‘(O Brasileiro) Perdêmo-lo. (O título) está entregue.’ Abel admite que o Flamengo é o campeão brasileiro de 2025. E fará o Palmeiras focar na decisão da Libertadores
Depois do empate em 0 a 0, contra o Fluminense, e o Flamengo vencendo o Bragantino por 3 a 0, no Maracanã, Abel assumiu. Quatro pontos de diferença, faltando três rodadas, a vantagem do time carioca, na opinião dele, é irreversível. Foco total do Palmeiras ser a final da Libertadores, sábado, contra o Flamengo, em Lima
Cosme Rímoli|Do R7

“Perdêmo-lo.
“Forma correta do verbo perder, no pretérito perfeito do indicativo, primeira pessoa do plural (nós), com o pronome oblíquo ‘o’ enclítico.
Perdêmo-lo significa nós o perdemos.
Apelando para o português formal, muito usado em Portugal, Abel Ferreira foi direto.
Assumiu que o Palmeiras perdeu o Campeonato Brasileiro de 2025, ao empatar com o Fluminense em 0 a 0, no Allianz Parque, completando 330 minutos sem marcar um gol sequer.
Enquanto isso, o Flamengo, de Filipe Luís, esbanjava competência, ao vencer o Bragantino por 3 a 0, no Maracanã. E abrir quatro pontos de vantagem. Faltando apenas três rodadas para o Brasileiro acabar.
Se o time carioca vencer o Atlético Mineiro e o Palmeiras perder para o Grêmio, o Brasileiro tem o Flamengo campeão já na terça-feira.
“Perdemo-lo. Perdemo-lo, não eu perdi. Perdemos (o Brasileiro) como equipe. (...) Não adianta dizer, acho que devemos canalizar a nossa energia agora para aquilo que é o próximo sábado.
“Temos um jogo a meio de semana, vamos prepará-lo da forma que acharmos que é melhor, mas acho que o campeonato está entregue e na altura certa iremos falar aquilo que foi este Campeonato Brasileiro”, declarou, Abel, tenso, irritado. Tanto por mais uma fraca partida do Palmeiras, como também pelos bastidores do torneio.

Abel estava realmente desgostoso com a sequência de péssimos resultados seguidos. E que deixaram o título nas mãos do Flamengo.
E com 330 minutos sem marcar um gol.
A sequência realmente é constrangedora.
Derrota para o Mirassol, 2 a 1, 60 minutos sem um gol. Outra derrota, desta vez, para o Santos, 1 a 0. Empate com o Vitória, 0 a 0. E hoje, outro 0 a 0, contra o Fluminense.
“Não é porque eles não tentem. Fala em inspiração, não foi? É isso que se nota. Nota-se perfeitamente que estamos a tentar, mas sem ser criativos.”
No jogo apático, sem criatividade alguma, que o Palmeiras fez ontem, Abel escolheu não ter meias palavras com o atleta que o decepcionou: Flaco López. Já que a bola não chegava ao ataque, ele decidiu buscá-la várias vezes durante o jogo na intermediária palmeirense, ao contrário do que foi treinado. E já não foi a primeira vez.
“É um assunto que vou ter com ele pessoalmente. Uma coisa é o que peço e a outra é o que ele anda fazendo. Ele esqueceu de fazer o que estava fazendo. Ao invés de correr para frente, está correndo para trás.
“Se for para correr para trás, é melhor colocar o Mauricio ou Facundo. Ele é centroavante, e não armador. Tem a tática, a técnica e a questão física, mas a decisão é do jogador.”
O técnico decidiu enumerar tudo o que atrapalhou o Palmeiras nesta reta final de Brasileiro.
“Tu vai um por um e começa a ver que não foi bom a parada da FIFA, não foi bom, os jogos que tivemos fora não foi bom, jogar sem sete ou oito jogadores não foi bom.
“Ter jogadores castigados importantíssimos naquilo que é sobretudo o motor do meio campo, porque perdemos o Lucas (Evangelista), perdemos o Andreas nestes jogos em que perdemos jogadores para as seleções e nós sabemos a importância de que o motor ter que ser um motor criativo e potente e nós neste momento.
“E vocês sabem o porquê perdi o Andreas”, disse, irritado, por conta da expulsão após a partida contra o Vitória.

Há a certeza, que se Abel falou realmente o que pensa, de que o Palmeiras levará uma equipe mista para jogar contra o Grêmio, na terça-feira. E poupará seus titulares. Os descansará para a final da Libertadores.
Basta o Flamengo vencer o Atlético Mineiro, abalado com a perda da final da Copa Sul-Americana, e o Palmeiras misto ser derrotado para o Grêmio e o título do Brasileiro será oficialmente do clube carioca.
“Perdêmo-lo”, repetia, desgostoso, Abel Ferreira.
A sua vingança ser vencer a Libertadores.
E será seu foco absoluto nesta semana.
O Brasileiro já foi para a Gávea...
