Logo R7.com
RecordPlus
Cosme Rímoli - Blogs

Abel tem o direito de sonhar. Em sigilo, o Palmeiras está recuperando Paulinho. Ele pode ser o grande reforço, em uma eventual final de Libertadores. E nas rodadas decisivas do Brasileiro

A recuperação da segunda cirurgia na canela direita, por fratura de stress, está sendo excelente. Melhor do que o esperado. O clube divulgou que seu retorno será em 2026, por segurança. Mas há a chance real de volta ainda em 2025. Ele faz terapia para suportar essa ansiedade

Cosme Rímoli|Cosme RímoliOpens in new window

  • Google News
Paulinho seria um reforço espetacular para a final da Libertadores. E às rodadas decisivas do Brasileiro Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras trata em sigilo absoluto esse assunto.

Se o clube chegar à final da Libertadores, no dia 29 de novembro, em Lima, seu ataque pode estar muito reforçado.

Alguém, pelo menos no banco, que possa entrar no lugar de Vitor Roque ou Flaco López e o time não se enfraquecer.

Houve até o pedido para que ele não se expusesse em entrevistas.


Para fora dos limites do Centro de Treinamentos, ele só volta e 2026, como foi divulgado à exaustão para a imprensa.

Só que a recuperação de Paulinho está indo melhor do que todos esperavam.


A segunda operação para recuperação da fratura por stress, na tíbia de sua perna direita, foi um sucesso.

O Núcleo de Saúde e Performance fez questão que a assessoria de imprensa do clube divulgasse que ele voltaria ao futebol apenas em 2026.


Foi uma maneira de evitar pressão exagerada sobre o atacante.

Situação que aconteceu quando ele se submeteu à primeira cirurgia por stress. O atacante sentia fortíssimas dores na canela da perna direita, quando ainda pertencia ao Atlético Mineiro. Houve consenso entre médicos e o jogador.

Ele insistiu, queria ajudar o clube, e ficou jogando por nove meses com forte desgaste na tíbia por stress, excesso de pancadas. Suportou dores imensas até dezembro, quando foi operado.

O Palmeiras acompanhava muito de perto a situação. Porque já havia se comprometido em comprá-lo por 18 milhões de euros, cerca de R$ 111 milhões. A previsão é que estaria pronto para seguir sua carreira em abril.

E foi o que aconteceu. Retornou aos campos. Mas as dores retornaram com os jogos e os treinos. O acordo entre ele e Abel Ferreira. Ficaria com o grupo, no Mundial de Clubes, nos Estados Unidos, e depois faria novos exames. A previsão era de segunda cirurgia.

Foi o que aconteceu. Em julho, nova operação. Desta vez mais completa. Com a fixação de um implante ósseo mais denso. Para que suportasse a rotina dos choques e pontapés, tão comuns no futebol. O departamento médico palmeirense ficou muito satisfeito com o resultado da cirurgia.

O atleta também.

Paulinho tem se dedicado ao máximo no fortalecimento dos músculos. Para se livrar de vez da possibilidade de nova fratura por stress. O enxerto ósseo foi reforçado na segunda cirurgia Cesar Greco/Palmeiras

Mas para suportar esse período longe do futebol, perdendo inclusive a chance de estar na Seleção Brasileira, Paulinho apelou para a terapia.

Faz tratamento psicológico para conviver com a frustração de não estar jogando.

E, desde julho, tem seguido rigorosamente as determinações médicas para sua recuperação.

Silenciosamente sua evolução tem se mostrado muito melhor do que o esperado. E as chances de retornar, até antes de 29 de novembro, data da final da Libertadores, são reais. O que tem animado muito o jogador e a Comissão Técnica.

Abel já conversou com Paulinho e foi sincero. Só o colocará em campo quando tiver a certeza absoluta de cura e que não haverá a mínima possibilidade de volta precipitada.

O atacante também tem esse medo, pelo que viveu em abril, quando acreditou estar curado. Mas se forçou a antecipar a volta, diante do altíssimo investimento do Palmeiras, para contratá-lo.

Desta vez, não.

Ele está sendo submetido a exames os mais detalhados, com o que há de mais moderno na medicina esportiva mundial. Usando técnicas de recuperação de atletismo de elite, futebol americano e NBA. Até mesmo de artes marciais, quando as pernas sofrem muitos chutes, como no MMA, no taekwondo.

Paulinho está muito mais seguro e está em estágio de recuperação muscular, para dar sustentação à perna para os choques do futebol.

A perspectiva é que no final de novembro, Abel possa ter uma grande notícia.

Ou, no mínimo, nas últimas rodadas do Brasileiro, que termina no dia 21 de dezembro.

O clube não quer despertar expectativas, pressionar Paulinho.

Mas Abel ganhou o direito de sonhar.

Com um reforço espetacular neste final de 2025 para o ‘seu’ Palmeiras...

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.