Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Meta de Neymar em 2022 começa hoje. Fazer da Copa do Catar um atalho para ser o melhor do mundo

Com rivais fora do seu caminho, como Haaland e Benzema, Neymar nunca chegou a um Mundial como agora. Muito bem fisicamente, vivido e muito bem acompanhado. Luta maior será contra Mbappé

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Neymar nunca se preparou tanto para uma Copa do Mundo. Atalho para se tornar o melhor do mundo
Neymar nunca se preparou tanto para uma Copa do Mundo. Atalho para se tornar o melhor do mundo Neymar nunca se preparou tanto para uma Copa do Mundo. Atalho para se tornar o melhor do mundo

Doha, Catar

"O Ney está focado. 

"Sabe de sua importância, de tudo o que viveu para chegar até aqui.

"Nós confiamos nele e ele confia no grupo. 

Publicidade

"Chegamos muito fortes para esta Copa."

Essas são palavras de Thiago Silva se referindo à grande referência técnica. Com talento capaz de desequilibrar este Mundial que começou tão surpreendente, com favoritos como a Alemanha e a Argentina derrotadas por Japão e Arábia.

Publicidade

O capitão da seleção sabe o que fala. É o terceiro Mundial de Neymar. O primeiro, no Brasil, inexperiente, acabou em um hospital, depois que o colombiano Zuñiga deu uma joelhada nas suas costas e fissurou uma de suas vértebras. Na segunda, vinha de recuperação apressada da segunda fratura no osso que liga o dedinho direito ao pé, o quinto metatarso.

Só que está aqui no Catar pode perceber a seriedade que está dedicando aos treinamentos. Fisicamente se mostra forte, veloz. Aproveitando a pré-temporada diferente que teve neste ano, fazendo menos festa. 

Publicidade

De maneira discreta, seu preparador físico particular, Ricardo Rosa, traçou metas ambiciosas para o jogador de 30 anos e meio. Já levando em conta que a Copa seria no meio da temporada europeia, o que garantiria o auge em novembro e em dezembro.

As Copas de 2014 e 2018, disputadas no meio do ano, fizeram com que ele chegasse muito mais desgastado.

Outro fator importantíssimo para Neymar está nas companhias desta Copa. Ao contrário das anteriores, ele terá jogadores talentosos, habilidosos e com personalidade com a bola nos pés, como Vinícius Jr. e Raphinha. E, embora sem tanta habilidade, Richarlison também não pensará duas vezes em arrematar para o gol.

Nas Copas passadas, jogadores como Oscar, Fred, Roberto Firmino e Gabriel Jesus "violentaram" seu futebol para servir a Neymar. A dependência psicológica não existe mais do jogador do Paris Saint-Germain.

Neymar sabe muito bem que a chance de conseguir se tornar o The Best, o melhor jogador do mundo pela Fifa, é aqui e agora. A revista francesa France Football fez sua escolha neste ano levando em consideração a Champions.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, foi esperto. Tratou de reservar o prêmio The Best (O Melhor) para o início de 2023. Se Benzema ganhou por conta da Champions, o vencedor pela entidade que comanda o futebol será o grande destaque da sua competição, a Copa do Mundo.

Neymar sabe que existe esse atalho. Conseguir ser o grande condutor do Brasil em sete partidas para garantir o sonhado troféu que foi buscar há cinco anos no PSG.

Ele não tem como rival Benzema, contundido. Lewandowiski tem, na Polônia, uma equipe fraquíssima. Messi também está mal acompanhado. Cristiano Ronaldo não aceita, mas vive seus últimos momentos como jogador de alto nível. 

Também com 37 anos, Modric está bem distante do jogador que foi na Rússia.

O norueguês Haaland está fora porque sua seleção não se classificou.

No horizonte, para Neymar só há dois concorrentes, teoricamente.

O primeiro é Mbappé, que tem toda a simpatia da imprensa europeia. E, mesmo com desfalques, a França continua com um ótimo time, competitivo, vibrante.

O segundo é "fogo amigo". Vinícius Jr. Mesmo com apenas 22 anos, ele tem mostrado um talento fora do normal. E muito bem treinado, focado, por Carlo Ancelotti. Não é o atual 8º melhor na Bola de Ouro do France Football por acaso.

Neymar e seu preparador particular, Ricardo Rosa. A vontade de chegar ao melhor da forma na Copa
Neymar e seu preparador particular, Ricardo Rosa. A vontade de chegar ao melhor da forma na Copa Neymar e seu preparador particular, Ricardo Rosa. A vontade de chegar ao melhor da forma na Copa

Não fez Tite mudar sua postura mais "equilibrada" à toa.

Neymar é muito mais talentoso do que Mbappé. Cinco anos mais novo que Messi. Cristiano Ronaldo tem sete anos a mais do que ele.

E outros mais quatro itens importantes nesta guerra.

O primeiro é que Tite o liberou para jogar como gosta, flutuando entre o ataque e os volantes. De frente para o gol e os companheiros. 

O segundo. Baterá todas as faltas que sentir a seu feitio. E os pênaltis pertencem a ele.

O terceiro está no calor do Catar. Sim, os estádios são climatizados, mas a sensação de calor segue forte para quem está se movimentando, correndo, durante uma hora e meia. Os europeus têm sentido o desgaste.

O quarto está no corte do gramado.

Mais baixo que o normal. E irrigado momentos antes do jogo e no intervalo. Para que a bola corra mais rapidamente, o que favorece um ritmo intenso, mais veloz do que o normal. O que é ótimo para quem é veloz e habilidoso como o brasileiro.

Neymar fez questão de mostrar seu ânimo com a Copa do Mundo nas redes sociais. Em um vídeo, pintou o verde e amarelo embaixo dos olhos, como se fosse um guerreiro. E se filmou cobrando e marcando três gols de pênalti em videogame.

No outro, mostrou lance da seleção com direito à música cantada por torcedores.

Neymar, Vinícius Jr. e Paquetá. Dançando. Será assim que o Brasil celebrará seus gols, aqui em Doha
Neymar, Vinícius Jr. e Paquetá. Dançando. Será assim que o Brasil celebrará seus gols, aqui em Doha Neymar, Vinícius Jr. e Paquetá. Dançando. Será assim que o Brasil celebrará seus gols, aqui em Doha

Fora a já famosa bermuda com seis estrelas.

Que foi interpretada como arrogância pelos rivais.

"Sonhar, almejar e colocar seu objetivo como prioridade não é menosprezo ao seus rivais e sim uma meta pra você ir em busca.

"Amanhã começa 

"Vamo que vamo"

Neymar tem recebido apoio do grupo todo nessa briga.

Mas sem a dependência desesperada de Copas anteriores.

Tem ao seu lado jogadores muito mais talentoso do que em 2014 e 2018.

Eles querem ganhar a Copa.

E fazer de Neymar o melhor do mundo, para que o planeta volte a reverenciar o jogador nascido no Brasil.

Neymar terá o privilégio de cobrar todas as faltas e pênaltis. Gols ajudam na briga pelo troféu
Neymar terá o privilégio de cobrar todas as faltas e pênaltis. Gols ajudam na briga pelo troféu Neymar terá o privilégio de cobrar todas as faltas e pênaltis. Gols ajudam na briga pelo troféu

Se a seleção não vence a Copa há 20 anos, há 15 um brasileiro não é escolhido como o grande talento do futebol mundial.

O último foi Kaká.

Neymar está pronto para recuperar a coroa.

Chance melhor não terá na carreira...

Neymar e a Copa do Mundo, por enquanto, são um amor não correspondido

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.