O pior adversário para Palmeiras, Fluminense, Inter ou Boca. Na semifinal do Mundial, o Al-Ittihad, de Benzema, jogando em casa
O caminho do campeão da Libertadores será muito mais difícil do que o do Manchester City para chegar à final do Mundial de Clubes. O sorteio de hoje pôs o Al-Ittihad, de Benzema, Fabinho e Kanté, na provável semifinal
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
Abel Ferreira, Fernando Diniz, Eduardo Coudet e Jorge Almirón.
Os quatro treinadores que disputarão a semifinal da Libertadores da América e que acalantam o sonho de chegar ao Mundial.
A partir de hoje, depois do sorteio da Fifa, terão outro grande motivo para se preocuparem com o sonho de conquistar o mundo, na Arábia Saudita.
E não se trata apenas do Manchester City, de Guardiola, vencedor da Champions League. O sorteio pôs no caminho do vencedor da Libertadores outra equipe muito forte.
O time da casa é nada menos que o Al-Ittihad, de Benzema, Fabinho, Kanté, comandados pelo português Nuno Espírito Santo.
A tabela mostra que o Al-Ittihad deverá ser o adversário do campeão da Libertadores na semifinal do Mundial. Basta a equipe de Benzema manter a lógica e eliminar o Auckland City, da Austrália, que venceu a "Champions da Oceania".
E depois o adversário deverá ser o vencedor da "Champions da África", o Al-Ahly, do Egito.
Como prêmio, a semifinal do Mundial, com o confronto com o vencedor da Libertadores.
Do lado do Manchester City, campeão da Champions League, provavelmente, o adversário da semifinal será o Léon. Basta os mexicanos, vencedores da Concachampions, derrotarem os japoneses do Urawa Red Diamonds, campeões da Champions da Ásia.
Na teoria, o caminho do vencedor da Libertadores será mais difícil do que o do Manchester City.
A partir de 2025, o Mundial de Clubes será completamente reformulado. Terá 32 equipes e será disputado de quatro em quatro anos. No país-sede da Copa do Mundo. Como uma maneira de estimular a competição.
Serão nada menos do que 12 clubes europeus, 6 da América do Sul, 4 da Concacaf, 4 da Confederação Asiática, 4 da Confederação Africana, 1 da Confederação da Oceania e 1 do país-sede, Estados Unidos.
Palmeiras e Flamengo já estão garantidos no torneio de 2025, por terem vencido a Libertadores de 2021 e 2022, respectivamente.
Em 2024, a Fifa ainda definirá como será a competição. Pode ser que não aconteça. Ou que reúna o campeão da Libertadores contra o vencedor da Champions.
Mas o que está certo é o mundial deste ano.
E o Al-Ittihad, de Benzema, jogando em casa, era um adversário que nenhum treinador que disputa a Libertadores queria ter na semifinal.
Mas o sorteio foi cruel com os sul-americanos...
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.