Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Neymar foi o grande vitorioso neste final de Brasileiro. O rebaixamento do Santos seria caótico. “Meu mental foi a zero nestas semanas. Agora é descansar e operar.” Vai renovar? “Não sei”

O Santos venceu os reservas do Cruzeiro por 3 a 0 e não só se salvou do rebaixamento. Está classificado para a Copa Sul-Americana. Neymar jogou bem, mas revelou que vai operar o menisco do joelho esquerdo

Cosme Rímoli|Cosme RímoliOpens in new window

  • Google News
Neymar foi sincero. Copa Sul-Americana? "Era o que eu esperava, desde o início do ano. Mas o Santos merece estar no alto", disse, insatisfeito com a falta de força financeira para montar um grande time em 2025 Raul Baretta/Santos

“Vim para tentar ajudar da melhor maneira possível. Foram semanas difíceis para mim. Meu mental foi para o zero.

“Agradeço quem esteve comigo para me reerguer.


“Se não fossem elas, jamais estaria jogando esses jogos. E a Deus. Essas lesões, esse problema no joelho. Agora é descansar. E depois vamos fazer essa cirurgia no joelho.”

Essas foram as palavras do camisa 10 do Santos, após a garantia da permanência do clube na Série A.


Alegre? Exultante? Vibrante? Emocionado?

Não.


Neymar estava aliviado com a sobrevivência do Santos na Série A, vencendo os reservas do Cruzeiro e Ceará e Fortaleza perdendo para Palmeiras e Botafogo. Com os dois clubes nordestinos indo para a Série B.

Pela primeira vez na carreira, a dois meses de completar 34 anos, Neymar teve de lutar com uma equipe para que ela não caísse de divisão.


Seria uma mancha na sua carreira vitoriosa.

E 2025 foi um ano pesado demais na carreira de Neymar.

A expectativa com sua chegada ao Santos, em janeiro, era bem diferente da realidade. O presidente Marcelo Teixeira falava em títulos, time grande, competitivo, com grande potencial.

Nada disso foi possível.

Os grandes patrocínios sonhados por Teixeira não vieram, apesar do desembarque de Neymar. Os juros levaram o endividamento do Santos a um bilhão de reais.

Desse jeito não houve como contratar coadjuvantes importantes para atuarem com Neymar. O elenco santista seguiu muito aquém do sonhado. Caiu na semifinal do Paulista. Foi eliminado da Copa do Brasil, nas oitavas, pelo alagoano CRB.

E acabou em 12º no Brasileiro, a quatro pontos dos clubes rebaixados.

O camisa 10, inteligente tratou de ser sincero. Mas valorizar a recuperação santista, que em vários momentos do Brasileiro, parecia destinado à Segunda Divisão.

“A gente foi coroado com a Sul-Americana por tudo que fizemos nos últimos jogos, era o que eu esperava desde o começo. Jogamos nosso futebol, enfrentamos as melhores equipes do campeonato e fizemos pontos. O Santos merece muito mais, estar no topo sempre .”

Neymar sabe que seu time venceu o Palmeiras, o São Paulo e o Cruzeiro que atuaram com reservas, preocupados com outros torneios. As três partidas foram na Vila Belmiro.

E também a tabela reservou Sport e Juventude já rebaixados.

Foram 15 pontos fundamentais para a sobrevivência santista.

Neymar conseguiu entrar em campo 27 vezes. Marcou 11 gols e deu quatro assistências. Números acanhados diante da expectativa.

O grande problema foi a sua condição física.

Ele teve três lesões musculares.

E agora terá de fazer uma artroscopia por conta de contusão no menisco esquerdo. No mesmo joelho onde rompeu os ligamentos cruzados, em 2023, e teve de ficar quase um ano sem jogar.

De acordo com apuração do blog, a lesão no menisco não é complicada. É leve. E só provocava desconforto, um ‘peso’ no joelho. Neymar tinha duas opções. Ou operar e corrigir uma pequena falha no menisco.

Ou se submeter a um tratamento que teria como ingrediente principal, o descanso e fisioterapia. Poderia levar meses. Por incrível que possa parecer, a operação deverá ter recuperação muito mais rápida. Até porque ele tem como obsessão a Copa do Mundo dos Estados Unidos.

Na curta entrevista que deu após a vitória diante dos reservas do Cruzeiro, ele não quis garantir a permanência no Santos.

“Não sei. Pedi para que esperassem esses jogos, agora quero descansar uma semana, esquecer futebol. Mas, obviamente, meu coração é sempre do Santos. Vou deixar o Santos em primeiro lugar.”

Neymar está falando a verdade.

Neymar abraça Thaciano, o 'herói improvável' de hoje. O meia/atacante nem estava entrando nos últimos jogos. Marcou dois gols, desequilibrou contra o Cruzeiro Raul Baretta/Santos

Quem negocia o futuro da carreira é seu pai.

E ele quer acertar como o presidente Marcelo Teixeira agirá em 2026.

Neymar tem, por contrato, R$ 105 milhões a receber do Santos.

Teixeira já acenou ao pai de Neymar uma redução no salário, caso ele queira mesmo que o filho siga na Vila Belmiro.

Tudo é envolto em mistério.

Vai da possibilidade de o pai de Neymar comprar o comando do Santos, por meio de uma SAF. O jogador renovar por seis meses. Ou até ele ir jogar no Fluminense, principal interessado, caso ele não renove.

Além disso, a possibilidade dele ir atuar na Liga Norte-Americana segue viva.

Mas o balanço deste domingo foi muito favorável.

O Santos lutou e sobreviveu na Série A.

O rebaixamento seria terrível para a imagem de Neymar.

Resta agora saber se ele vai querer passar pelo mesmo risco, em 2026.

Marcelo Teixeira e Neymar pai precisam garantir uma equipe competitiva, para que o meia possa mostrar seu futebol.

E principalmente estar recuperado fisicamente.

Só assim merecerá ser convocado por Ancelotti.

Esse caminho passa pela artroscopia.

Ele precisa fazer essa cirurgia o mais rápido possível...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.