O histórico primeiro gol de Endrick no Palmeiras. O garoto de 16 anos encanta até os companheiros
César Greco/PalmeirasSão Paulo, Brasil
"Para mim ainda não está bom.
"Inexplicável o que Deus faz na minha vida, não acho que está bom ainda, tenho que treinar e tenho muito a melhorar.
"Tenho que trabalhar mais para melhorar, quero fazer as pessoas acreditarem em mim, ter fé e fazer elas acreditarem na minha pessoa."
Nunca houve um jogador como Endrick, nos 106 anos do Palmeiras.
E vai muito mais do que ter sido o atleta mais jovem da história a marcar um gol com a camisa verde, aos 16 anos, 3 meses e 4 dias.
Jamais um atleta saiu da base do clube com a convicção generalizada de que será um dos melhores do mundo.
Completou ontem sua 30ª partida no ano, com direito a 20 gols.
Já havia sido a estrela do Palmeiras sub-20, na conquista inédita, que o clube perseguia desde 1969. Também brilhou na conquista do Brasileiro sub-17, marcando o gol da vitória contra o Corinthians, em pleno estádio de Itaquera.
Ele foi fundamental na vitória de virada do time de Abel Ferreira, contra o Athletico Paranaense, de Felipão, por 3 a 1. Em plena Arena da Baixada, em Curitiba.
Foi a primeira vez que o treinador português teve a confiança de colocá-lo já no intervalo. A ele, desde o clássico contra o Santos, vinham sendo reservados poucos minutos no segundo tempo.
Mas ontem ele teve a chance de jogar toda a etapa final. E mostrou o seu talento. As arrancadas, os dribles em velocidade, a confiança de encarar marcadores bem mais velhos e a frieza na hora de concluir.
Endrick mudou toda a perspectiva do jogo. Atacante de 16 anos destruiu o esquema defensivo de Felipão
Cesar Greco/PalmeirasO Palmeiras perdia por 1 a 0, quando entrou no lugar de Mayke, com Rony passando para a direita e Dudu se fixando na esquerda. Enquanto o garoto ficou centralizado, mas com liberdade para flutuar com a bola dominada, pelos lados do campo.
Foi com coragem roubar a bola com um carrinho de Pedro Henrique, serviu Dudu cara a cara com Anderson. O goleiro fez excelente defesa, e no rebote Gustavo Scarpa foi um décimo de segundo mais rápido do que Endrick e empatou.
Só que aos 24 minutos, viria o seu histórico primeiro gol como profissional.
Rony cruzou da esquerda, e com muita personalidade, velocidade e presença de área, o garoto cabeceou para o fundo do gol athleticano.
Desbancou Heitor, que marcou aos 16 anos, 11 meses e 14 dias, em 1916!
2 a 1.
Comemorou imitando Haaland, seu ídolo no Manchester City.
Gustavo Gómez ainda marcou o terceiro gol.
O Palmeiras pode ser campeão brasileiro hoje, desde que o Corinthians não vença o Fluminense e o Internacional não consiga derrotar o Ceará.
O título é mais do que garantido há pelo menos um mês.
Mas o grande assunto era o primeiro gol do promissor garoto palmeirense.
"Estamos trabalhando com o Endrick há dois meses, sempre dissemos para vocês (jornalistas) e para ele que seria no tempo de Deus, entrou muito bem. Parabéns ao Endrick por marcar e nossa equipe", disse Abel, buscando valorizar seu time.
Mas Endrick capitalizava as atenções.
Focado, ele fez questão de relembrar o quanto treinou forte para jogar seu futebol. Marcar seu primeiro gol em uma carreira que promete reservar inúmeros outros.
Além do talento, Endrick tem se mostrado muito humilde. É muito querido pelos companheiros
Cesar Greco/Palmeiras"(Tenho de) Agradecer a Deus, esse gol é fruto do meu trabalho, que faço dentro de casa e fora do Palmeiras.
"Estou estudando ainda, os torcedores me falaram que não era hora de criança estar acordada, é sempre trabalhar e Deus está me guardando, protegendo e agora é seguir em frente com muita humildade."
Manchester City, PSG, Real Madrid e Barcelona são candidatos assumidos para tentar contratar o garoto.
Sua multa rescisória é de 60 milhões de euros, R$ 315 milhões.
Como o blog publicou, o clube quer antecipar a renovação do contrato de Endrick, de três anos. Para aumentar sua multa rescisória.
As previsões começaram a se concretizar.
Endrick já faz história no Palmeiras...
Trio Messi, Mbappé e Neymar brilha e comanda goleada do PSG na Champions; veja resultados
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.