A notícia com que a direção do Palmeiras sonhava. Abel Ferreira está fora dos planos da CBF. Não substituirá Tite
Embora contasse com aliados na CBF, Abel não será o substituto de Tite. O presidente Ednaldo vai mesmo buscar o novo técnico da Seleção na Europa. Jesus, Mourinho estão no páreo. Guardiola e Ancelotti disseram 'não'
Cosme Rímoli|Do R7 e Cosme Rímoli
São Paulo, Brasil
O medo no Palestra Itália pode se dissipar.
A preocupação maior da presidente Leila Pereira é bem maior do que a pressão das organizadas por reforços. Ou a ausência de substitutos para Danilo e Gustavo Scarpa.
A dirigente maior do Palmeiras e seus principais assessores tinham o grande receio de que Abel Ferreira fosse escolhido para ser o treinador da Seleção Brasileira, no lugar de Tite.
O português foi, disparado, o melhor treinador neste país, desde outubro de 2020, quando chegou ao Brasil.
Conquistou duas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, um Brasileiro, uma Copa do Brasil. E um Paulista.
Ninguém ganhou tanto quanto ele, neste período.
Apesar de contar com muitos defensores na CBF, Ednaldo Rodrigues decidiu ouvir com atenção os que insistem que o treinador palmeirense demonstrou muita competência, mas é um técnico que não demonstra ser maleável.
Já cansou de reclamar do calendário brasileiro organizado pela CBF, se queixou de convocações, é muito rígido em relação ao comportamento de seus jogadores, mesmo as estrelas palmeirenses. Na Seleção, principalmente Neymar tem um tratamento diferenciado, por ser o melhor jogador desta geração.
Pesa contra ele também a insistência de dirigentes. Eles acreditam que o Palmeiras conquistou os títulos sob o comando do treinador português atuando de uma forma que não combina com o futebol brasileiro. Com muita marcação e contragolpes. Deixando a iniciativa para o adversário.
Ednaldo quer um treinador de renome internacional. Abel Ferreira ainda não tem sequer uma conquista como técnico no exterior.
Depois de ouvir inúmeros presidentes de federações, sua base eleitoral, ele decidiu que o melhor é mesmo, neste instante, esquecer o técnico do Palmeiras.
E buscar um treinador com trabalho reconhecido no mundo.
Vai embarcar mesmo para a Europa com esta missão.
Ele já recebeu o 'não' de intermediários que sondaram Carlo Ancelotti, no Real Madrid, e Pep Guardiola, no Manchester City.
José Mourinho, da Roma, também disse 'não'.
Mas seria uma negativa sem tanta convicção.
Apesar de Mourinho ser absolutamente defensivo, mais do que Abel Ferreira, ele tem um currículo impressionante. 26 títulos europeus. Entre as conquistas, Champions League, Liga Europa, Campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano, Português.
Até mesmo Jorge Jesus, que está no Fenerbhaçe, merece atenção da CBF.
Ele deixou fãs importantes ligados a Ednaldo Rodrigues. Sua passagem fulminante no Flamengo, com conquista da Libertadores, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca.
A viagem de Ednaldo para a Europa sepulta as esperanças de Dorival Júnior, Fernando Diniz e Cuca, e até Mano Menezes, que ainda sonhavam com a chance.
Mas para Leila e sua diretoria o que importa é a manutenção de Abel Ferreira.
O treinador nunca manifestou publicamente o que pensa sobre o tema.
Mas é claro que, para um técnico de 44 anos, seria irrecusável.
Só que este convite pode até acontecer.
Mas não agora, depois do fracasso de Tite.
Agora, Ednaldo sonha com um treinador midiático mundialmente.
E com títulos europeus.
O que não é o caso de Abel Ferreira.
Para sorte do Palmeiras...
O gol que Pelé não fez! Ivonei, do Santos, e outros 7 jogadores que marcaram golaços do meio-campo
" gallery_id="63c595d1cd77c0c4180001b7" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/prisma/cosme-rimoli/a-noticia-com-que-a-direcao-do-palmeiras-sonhava-abel-ferreira-esta-fora-dos-planos-da-cbf-nao-substituira-tite-18012023"]
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.