Lugano é o responsável pela filosofia uruguaia no São Paulo
O zagueiro foi fundamental na contratação de Aguirre e Gonzalo Carneiro. O perfil de time guerreiro está sendo assimilado no Morumbi
Cosme Rímoli|Cosme Rímoli
Seu contrato terminava no dia 31 de agosto com o Defensor.
Está sem jogar desde 19 de novembro de 2017.
O motivo: pubalgia.
Grêmio já havia acertado sua compra no início do ano.
Mas devido à pubalgia, recuou.
E quis o empréstimo do atacante de 22 anos.
A Chapecoense também se interessou e o quis emprestado.
Mas o São Paulo decidiu comprar 50% dos direitos do jogador. O presidente do São Paulo, o inseguro Leco, o apresentou a conselheiros e companheiros de diretoria como uma das maiores promessas do futebol atual. Um investimento com certeza de lucro fácil no futuro.
O clube pagou 800 mil dólares, cerca de R$ 2,6 milhões, ao Defensor para ter Gonzalo Carneiro.
Assim como aconteceu com Diego Aguirre, Lugano é o grande avalista da transação. O ex-jogador obteve ótimas informações sobre o atacante no Uruguai. Além disso, acompanhou vídeos. Neles, apesar da estatura, 1m91, pôde observar o poder de suas arrancadas, e habilidade com o pé esquerdo. Faz um ótimo trabalho como pivô.
Chega para atuar como jogador mais adiantado do ataque.
Posição de Diego Souza e Trellez.
"Eu o conheço, é um excelente jogador. Se acertar, pode ajudar muito", já antecipava no início do mês, Diego Aguirre.
Lugano foi pessoalmente a Montevidéu fechar essa transação. Conversou com o empresário Pablo Bentacourt e com Gonzalo, que é seu fã desde os tempos que o dirigente do São Paulo era capitão da Seleção Uruguaia. E deixou claro que o clube paulista foi o trampolim para a carreira internacional.
O acerto será de três anos.
Desde que ele passe no exame médico que passe na avaliação final sobre sua pubalgia. Nos exames enviados pelo departamento médico do Defensor, o atacante está na fase final da recuperação.
"Alô pessoal do Tricornetas, estou aqui com o Bruno. Infelizmente não foi possível colher o resultado que a gente desejava, mas eu acho que nós temos todas as condições, assim, de confiar que nesse ano as coisas serão melhores. Amanhã mesmo está chegando um novo e importante reforço pra nós, o Carneiro. Vocês vão ver, esse ano vai ser diferente, tudo vai dar certo", disse o inseguro Leco a um canal dirigido a são paulinos no youtube.
Carneiro é visto como uma promessa pela imprensa uruguaia. Nada de extraordinário, tanto que não despertou o interesse de clubes europeus, que mantêm olheiros espalhados pelo país vizinho. Mas para o nível atual do futebol brasileiro pode ser um atleta interessante.
Chama a atenção a desenvoltura de Lugano no cargo de superintendente de relações institucionais. Ele foi o elo para a chegada de Diego Aguirre a agora de Carnero. O ex-zagueiro tem um conselheiro importante: o empresário Juan Figer.
E Lugano tem como certeza a obrigatoriedade da mudança do perfil do São Paulo. Ele se revoltava com a apatia do time comandado por Dorival Júnior. Defendeu ardentemente a contratração de Aguirre, para que o clube tivesse uma equipe vibrante, intensa, guerreira em campo. Conseguiu.
O zagueiro aprendeu, como capitão da Seleção Uruguaia, campeã da Copa América e terceira na Copa do Mundo da África do Sul. Se o elenco tem limitações técnicas, a garra, a vontade, a dedicação são fundamentais. E podem surpreender. Esse é o seu discurso que tem contagiado a todos no São Paulo.
O poder dos uruguaios só cresce no Morumbi...
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.