disse, irritado, por conta da expulsão após a partida contra o Vitória.

Flaco López atormentando Abel. Atacante voltando para buscar a bola na intermediária, como se fosse meia. Treinador ficou furioso Cesar Greco/Palmeiras

Há a certeza, que se Abel falou realmente o que pensa, de que o Palmeiras levará uma equipe mista para jogar contra o Grêmio, na terça-feira. E poupará seus titulares. Os descansará para a final da Libertadores.

Basta o Flamengo vencer o Atlético Mineiro, abalado com a perda da final da Copa Sul-Americana, e o Palmeiras misto ser derrotado para o Grêmio e o título do Brasileiro será oficialmente do clube carioca.

“Perdêmo-lo”, repetia, desgostoso, Abel Ferreira.

A sua vingança ser vencer a Libertadores.

E será seu foco absoluto nesta semana.

O Brasileiro já foi para a Gávea...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.