Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Deu certo o primeiro teste do Palmeiras para o Mundial. 2 a 0 foi pouco na estreia do Paulista

Abel Ferreira decidiu que o Palmeiras atuará com três zagueiro em 2022. Mudou taticamente o bicampeão da Libertadores. Para disputar para ganhar o Mundial. 2 a 0 no Novorizontino

Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli

Palmeiras estreou com vitória no Paulistão 2022
Palmeiras estreou com vitória no Paulistão 2022

São Paulo, Brasil

O teste foi importante.

E deu certo em quase tudo.

Abel Ferreira decidiu ainda na preparação para a final da Libertadores de 2021. O esquema tático do Palmeiras seria mudado para a temporada 2022. 


Em vez do comum 4-4-2, alternando para o 4-3-3 e até o 4-5-1, em jogos fora do Allianz, o treinador português resolveu apostar no caminho do Manchester City, do Sporting e do próprio Chelsea, com quem acredita decidir o Mundial deste ano.

Ferreira optou por três zagueiros. Luan, Gustavo Gómez e Piquerez presos mais atrás. Com isso, teoricamente, o time fica mais protegido, quando perde a bola na intermediária, o trio tem a possibilidade de travar contragolpes.


Enquanto isso, nas intermediárias, cinco jogadores. E na frente, dois atletas se movimentando muito, chamando a marcação e abrindo espaço para os meio-campistas que atacam em bloco.

Foi assim que, logo na estreia do Campeonato Paulista, o Palmeiras usou o competitivo Novorizontino como sparring. Ou seja usou o clube que é muito bem treinado por Leo Condé, que conseguiu subir para a Série B, como um treinamento para o Mundial.


A diferença técnica e tática pesou muito. Mesmo com os jogadores vindo de férias, o Palmeiras conseguiu envolver o time interiorano. Variando entre a absurdos 84% de posse de bola e 64%. O espaço preenchido foi do bicampeão da Libertadores. Com movimentação intensa do meio para a frente.

Abel Ferreira colocou seus titulares. Precisa treinar a maneira que o time jogará o Mundial
Abel Ferreira colocou seus titulares. Precisa treinar a maneira que o time jogará o Mundial

E a vitória fácil, consistente, imposta com autoridade, por 2 a 0. Gols de Zé Rafael e Rony.

"A equipe fez um bom jogo, muito quente no primeiro tempo. A equipe conseguiu suportar, fazer um jogo controlado, tranquilo. A equipe está de parabéns por hoje. Sabemos que é o primeiro jogo da temporada, da competição. Temos muito o que evoluir. Acho que vamos estar bem preparados para o Mundial. É nesses jogos do Paulista em que nos preparamos para no Mundial estarmos bem, 100%", resumiu, sincero, Dudu, o grande jogador em campo.

Se no ataque tudo funcionou, atrás Abel Ferreira precisará trabalhar. Danilo e Zé Rafael precisam ser muito mais atentos à cobertura. Assim como Mayke precisa entender que não está nos anos 70 e não é ponta direita. Precisa travar o lado direito, ajudar Luan.

O Novorizontino teve duas chances reais, com Danielzinho e Michel Douglas. Mas faltou qualidade na finalização.

Outra situação que precisa ser corrigida por Abel está no desconforto de Raphael Veiga atuando na direita. Seu melhor é do lado esquerdo, preferido por Dudu. É necessário haver um revezamento para os dois possam render, criar. 

Não há como desprezar também o fato de o jogo ter sido disputado, na maioria do tempo, com 34 graus. O que já faria o ritmo diminuir, mesmo se os atletas estivessem no auge da forma.

Abel Ferreira entrou com o time que jogou a final da Libertadores contra o Flamengo. E que tem enorme chance de ser a equipe titular no Mundial. 

Se o Palmeiras tivesse forçado, poderia ter goleado o Novorizontino. Diferença técnica é enorme
Se o Palmeiras tivesse forçado, poderia ter goleado o Novorizontino. Diferença técnica é enorme

O Novorizontino até que esboçou atuar no 4-4-2. Mas Léo Condé viu seu time ser tão dominado, encurralado, que mudou para o 4-5-1. Só que a diferença técnica era grande demais. E o Palmeiras seguiu cada vez mais perto do gol, cansando a marcação interiorana.

Até que Rony recebeu de costas, como um pivô de futebol de salão, e ajeitou para Zé Rafael. Com agilidade, ele dominou e bateu forte, sem chance para Giovanni, aos 47 minutos do primeiro tempo. 1 a 0.

No primeiro minuto do segundo tempo, o jogo estava decidido. Raphael Veiga deu um bom passe para Dudu. O atacante deu um corte inesperado na zaga e bateu forte, alto, cruzado. A bola entrou no alto. Giovanni nada pôde fazer. Golaço. Palmeiras 2 a 0.

Com o placar dilatado, os dois times compreenderam que a partida estava decidida. O ritmo caiu demais, com os jogadores demonstrando cansaço.

Se forçasse, o Palmeiras poderia ter goleado.

Aos 47 minutos, Giovanni se precipitou e cortou lançamento para Wesley com as mãos, na meia-lua da área. O VAR entrou em ação. E o goleiro foi expulso. Não havia como o Novorizontino como fazer mais uma substituição. O volante Léo Baiano acabou improvisado no gol. Só que o Palmeiras não conseguiu chutar nenhuma bola nos três minutos finais.

Abel Ferreira estava satisfeito, seu primeiro teste de 2022 deu certo.

Mas precisando de alguns, e importantes, ajustes.

Foi um primeiro sinal para quando fevereiro chegar...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.