Abel comemora. Enquanto o Flamengo desaba, o Palmeiras cresce para a final da Libertadores
Sexta vitória seguida no Brasileiro. Com a recuperação de jogadores importantes como Scarpa e Rony. O Palmeiras ganha a confiança que precisava para enfrentar o Flamengo na decisão da Libertadores
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
4 a 0 no Atlético Goianiense.
Sexta vitória seguida no Brasileiro.
Jogadores importantes recuperados, com Gustavo Scarpa e Rony.
Abel Ferreira não tem a menor pretensão em vencer o Campeonato Nacional. Sabe que é do Atlético Mineiro há muito tempo.
Só que o português conseguiu reverter uma situação que parecia muito difícil: a condição do Palmeiras chegar à final da Libertadores, daqui a 16 dias, muito inferior ao Flamengo.
O favoritismo absoluto dos cariocas acabou.
Era essa sua meta. Usar o Brasileiro para passar confiança aos atletas e despertar no torcedor, na imprensa paulista, um clima favorável à decisão do torneio mais importante da América do Sul. E que classifica para o sonhado Mundial de Clubes.
"Meu orgulho é ver que estão comprometidos com se desafiarem e darem o melhor a cada jogo. A diferença que temos visto é a mentalidade desportiva, que eles se desafiam diariamente, isso se reflete no campo. Foi assim contra o Grêmio, sofremos um gol e mantivemos o foco nas nossas tarefas, impondo nosso jogo, sendo disciplinados com e sem a bola, desfrutando do jogo", dizia, mais do que empolgado.
Abel Ferreira não tocará no assunto.
Mas sabe o quanto é ruim o ambiente no Flamengo. Com o time de Renato Gaúcho se perdendo diante de adversários muito fracos. E também tem consciência que uma equipe, com os mesmos jogadores, não se transforma, da noite para o dia, para disputar outra competição. O técnico flamenguista jura que na final da Libetadores o futebol apresentado por seu time 'será outro'.
Abel faz questão de não destacar nenhum jogador e comemorar o entrosamento entre sua ideia de futebol e o que os atletas mostram em campo. O que é fundamental para qualquer equipe vencedora.
'Já disse que futebol para mim é tempo e espaço, me enche de orgulho ver que esses jogadores cada vez mais sabem o jogo sem bola e coletivo. Eles perceberem que através do jogo coletivo, representamos a filosofia de jogo que eu acredito, é uma forma de estar na vida e no futebol, onde todos dependemos uns dos outros, todos somos um."
Ou seja, o Palmeiras está muito focado.
O Brasileiro serve para deixar o time pronto para a final da Libertadores.
Com testes reais, valendo três pontos.
Abel Ferreira sabe que deu um parte importantíssimo para o seu maior desejo.
Ganhar a Libertadores duas vezes em um mesmo ano.
Uma façanha histórica...
Bruninho, hostilizado na Vila, ganha carinho dos jogadores do Santos
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.