Exclusivo. ‘Ronaldo Fenômeno na Copa de 2006 estava com 8 quilos acima do peso. Adriano? 9...′ Moracy Sant’Anna, o melhor preparador físico da história do futebol brasileiro
‘Renato não foi cortado da Copa pela farra com Leandro. Foi por driblar demais e desafiar Telê Santana.’ Moracy, bicampeão mundial com o São Paulo. Disputou seis Copas do Mundo. 54 títulos

Ele é o melhor preparador físico da história do futebol brasileiro.
Disputou seis Copas do Mundo.
Quatro com a Seleção e uma pela Arábia Saudita e outra pelos Emirados Árabes.54 títulos na carreira.
Se o Brasil ganhou a Copa de 1994 foi porque ele recuperou Romário e Branco.Ganhou dois títulos mundiais com o São Paulo, além de duas Libertadores, Brasileiro.
Dois técnicos, que mudaram o futebol deste país, e de formações completamente diferentes, disputavam o privilégio de trabalhar com ele: Telê Santana e Carlos Alberto Parreira.
Moracy Sant’anna.
40 anos como preparador físico.

Muito mais profundo do que os números, Moracy revolucionou a preparação física no Brasil, individualizando o trabalho.
Trouxe métodos científicos de outros esportes.
Para desenvolver o futebol arrojado pensado pelo genial, e genioso, Telê Santana, na Copa de 1982 e nas conquistas das Libertadores e dos Mundiais do São Paulo, eram necessários atletas fortes, velozes, com explosão muscular, fôlego e com capacidade mental para as disputas.
Com o pragmático, e estudioso, Carlos Alberto Parreira, vencer a Copa do Mundo dos Estados Unidos, acabando com o jejum de 24 anos, jogando no escaldante verão, ao meio-dia, só com um trabalho meticuloso. E usando o que a Ciência tinha de mais moderno.
Além do poder de convencimento para treinos fortíssimos, com temperaturas que beiravam os 40 graus.’Moracy é um dos segredos do sucesso do futebol brasileiro. Se o Brasil ganhou a Copa de 94, ele tem muito mérito. Seu trabalho foi espetacular", resumiu Parreira.
“O Moracy fez do São Paulo uma máquina de jogar futebol. Foi fundamental para os títulos mundiais e as Libertadores do São Paulo”, resumiu Telê Santana.
Nas quatro décadas de carreira como preparador, além de trabalho revolucionário, sério, muitas vezes ele foi psicólogo.
Enfrentou a lógica, quando colocou Branco para jogar o Mundial de 1994, quando a maior parte da Comissão Técnica o queria cortado. E foi recuperado para decidir o jogo mais importante da Copa, contra a Holanda.
Foi assim também com Romário, que chegou para a Copa dos Estados Unidos desgastado, com péssima condição física. E Moracy o recondicionou. A tal ponto que foi o melhor jogador do Mundial. E do Mundo.
Mas também viveu momentos de tensão.
E não teve como superar.
‘O Ronaldo Fenômeno chegou com oito quilos acima para a Copa de 2006. O Adriano? Nove. O Emerson, seis. Ronaldinho Gaúcho, dois e meio. Estavam pesados. Como um atleta chega para uma Copa desse jeito? Caiu tudo nas minhas costas, como se eu tivesse sido responsável. Uma loucura!“
Moracy, nesta rara e preciosa entrevista, revela o verdadeiro motivo do corte de Renato Gaúcho da Copa de 1986.
“Não foi porque ele e o Leandro fugiram da concentração. Aliás, quase os seguranças atiram neles, quando estavam pulando o muro para voltar ao hotel.
“O Renato foi cortado porque o Telê havia avisado para ele, quando chegasse na linha de fundo, cruzasse. Falou várias vezes. Quando chegou um amistoso pouco antes da chamada final, Renato insistiu em driblar e driblar. Telê o tirou no intervalo e avisou. ‘Teimoso aqui só eu.’ E não o convocou.’
Aos 74 anos, agora trabalhando como gestor, Moracy deixou um legado estupendo. E que merece ser valorizado. Ele é o melhor preparador físico da história deste país. Algumas de sua lições são divididas nesta fundamental entrevista.
Ela está, na íntegra, no Canal do Cosme Rímoli, no youtube.
A cada semana, um personagem importante ligado ao esporte.
Principalmente o futebol.
O canal, parceria com o R7, conta com mais de 12,7 milhões de acessos...