Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Neymar longe da seleção em 2025. Analisa seu futuro. Não aceita antecipar renovação. Teme, pior das hipóteses: rebaixamento do Santos

Neymar e seu pai e empresário não querem começar 2026 em um time na Segunda Divisão. Por isso, eles focam com frieza a chance de terceira renovação no Santos. Sonho é voltar e ajudar a equipe a ficar na Série A. Seleção está em segundo plano

Cosme Rímoli|Cosme RímoliOpens in new window

  • Google News
Neymar faz tratamento intensivo. Repete rotina de mais de dois anos. Fora da Seleção. Pensa no futuro. Dentro ou fora do Santos Divulgação/Al-Hilal

Neymar não estará na convocação de hoje.

Seu pai e empresário lamenta. Neymar pai sabe que serão duas partidas fáceis para o Brasil. Contra a Coréia do Sul, dia 10 e Japão, dia 14. Contra dois times limitados, em formação, Seul e Tóquio seriam cenários ideais para a redenção, o retorno, depois de dois anos à seleção, podendo ter grandes desempenhos, pela fragilidade dos rivais.

Mas o músculo femoral da coxa direita, se tornou sua 43ª lesão na carreira, entre operações do joelho, tornozelo, quinto metatarso. E as dezenas de estiramentos musculares.


E a complicada lesão responsável pela força do chute da perna direita deverá também sabotar a convocação para a Data Fifa de novembro, em 10 e 18. Com jogos contra equipes africanas, na Inglaterra. A CBF negociou com Senegal e Marrocos. Mas pode haver surpresa hoje, na convocação para as partidas contra sul-coreanos e japoneses.

A postura de Neymar, 33 anos e meio, é simples. Só voltar para a seleção brasileira quando estiver 100% fisicamente. Ele já percebeu que retornar e não conseguir desempenhar o que Carlo Ancelotti espera, seria dar chance a perder vaga na Copa dos Estados Unidos.


O treinador italiano está montando a equipe mais competitiva, vibrante, intensa que conseguir. Sem concessões à idolatria de Neymar.

Diante dessa realidade, Neymar fará o óbvio. Focará no Santos.


Além dos R$ 9 milhões que recebe todo mês, o clube precisa de seu futebol para afastar de vez a grande sombra do rebaixamento. Ele precisa ser muito mais útil.

O Santos fez 40 partidas em 2025. Neymar esteve em campo só 21 vezes. E seu desempenho, diante da expectativa, foi pífio. Marcou seis gols e de três assistências. O time que já teve três treinadores este ano marcou 48 gols. Ele só participou de nove. Pouco demais.

A ponto de conselheiros que bancam o presidente Marcelo Teixeira no poder pressioná-lo. Para que não renove o contrato de Neymar até julho de 2026. Eles desejam que ele espere o desempenho do camisa 10 até o final da temporada.

Neymar e seu pai também não querem a antecipação da renovação. Porque se o Santos for rebaixado, não querem disputar a Segunda Divisão do Brasileiro.

Se o clube for, de novo, rebaixado, a estratégia até a Copa de 2026 mudará. E o acordo com outra equipe terá de acontecer. Talvez até mesmo no Brasil. O flerte com o Flamengo nunca acabou, por exemplo.

Por mais que faça festas impressionantes, como a marcada para amanhã, para comemorar o segundo aniversário de sua filha Mavie, ele está focado no tratamento. Quer se recuperar. Para a fase final de sua carreira.

Sonhando em disputar a última Copa da vida. Mas jogando em uma equipe de Primeira Divisão. E ele espera ajudar, de verdade, o Santos na reta decisiva do Brasileiro.

Ninguém na Vila Belmiro garante que conseguirá. Porque assim que a lesão estiver curada, ele precisará se condicionar fisicamente.

É todo esse quadro que fez o mais otimista dos otimistas, Marcelo Teixeira, avisar que não pensa em renovação de contrato de Neymar.

“Está muito precoce”, disse, bem ao contrário da postura que manteve desde 2024 até um mês atrás.

Ele mesmo não sabe se vale a pena investir mais seis meses em um jogador que não rendeu dentro de campo e nem fora.

E com grande rejeição dos patrocinadores.

Algo que, tão vivido, Marcelo Teixeira não imaginava tão forte...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.